Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:53 Pesquisa avançada

Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Junho 2013, 18:06

Imagem

    O Chrome é para todos os efeitos considerado seguro. Mas uma falha no Flash nele incorporado pode expor a webcam e o microfone na Internet.

Uma equipa de pesquisa de segurança descobriu uma falha algo perturbadora no Flash embutido no Google Chrome e que permite o controlo remoto de uma Webcam e de um Microfone sem que o seu dono se aperceba.

É verdade. Uma falha que permite o envio para a Internet de vídeo em tempo real e sem que o utilizador se aperceba.

Para funcionar um elemento transparente é colocado numa página e quando o utilizador clica sobre ele o controlo da webcam e microfone é entregue ao atacante.

Dado que o problema é com o Chrome e o seu Flash embutido o mesmo é independente do sistema operativo podendo atacar qualquer computador capaz de executar o Chrome.

A falha é exclusiva do Chrome e isto porque este trata as transparências de forma diferente de todos os outros. Ou seja se usas outro Browser não tens de te preocupar.

Referência



ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Rez » Dom, 23 de Junho 2013, 23:56

E quem usa o Chromium, como fica?
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Junho 2013, 23:57

Flash, na vanguarda dos problemas para Linux 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Rez » Seg, 24 de Junho 2013, 0:02

Claudio Novais (23-06-2013, 23:57) escreveu:Flash, na vanguarda dos problemas para Linux 8)


Como o nome bem já diz, o Flash tem que ficar na frente de todo mundo mesmo
http://rlv.zcache.com/flash_running_acr ... vr_512.jpg

:p
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 24 de Junho 2013, 0:29

Sobre o Chromium não faço ideia, mas suspeito que tenha o mesmo problema pois ele é a praticamente a mesma coisa. O Chromium é uma espécie de quarentena pre-google-chrome para publicação final.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Rez » Seg, 24 de Junho 2013, 0:31

Por isso fiquei na dúvida. Mas não acho que eu esteja com problemas tão grandes, já que ativei o click to play pra todos os plugins, inclusive o flash.
Avatar do usuário
Rez
 
Mensagens: 50
Registrado em: 13 Novembro, 2011
Localização: Natal/RN - Brasil


Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor blconde » Seg, 24 de Junho 2013, 11:27

Meus dois centavos: isso NÃO é "falha de segurança", isso é um tipo de "planejamento estratégico". É um recurso e/ou 'porta' deixada propositalmente aberta (ou, ao menos, q nunca fizeram esforço algum p/ se colocar uma tranca nessa porta). Não necessariamente q o Google/Adobe/Flash/CIA e/ou terceiros JÁ estejam nos espionando, mas acontece q o recurso (ou "falha", chamem como quiserem) já existe...
Afinal, essa coisa, "apenas fictícia", de se usar "hardware civil" p/ fins militares (espionagem) só aparecem em filmes como o "novo Batman 3", não é mesmo? Eheheh (Além de vááááŕias outras obras, em destaque, claro, o Grande Irmão/Big Brother de "1984").
Pura ficção!
E não, eu nunca ouvir falar em PRISM, nem na espionagem britânica, nem nada disso, não é mesmo? (Ehehe; só rindo, senão a gente chora, e de medo!)
Um amigo me classificou de "prolífico", pois tenho dois blogues:
- O homem que opera a máquina de apontar e fazer cliques (http://cercanias.posterous.com/);
- O homem que opera a máquina da bola de demolição (http://arrabaldes.wordpress.com/).
Avatar do usuário
blconde
 
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Abril, 2012

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 24 de Junho 2013, 12:44

Uso o FlashBlock por isso não tenho esse problema.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Falha do Google Chrome expõem webcams na internet

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 24 de Junho 2013, 12:44

Rez (23-06-2013, 23:56) escreveu:E quem usa o Chromium, como fica?

No Chromium não há esse problema, porque este não vem com o Libpepper como o Google Chrome, até porque o Libpepper-flash é um plugin fechado colocado no Chromium aquando da criação do Google Chrome. Resumindo:

Google Chrome = Chromium + Libpepper-flash + Leitor PDF + Cloud Printer + alguns pozinhos da Google para algumas regalias dos produtos da Google.

O problema afecta, segundo a notícia, apenas o plugin flash presente no próprio Google Chrome.




P.S.: Eu sei que sou doido, mas se não querem ter problemas de falta de privacidade na Web, podem simplesmente fazer como eu, com um pedaço de fita adesiva preta, coloquei um pedaço de papel (na zona onde estará o vidro da webcam) e colei a fita tapando a webcam (cuidado ao posicionar o papel, para evitar deposição de cola no vidro, afectando a imagem quando precisarem mesmo de a usar). Veja em spoiler:
Spoiler:

Vista em pormenor da webcam tapada pela fita (onde se nota uma risca branca por baixo da fita, é um pequeno pedaço de papel)

Imagem com o cheese aberto e com a fita na webcam

Captura de ecrã onde eu deveria aparecer na imagem, no entanto não se vê nada xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron