Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:28 Pesquisa avançada

Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor rhylton » Qua, 25 de Janeiro 2012, 14:31

O cenário de guerra mudou conforme a evolução da tecnologia. Se antes os guerreiros usavam espadas ou espingardas, hoje nem mesmo os mísseis são os artefatos mais modernos. Atualmente, os ataques são cibernéticos. Eles podem ser até menos letais, porém são igualmente nocivos aos países, especialmente para nações como o Brasil, que não possui proteção de seus bancos de dados.
Imagem

A exposição a esses riscos no Brasil é considerada alta, já que o país é um dos maiores propagadores de vírus e spams na rede mundial. Por conta disso, o CCOMGEX (Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Governo) inaugurou uma iniciativa para criar simulações de ataques em uma eventual guerra cibernética. O objetivo dos treinamentos é criar os chamados "guerreiros cibernéticos", os futuros operadores do simulador.

"O país está em posição de destaque no mundo e essa evidência pode ser bastante perigosa neste aspecto. Temos ativos e patrimônios para proteger. Se algum país quiser nos atacar não precisa soltar bombas, basta atacar nossa rede", comenta Carlos Rust, sócio-diretor da Decatron, vencedora da licitação realizada pelo Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército para desenvolver o primeiro simulador nacional de operações cibernéticas, o SIMOC.

O simulador pode criar diversos cenários para que os instrutores do treinamento deem missões aos seus futuros guerrilheiros cibernéticos. É possível criar redes virtuais no SIMOC e fazer experiências tanto de proteção como de ataques. "Existe um módulo de criação de cenários que permite dizer quantos roteadores, servidores ou impressoras tem aquele local e um outro módulo que elabora a missão a ser cumprida", explica Rust.

As tarefas são as mais diversas possíveis como derrubar um servidor, por exemplo. Além disso, o software grava todas as ações dos alunos para que o instrutor analise quais os recursos utilizados pela pessoa e dê dicas do que poderia ter sido feito para que o objetivo fosse alcançado de maneira mais eficaz ou mais rápida. "Existem softwares como esses na Itália ou Israel, mas o exército queria ter algo nacional. Vamos gerar um produto completo no mesmo nível das principais soluções estrangeiras disponíveis no mercado. E ainda existe a vantagem de termos 100% do controle da solução", conclui.

Uma equipe formada por doutores e mestres na área de Tecnologia da Informação trabalham exclusivamente no projeto. O aplicativo utiliza tecnologia de virtualização, que executa vários sistemas operacionais em um único equipamento, e componentes de software de código livre para atender aos requisitos identificados. De acordo com o diretor, em julho o SIMOC deverá entrar em ação nos treinamentos militares do CCOMGEX. O investimento para o desenvolvimento do software foi de R$ 5 milhões.



ARTIGO ORIGINAL:

http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/brasil-se-prepara-para-possiveis-guerras-ciberneticas


Na sua opinião você acha que o Exercito Brasileiro vai conseguir deter os Anonymous ou LulzSec entre outros??? o.0
Avatar do usuário
rhylton
 
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Janeiro, 2012
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Janeiro 2012, 15:32

De alguma maneira terão de combater estas ameaças. No entanto, na Internet é claramente mais complicado assegurar a segurança. Mesmo com tropas poderosas e numerosas, na Internet ameaças podem ter sempre grande peso.

Já na vida real, o número é mais valioso.

Se conseguem ou não manter-se firmes? A cada dia que passa há maior segurança por parte dos servidores. A não ser ataques DDOS, a maioria dos ataques podem ser combatidos com melhorias nas brechas de segurança.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor Bitetti » Qua, 25 de Janeiro 2012, 16:26

Infelismente chegar no nível da China não dá... mas tudo bem nenhum pais consegue.

Cada dia me sinto mais como se fosse um quadjuvante de Ghost in the Shell
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor rhylton » Qua, 25 de Janeiro 2012, 16:36

Verdade, Hackers Chineses e fora do comum, os caras são Míticos , Os Brasileiros e Americanos vai ter que comer muito peixe pra chegar no nivel deles... xD
Avatar do usuário
rhylton
 
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Janeiro, 2012
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor samuelmesq » Qui, 26 de Janeiro 2012, 0:29

o brasil ainda investe pouco em tecnologia :\
Avatar do usuário
samuelmesq
 
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Setembro, 2011

Re: Brasil se prepara para possíveis guerras cibernéticas

Mensagempor Bitetti » Qui, 26 de Janeiro 2012, 11:49

Não é q ele invista pouco é q ele "tira" dinheiro das empresas de tecnologia.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 160 visitantes

cron