Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:19 Pesquisa avançada

Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Junho 2013, 12:46

Claudio Novais (23-06-2013, 23:57) escreveu:Flash, na vanguarda dos problemas para Linux 8)

Desta vez não por culpa da Adobe, é mesmo do plugin Flash da Google.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Junho 2013, 12:50

Claudio Novais (24-06-2013, 0:29) escreveu:Sobre o Chromium não faço ideia, mas suspeito que tenha o mesmo problema pois ele é a praticamente a mesma coisa. O Chromium é uma espécie de quarentena pre-google-chrome para publicação final.

Não, porque o Chromium não tem este plugin! O plugin aqui abordado é fechado e da Google, por isso só afecta mesmo o Google Chrome e quem tenha instalado o Pepper Flash no Chromium seguindo estes passos:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Junho 2013, 12:53

blconde (24-06-2013, 11:27) escreveu:Meus dois centavos: isso NÃO é "falha de segurança", isso é um tipo de "planejamento estratégico". É um recurso e/ou 'porta' deixada propositalmente aberta (ou, ao menos, q nunca fizeram esforço algum p/ se colocar uma tranca nessa porta). Não necessariamente q o Google/Adobe/Flash/CIA e/ou terceiros JÁ estejam nos espionando, mas acontece q o recurso (ou "falha", chamem como quiserem) já existe...
Afinal, essa coisa, "apenas fictícia", de se usar "hardware civil" p/ fins militares (espionagem) só aparecem em filmes como o "novo Batman 3", não é mesmo? Eheheh (Além de vááááŕias outras obras, em destaque, claro, o Grande Irmão/Big Brother de "1984").
Pura ficção!
E não, eu nunca ouvir falar em PRISM, nem na espionagem britânica, nem nada disso, não é mesmo? (Ehehe; só rindo, senão a gente chora, e de medo!)

Foi por não ser totalmente cego face a isso, que tanto eu como o meu irmão, optámos por isto: viewtopic.php?p=54330#p54330 (ver P.S.).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Junho 2013, 12:55

Rafael Schonberg (24-06-2013, 12:44) escreveu:Uso o FlashBlock por isso não tenho esse problema.

Em princípio estará safo, até permitir o Flash para ver algo xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor José Craveiro » Ter, 25 de Junho 2013, 15:27

Luis Cardoso (24-06-2013, 12:44) escreveu:
P.S.: Eu sei que sou doido, mas se não querem ter problemas de falta de privacidade na Web, podem simplesmente fazer como eu, com um pedaço de fita adesiva preta, coloquei um pedaço de papel (na zona onde estará o vidro da webcam) e colei a fita tapando a webcam (cuidado ao posicionar o papel, para evitar deposição de cola no vidro, afectando a imagem quando precisarem mesmo de a usar). Veja em spoiler:
Spoiler:

Vista em pormenor da webcam tapada pela fita (onde se nota uma risca branca por baixo da fita, é um pequeno pedaço de papel)

Imagem com o cheese aberto e com a fita na webcam

Captura de ecrã onde eu deveria aparecer na imagem, no entanto não se vê nada xD


Se isto é sinal de doidice..., prefiro chamar de solução prática. :sneaky:

Há já algum tempo costumava contactar via skype com um amigo (que entretanto deixou de o ser) em que do muito que escrevia-mos ele enviou-me certa vez um link que dava acesso a um número incontável de IP's ligados, mostrava imagens de quem estava a utilizar o computador (como normalmente a webcam está virada para o usuário) e muitas vezes podia obter o som dos mesmos. Era simplesmente assustador porque pude assistir a certo tipo de cenas que a grande maioria certamente jamais desejaria partilhar com estranhos. Desde atos de gente completamente desequilibrada, passando por cenas íntimas. É de destacar que o enquadramento das imagens dava a entender perfeitamente que estes utilizadores desconheciam esta invasão à sua privacidade!

Isto já se passou talvez há uns 2 anos e desde aí tratei de também aplicar uma medida do género à minha webcam, no meu caso coloquei um pouco de fita isoladora (de material elétrico), tinha naquele momento e foi o que melhor aspeto em relação à cor. Quanto ao som por acaso nada fiz até agora, mas as imagens são o que mais me preocupam. :S
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 26 de Junho 2013, 11:07

Isso tudo é estranho pois acredito que o led que indica que está a filmar deve ser ligado eletronicamente, ou seja, custa-me a acreditar que se consiga desligar o led através de software.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor blconde » Qui, 27 de Junho 2013, 2:55

Ahaha, mto boas as soluções do José e do Luis. Bem, eu não passo por isso, pois meu cpu é um velhinho Itautec de 2006, e não tem nem câmera nem mic integrados, então eu só os plugo qdo é necessário usar. De todo modo, gostei da ideia e, como devo trocar de cpu no próximo ano, vou adotar solução semelhante.

Já em relação ao comentário do Claudio, bem, eu acredito basicamente no OPOSTO (ehehe): a diferença 'arquitetônica' entre implementar uma solução "puramente hardware" p/ o led da câmera ou uma solução "hardware + digamos, porta dos fundos de software" deve ser de um fio de cabelo! Portanto, eu não botaria fé led aceso ou apagado como "fiscalizador" se minha câmera está sendo espionada ou não...

Finalmente, o Rafael disse um coiso interessante, sobre o Flashblock (creio ser este aqui, q tb uso: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefo ... src=search ). Penso eu q na prática, o resta a nós, humildes mortais, são pequenas ferramentas/softwares/complementos de defesa, de minimizar o estrago q esses grandões fazem (ou podem fazer). Aqui um bom resumão: http://fixtracking.com/ .

Vale a pena usar, pois, inclusive, a navegação fica mais (beeeem) rápida, além de menos poluída.

Abraços,
Um amigo me classificou de "prolífico", pois tenho dois blogues:
- O homem que opera a máquina de apontar e fazer cliques (http://cercanias.posterous.com/);
- O homem que opera a máquina da bola de demolição (http://arrabaldes.wordpress.com/).
Avatar do usuário
blconde
 
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Abril, 2012

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 13:13

Claudio Novais (26-06-2013, 11:07) escreveu:Isso tudo é estranho pois acredito que o led que indica que está a filmar deve ser ligado eletronicamente, ou seja, custa-me a acreditar que se consiga desligar o led através de software.

Continua a acreditar nisso :troll: (para quem não saiba, o LED é programável, na sua maioria, e tem a sua razão)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Junho 2013, 16:56

Então mais vale usar mesmo um autocolante tipo este 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 29 de Junho 2013, 23:58

Claudio Novais (29-06-2013, 16:56) escreveu:Então mais vale usar mesmo um autocolante tipo este 8)

:?: :!:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron