Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:51 Pesquisa avançada

Dicas para a personalização do Firefox: FX Chrome e Stylish

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Dicas para a personalização do Firefox: FX Chrome e Stylish

Mensagempor samuelcsouza » Ter, 3 de Dezembro 2013, 23:38

O FX Chrome é uma extensão que deixa a aparência do Firefox igual à do Chrome, excelente para quem gosta da flexibilidade e dos recursos do Firefox mas considera a aparência do Chrome mais atraente. Já escrevi um tutorial de como instalar o FX Chrome, que pode ser vista aqui.

Uma característica interessante do FX Chrome é que ele pode ser personalizado com a utilização dos Personas, oferecendo grandes possibilidades de temas e personalizações para deixarmos o Firefox do jeito que queremos.

Porém, nem todos os Personas se adequam de maneira razoável ao FX Chrome, principalmente os temas escuros. Para melhorar isso, podemos modificar determinados pormenores utilizando os estilos de usuário através da extensão Stylish, que nos permite aplicar estilos que alteram a aparência tanto do navegador quanto de páginas da web. Os estilos podem ser instalados através do site http://www.userstyles.org, e podem ser ativados e desativados na aba estilos de usuário no gerenciador de complementos.

Nesse exemplo, procurei manter escuros os ícones dos botões e o texto das abas, para facilitar a navegação e a identificação das abas. Para isso utilizei os seguintes estilos:

  • Firefox: black or withe icons – para manter os ícones escuros. Obs: a) pode ser utilizado para manter os ícones claros também, bastando selecionar withe na hora da instalação; b) apesar do desenvolvedor avisar que só funciona no Windows, o estilo funciona também no FX Chrome – mas não funciona no tema padrão.
  • Firefox Chrome: no tab text shadow – para deixar o texto das abas escuro.

Basta aplicar para ver o efeito. Se o resultado não ficou bom pode desativá-los no gerenciador de complementos (ou mesmo excluí-las, caso não pretenda utilizá-las no futuro), sem a necessidade de reinicializar o navegador.

Veja os screenshots:


Firefox com FX Chrome sem os estilos aplicados


Firefox com FX Chrome e com os estilos aplicados
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Dicas para a personalização do Firefox: FX Chrome e Styl

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Dezembro 2013, 23:55

Muito boa dica Samuel!! Parabéns!

É claro que isto é uma questão de opinião e já vi que aqui no fórum que discorde desta minha opinião. E ainda bem que sim, se não todos gostávamos das mesmas coisas. Mas a verdade é que eu não gosto da aparência Australis do próximo Firefox: acho-a uma espécie de cópia do Google Chrome, mas que tentaram evitar que ficasse igual. :roll:

Sinceramente, prefiro muito mais a aparência do Google Chrome, em termos de abas. Por isso, esta dica é muito boa Samuel! :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dicas para a personalização do Firefox: FX Chrome e Styl

Mensagempor yuryrodrigues » Qua, 4 de Dezembro 2013, 0:15

@samuelcsouza obrigado pelo tutorial! :venia:

Tenho uma triste relação com o tema FXChrome. Nos meus testes ele deixou o Firefox lento, não sei o motivo. Então passei a utilizar o FXOpera, que acho até mais bonito que o Chrome, e não tive qualquer alteração no desempenho do Firefox. xD

Não conhecia estas personalizações(texto sem sombra nas abas, e ícones preto/branco), então acabei escrevendo as minhas próprias :desdentado: :desdentado:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Dicas para a personalização do Firefox: FX Chrome e Styl

Mensagempor samuelcsouza » Qua, 4 de Dezembro 2013, 0:24

Obrigado Cláudio e yuryrodrigues!

Não tenho restrições quanto ao Australis, mas acho a aparência do Chrome mais elegante. Por isso procurei maneiras de deixar o FX Chrome do jeito que eu gosto.

Há um pormenor que esqueci de mencionar no tutorial: quando deixamos os ícones dos botões escuros some o botão de nova aba que fica ao lado das abas abertas. Para arrumar isso basta apagar o seguinte trecho no código CSS do estilo (vá no gerenciador de complementos, abra a aba estilos de usuário e na opção Firefox: Black or Withe Icons clique em Editar; na janela que abrir busque pelo trecho e apague; depois clique em salvar).

Código: Selecionar todos
#main-window #navigator-toolbox .tabs-newtab-button,
#main-window #navigator-toolbox #TabsToolbar #new-tab-button > .toolbarbutton-icon {
    list-style-image: url("chrome://browser/skin/tabbrowser/newtab.png") !important;
    }
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil


Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes

cron