Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:45 Pesquisa avançada

Firefox vai bloquear Java por padrão, mas há gente contra!

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Firefox vai bloquear Java por padrão, mas há gente contra!

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 24 de Outubro 2013, 13:38

Firefox vai bloquear Java por default, mas há bastante gente contra a medida




Eu sou 100% a favor de bloquear a execução de plugins de navegador (como o Java e o Flash) por default e só liberá-los para execução com autorização expressa do usuário, mas ainda assim estranhei um pouco a decisão de fazer esse bloqueio vir acompanhado não de um simples aviso, e sim de um alerta de segurança em cor vermelha exibido na barra de endereços.

Boa parte dos argumentos apresentados contra a medida tratam desse alerta, que – segundo dizem – pode não ser percebido pelos usuários menos técnicos, ou mesmo assustá-los de maneira que eles não cliquem nele para liberar a execução do plugin, mesmo em situações em que poderiam fazê-lo.

Mas o desenvolvedor responsável segue, resoluto, na manutenção da medida prevista, que coloca um entrave no caminho de aplicações que dependem de plugins. (via www.networkworld.com - “Firefox community roiled by Java crackdown - Network World”)

Fonte: Br-Linux e Network World


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Firefox vai bloquear Java por default, mas há bastante g

Mensagempor José Craveiro » Qui, 24 de Outubro 2013, 18:59

Assim sem pensar, ou pensando muito rápido passando por cima de eventuais várias utilidades, se esta medida "drástica" for executada pelo navegador, eu ver-me-ia privado do quê propriamente? Muita coisa prescindível ou imprescindível? Será esta uma decisão irreversível?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Firefox vai bloquear Java por default, mas há bastante g

Mensagempor Bitetti » Qui, 24 de Outubro 2013, 19:29

Tá ficando uma Internet Explorização do Firefox pelo visto. Apesar de eu achar o desempenho do Java no desktop um lixo vejo muita gente aprendendo com ele. E qualquer redução "forçada" nas opções de criação são algo que não vejo com bons olhos.

[edit] Como fica algo como Jython ?
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Firefox vai bloquear Java por default, mas há bastante g

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 24 de Outubro 2013, 22:01

José Craveiro (24-10-2013, 18:59) escreveu:Assim sem pensar, ou pensando muito rápido passando por cima de eventuais várias utilidades, se esta medida "drástica" for executada pelo navegador, eu ver-me-ia privado do quê propriamente? Muita coisa prescindível ou imprescindível? Será esta uma decisão irreversível?

Eu só preciso do Java apenas para o IRS, de resto, não preciso para mais nada!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Firefox vai bloquear Java por default, mas há bastante g

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 24 de Outubro 2013, 22:09

Luis Cardoso (24-10-2013, 22:01) escreveu:
José Craveiro (24-10-2013, 18:59) escreveu:Assim sem pensar, ou pensando muito rápido passando por cima de eventuais várias utilidades, se esta medida "drástica" for executada pelo navegador, eu ver-me-ia privado do quê propriamente? Muita coisa prescindível ou imprescindível? Será esta uma decisão irreversível?

Eu só preciso do Java apenas para o IRS, de resto, não preciso para mais nada!


Já somos dois Luís!!

Tenho-o sempre actualizado, faço-o manualmente! E está sempre desactivado! Sempre.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Firefox vai bloquear Java por padrão, mas há gente contr

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 24 de Outubro 2013, 23:57

Eu apoio a ideia e já uso tais definições há anos, tanto no Java como para o Flash! Os ganhos são muitos, desde a bateria ao claro aumento de velocidade do browser!

E atenção este bloqueio é apenas à priori, ou seja, o utilizador a qualquer momento pode ativar, bastando dar apenas um click! Em termos de segurança e evidente as vantagens e termos de velocidade também, visto que não é carregada a aplicação. O que perdem os utilizadores? Um ou dois segundos para clicar e ativar o plugin, só isso.

Parece-me uma ótima ideia por parte da excelente fundação que é a Mozilla. É talvez das fundações que mais atende o consumidor! Lembram-se do que ela fez contra tudo e contra todos (inclusive contra a Google), no que toca a cookies? Então vejam:

Depois de ver tais decisões, esta do java não me parece que seja contra os utilizadores! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Firefox vai bloquear Java por padrão, mas há gente contr

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 27 de Outubro 2013, 23:09

Também não vejo problemas, mas o próprio java pergunta se o usuário quer executar para aquele site. Se as invasões continuam ocorrendo, é porque clicam em sim ignorando o aviso. Vão fazer o mesmo no firefox. Já que é inseguro, melhor não funcionar de jeito nenhum. O mesmo com o flash. E os sites que utilizam essas tecnologias, que troquem se não quiserem perder acesso.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011


Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes

cron