Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 17:02 Pesquisa avançada

Firefox, plugin em falta!

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Firefox, plugin em falta!

Mensagempor José Craveiro » Sex, 14 de Junho 2013, 16:10

Olá, uso o Firefox 21 que tem sido atualizada através do gestor de atualizações. Não sei exatamente o que terá ocorrido muito recentemente que me impede a execução de alguns ficheiros on line como vídeos cuja leitura apresenta alguma resistência e as músicas de alguns sites nem sequer isso faz!
Provavelmente deveria atualizar o Firefox visto que já me surgiu a informação de que até à "versão anterior" era usado um plugin de flash que na "mais recente versão" não é executado, que o próprio Firefox impede a execução da anterior versão do flash.
Procurei por atualizações mas nada acerca disso nem de outra natureza! Estará atrasada?!
Coincidência, talvez, surgiu-me ultimamente uma nova versão do kernel a qual poderá se juntar às possíveis causas deste problema. Sei que até há poucos dias isto não acontecia.

Que solução poderei usar para resolver isto? Obrigado.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Junho 2013, 16:22

José Craveiro (14-06-2013, 16:10) escreveu:Olá, uso o Firefox 21 que tem sido atualizada através do gestor de atualizações. Não sei exatamente o que terá ocorrido muito recentemente que me impede a execução de alguns ficheiros on line como vídeos cuja leitura apresenta alguma resistência e as músicas de alguns sites nem sequer isso faz!
Provavelmente deveria atualizar o Firefox visto que já me surgiu a informação de que até à "versão anterior" era usado um plugin de flash que na "mais recente versão" não é executado, que o próprio Firefox impede a execução da anterior versão do flash.
Procurei por atualizações mas nada acerca disso nem de outra natureza! Estará atrasada?!
Coincidência, talvez, surgiu-me ultimamente uma nova versão do kernel a qual poderá se juntar às possíveis causas deste problema. Sei que até há poucos dias isto não acontecia.

Que solução poderei usar para resolver isto? Obrigado.

O problema é que o Flash para Linux, só é continuado na versão disponível no Pepper, presente no Google Chrome, tornando-o assim, no único browser com Flash actualizado. O flash que tem instalado no sistema, é o flash usado pelo Firefox (e em browsers baseados no motor da Mozilla), tal como no Chromium (se bem que neste, é possível obrigá-lo a ir ver do plugin do Google Chrome, já no Firefox não é possível).

Ora, como a Adobe descontinuou o Flash para Sistemas Linux, enquanto não for eliminada a necessidade desse plugin no Firefox, é normal surgir esse aviso (a mim também já me apareceu algumas vezes).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor José Craveiro » Sex, 14 de Junho 2013, 16:41

Então será que posso entender isto como uma inevitável mudança de navegador? Se o Firefox não atender a este problema em tempo útil, o que no mínimo acho estranho, é o que se pode fazer, certo? ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Junho 2013, 17:18

José Craveiro (14-06-2013, 16:41) escreveu:Então será que posso entender isto como uma inevitável mudança de navegador? Se o Firefox não atender a este problema em tempo útil, o que no mínimo acho estranho, é o que se pode fazer, certo? ¬¬

Pois :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor Bitetti » Sex, 14 de Junho 2013, 18:24

Eu já larguei mão, só uso o Firefox para testes de compatibilidade. Já o Chrome vem com tanta paradinha na sua store que se melhorar um pouco + eu largo até de instalar software a mais no sistema.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor Registeel » Sex, 14 de Junho 2013, 20:30

Você tem duas possibilidades para contornar este problema com o Firefox:

Uma é utilizar a extensão 'Flash Help', que auxilia na instalação de novas versões do Flash no Firefox (pode não funcionar). O criador do Flash Help frequenta os fóruns do Ubuntu.

Outra opção é instalar deliberadamente uma versão mais antiga do Flash. Esta instalação deverá ser manual, você deverá descompactar o arquivo tar.gz obtido no site da Adobe e instalar o arquivo flashplayer.so no diretório ~/.mozilla/extensions/.

O Firefox não permitirá que você rode arquivos do Flash automaticamente. Ao invés disso, exibirá uma mensagem perguntando se você realmente deseja ativar o plugin para a página em questão (e apenas a página em questão). Caso deseje, basta clicar em 'Ativar' na mensagem exibida que o arquivo Flash será executado.

Eu até prefiro esse método, acho mais seguro (muito embora utilize uma versão do Flash Player desatualizada).
Avatar do usuário
Registeel
 
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dezembro, 2012

Re: Firefox, plugin em falta!

Mensagempor José Craveiro » Seg, 17 de Junho 2013, 12:56

Registeel (14-06-2013, 20:30) escreveu:Você tem duas possibilidades para contornar este problema com o Firefox:

Uma é utilizar a extensão 'Flash Help', que auxilia na instalação de novas versões do Flash no Firefox (pode não funcionar). O criador do Flash Help frequenta os fóruns do Ubuntu.

Outra opção é instalar deliberadamente uma versão mais antiga do Flash. Esta instalação deverá ser manual, você deverá descompactar o arquivo tar.gz obtido no site da Adobe e instalar o arquivo flashplayer.so no diretório ~/.mozilla/extensions/.

O Firefox não permitirá que você rode arquivos do Flash automaticamente. Ao invés disso, exibirá uma mensagem perguntando se você realmente deseja ativar o plugin para a página em questão (e apenas a página em questão). Caso deseje, basta clicar em 'Ativar' na mensagem exibida que o arquivo Flash será executado.

Eu até prefiro esse método, acho mais seguro (muito embora utilize uma versão do Flash Player desatualizada).


Pois, pode funcionar introduzindo uma extensão anterior e com a vantagem de ser usada onde realmente pretendemos, mas para além de essa possibilidade poder ser fechada a qualquer momento por não ser o método oficial, porque o normal é ser usada a versão atual incluindo a vantagem deste fato em termos de segurança. Recordo há um tempo atrás não conseguir fazer a leitura de vários ficheiros dependentes do flash devido á não atualização do plugin! Simplesmente não funcionava. Acho que a Adobe apesar de não disponibilizar agora o plugin para o Firefox não o impede de continuar a ser usado no windows normalmente...
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes