Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:33 Pesquisa avançada

Engenhosa física química e árdua tarefa de virar uma página

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Engenhosa física química e árdua tarefa de virar uma página

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 18 de Janeiro 2012, 14:11

Um artista nova-iorquino engendrou uma forma curiosa de virar uma página de jornal. O complexo mecanismo usa princípios da química e da física de uma forma criativa. O vídeo é um sucesso no Youtube.

O mecanismo engendrado por Joseph Herscher é, provavelmente, uma das formas mais difíceis de virar uma página. Mas é um exercício de criatividade, paciência e rigor que faz jus às chamadas máquinas Rube Goldberg, que tanto apaixonam este artista nova-iorquino.

A acção começa quando Joseph Herscher pega numa caneca para beber. Desencadeia um processo que tem componentes mecânicas e químicas, como a reacção que ocorre quando umas gotas de glicerina são derramadas sobre um pavio embebido em potássio, que pega fogo, dando sequência a uma reacção mecânica. O fogo aquece um líquido que, ao evaporar, se condensa numa esponja, que cede ao peso, dando continuidade à reacção em cadeia.

Um computador portátil, ao cair, liga um secador de cabelo, que obriga um hamster a deslocar-se na gaiola, accionando, assim, a sequência final, que termina com um rolo de fita-cola a deslocar-se na mesa para virar a folha do jornal.

Nascido em Nova Iorque, EUA, e criado na Nova Zelândia, Joseph Herscher é filho de um pianista de jazz neozelandês e de um músico de Nova Iorque. Instrumentista de clarinete, Joseph Herscher tem estudos abrangentes, que vão desde o Desenho Industrial à Matemática e Ciência Computacional.

O artista divide o tempo entre as expressões artísticas e o desenho de programas para iPhone, iPad e Internet e a paixão pelas máquinas de Rube Goldberg, engenhos desenhados propositadamente para efectuar tarefas simples de uma forma complexa.


Artigo Original:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 148 visitantes