Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:53 Pesquisa avançada

Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 27 de Outubro 2013, 13:09

Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espreita na Internet





A Mozilla lançou um add-on para o Firefox que permitirá monitorizar toda a atividade desenrolada com a simples abertura de um endereço web.

O add-on chama-se Lightbeam e permite visualizar informação sobre a atividade do site a que o utilizador se liga e dos todos os serviços de parceiros que se ativam a partir dessa ação e de que forma estes acedem aos dados do utilizador.

A informação recolhida pela aplicação pode ser visualizada de três formas distintas: num gráfico, através de uma lista ou num relógio, que vai compilando informação sobre este tipo de atividade ao longo das várias horas do dia.

Com os dados, o utilizador pode analisar de que forma os sites e serviços online aos quais vai acedendo, ou que a estes estão ligados, monitorizam as suas atividades online e se relacionam entre si.

Note-se que o Lightbeam apenas fornece informação para análise, não permite agir sobre os dados ou modificar a ação dos sites que interagem com o utilizador durante a navegação web.

A aplicação está disponível para a versão 19 do Firefox ou posteriores.

Fonte: Tek


[/subtitulo]
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Outubro 2013, 15:20

Parece estar muito bom! É talvez um meio para começarmos (alguns de nós) a termos ideia do que se anda a passar e talvez um dia comecemos a mudar o rumo das coisas.

É que isto não é só uma questão de privacidade, mas é também uma questão de peso associado a uma visita na Internet. Todas estas trocas de informação são comunicações que o nosso computador está a processar. Comunicações que provavelmente têm impacto na performance e tráfego e que nós viveríamos muito bem sem elas!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor lnasci » Dom, 27 de Outubro 2013, 19:24

O Chrome tem a extenção Disconnect que cumpre essa função e bloqueia certos acessos!!

lnasci
 
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Outubro, 2013

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 27 de Outubro 2013, 21:03

Boas, já a tenho instalada faz 2 dias.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Outubro 2013, 22:27

Miguel Fonseca (27-10-2013, 20:03) escreveu:Boas, já a tenho instalada faz 2 dias.

Hasta.


E então? Foi útil? Ou é apenas algo de se ver uma vez e pronto!?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:23

Bem Cláudio, aqui tens umas imagens do Firefox 25 (fiz hoje o update palo ppa!):

Estas são as extensões que tenho instaladas:



Aqui o Lightbeam quando o abres no canto inferior esquerdo do Firefox (está aí um pequeno ícone que abre a página):



E aqui com 4 sites abertos, o Ubuntued (blog), o YouTube, o Outlook (antigo hotmail) e o Imgur:



O Ubuntued é a "bolinha" branca no meio, que se ligou de imediato com o YouTube, Google.com, Google.pt, Creativecommons.org, Intensedebate.com e o Imgur.

A "bolinha" branca solitária em baixo é o live.com (outlook).

E a "bolinha" branca em cima é o YouTube, ligado ao Ytimg.com, Gstatic.com, ao Google.com e ao Ubuntued.

Esta extensão apresenta-nos leituras em forma de gráfico (em cima) e em lista:



de todos os sites que visitámos numa determinada altura e as suas ligações.

Há que ter em conta que as extensões que eu tenho instaladas bloqueiam uma "carrada" de tacking e afins.

Podes guardar os dados ou fazer um "reset" aos mesmos.

Como podes ver na imagem em cima, podes também activar a opção de contribuir com os dados para eles "Contribute Data".
E eu, visitei neste momento, 4 sites e 7!!! sites de terceiros!!!

Serve mais como ferramenta informativa, pois é um upgrade do Collusion que já havia instalado no Firefox antes.

De resto, experimenta e tira as tuas próprias elações.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:38

Que engraçado! Achei super pretinente! E com isto reparei que há coisas que posso mudar, a começar pelo CC, que estou a referenciar a imagem do serviço deles e por causa disso aparece essa triângulo.

Quanto aos outros, muito em breve terei de tirar o Intense Debate e por isso será menos um.

Relativamente aos outros, aí acho difícil xD

Mas por acaso traz informação bem interessante!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:41

Claudio Novais (29-10-2013, 22:38) escreveu:Que engraçado! Achei super pretinente! E com isto reparei que há coisas que posso mudar, a começar pelo CC, que estou a referenciar a imagem do serviço deles e por causa disso aparece essa triângulo.

Quanto aos outros, muito em breve terei de tirar o Intense Debate e por isso será menos um.

Relativamente aos outros, aí acho difícil xD

Mas por acaso traz informação bem interessante!


Concordo Cláudio, aprendemos e ficamos a saber informação que "eu" desconhecia!

Vou continuar regularmente a fazer "vistorias".

Instala e diz-me o que pensas.

Pois temos de certeza hábitos muito diferentes de navegação.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:43

Ando sem tempo para estas experiências. Só em Novembro Miguel! (está quase! :D)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Utilizadores do Firefox já podem saber quem os espia

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 29 de Outubro 2013, 23:45

Claudio Novais (29-10-2013, 22:43) escreveu:Ando sem tempo para estas experiências. Só em Novembro Miguel! (está quase! :D)


OK, que corra tudo bem é o que eu desejo!! :yeah:

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Próximo

Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes

cron