Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:24 Pesquisa avançada

Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Mensagempor Luciano Fernandes » Sex, 23 de Setembro 2011, 18:25

Boa tarde, espero que estejam bem!

Atalhos surpreendentemente práticos no teclado

O Chromium oferece alguns atalhos singulares que vão além do típico Ctrl + T para abrir novas abas. Clique para ver uma tabela com todos os atalhos do navegador.

CTRL + SHIFT + N abre automaticamente uma janela ‘anônima’ do Chromium, com a qual é possível navegar sem deixar nenhum rastro de suas ações.

SHIFT + Esc é um atalho rápido para o gerenciador de tarefas do Chromium, que permite que você finalize processos do navegador que estiverem com problemas.

CTRL + SHIFT + T irá abrir as abas recém-fechadas.

Buscas customizadas

Quando você quer realizar uma pesquisa diretamente a partir da barra de endereços do Chromium (conhecida como Omnibox) é só digitar uma pergunta seguida da palavra-chave que vai dizer qual site de pesquisa utilizar.

O mecanismo de busca padrão é o Google. Para mudar a sua preferência clique com o botão direito na barra e selecione Editar mecanismos de pesquisa. Você pode escolher numa lista pré-definida ou indicar algum outro.

Eis como criar seu próprio atalho para buscar o site de sua preferência diretamente a partir da Omnibox do Google Chromium:

1) Clique com o botão direito dentro da barra de endereços e selecioneEditar mecanismo de buscas.

2) Mantendo essa caixa de diálogo aberta, acesse o website que você gostaria que fosse o padrão para pesquisas. Para exemplificar, experimente Dictionary.com.

3) Depois que o site carregar, repare que nas configurações da janela Mecanismos de Pesquisa, no campo Outros mecanismos de pesquisa, foi adicionado Dictionary.com.

4) Depois, você pode alterar o palavra-chave por algo que mais curto e fácil de lembrar, como DIC, por exemplo.

Assim, quando você quiser buscar por uma palavra especificamente no Dictionary.com, é só digitar no Omnibox “DIC” precedido pela palavra a ser buscada.

Caixas de comentários maiores

As caixas para comentários em texto em websites que solicitam ou permitem resposta e colaboração às vezes são muito pequenas. Com o Chromium, dá para simplesmente clicar no canto de qualquer campo de comentário baseado em web e esticá-lo até o tamanho que você quiser.

Ajude-me a voltar pra casa, por favor

É bem interessante a preocupação detalhista no design do Chromium, que deixou sua interface limpa e sem bagunça. Mas sem um botão que direcione para a página inicial, tudo fica como uma casa sem porta da frente.

Para ter um botão ‘Home’ no browser, clique no ícone Ferramenta (representado por uma chave de boca), selecione Opções, vá na aba Básicas e marque Mostrar o botão de Página Inicial na barra de ferramentas.

Divirta-se com as abas

As abas de navegação são um recurso incrivelmente útil nos navegadores hoje em dia. O Google gastou um tempinho e as tornou ainda mais útil ao dar mais flexibilidade a elas do que existe no IE ou Firefox.

O Chrome permite que você transforme guias do navegador em janelas isoladas. O inverso também é possível: dá para pegar duas janelas separadas do Chromium e uni-las, criando assim uma janela com duas abas.

Mais privacidade, por favor

Como a questão da privacidade continua importante, as preocupações do Google aumentaram em relação ao Chromium. Algumas informações dão conta de que as sugestões automáticas de texto (presentes na Omnibar) permitem que o Google saiba tudo o que você digita nela – até mesmo se não apertar Enter. A CNET recomenda que se desative esse recurso.
Para isso, clique com o botão direito na Omnibar, vá em Editar mecanismos de pesquisa e desmarque a opção Use um serviço de sugestão para ajudar a preencher as pesquisas e os URLs digitados na barra de endereço.

Se desconfiar, fique anônimo

Não tem certeza do que espera por você quando for clicar naquele link? Se quiser garantir a privacidade nesses casos, clique com o botão direito no link e selecione Abrir link em janela anônima.

Barra de ferramanta do Google não roda no Chromium? Não tem problema.

O ex-editor-chefe da PC World/EUA, Harry McCracken ficou lamentando o irônico fato de o Chromium não suportar a prática Toolbar do Google no seu website. Esta barra de ferramentas, disponível para IE e Firefox, dá muito versatilidade para o navegador, inclusive um atalho para o Gmail, acesso online para o Google Favoritos, um corretor ortográfico e a funcionalidade de mandar links de URLs por e-mail com alguns cliques.

McCracken explica que ele achou uma forma de criar uma aproximação da Toolbar do Google, usando uma técnica que ele chama de ‘Projeto da barra falsa’. Para quem tiver tempo disponível, acesse o site Tecnologizer (em inglês) para saber como colocar uma ‘Fakebar’ no seu Chromium.

Sei muito bem que muito do que está aqui (possivelmente até tudo...) é de conhecimento de muitos, mas, lembre-se, muitos até podem ser a maioria, mas, não são todos e sempre tem pessoas novas entrando em contato pela primeira vez com o assunto hora aqui exposto! ;)

Fonte: PC World

E para muito mais informações sobre atalhos de teclado, recomendo fortemente a visita a este endereço: Atalhos de Teclado do GNU/Linux no Google Chromium

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Sex, 9 de Dezembro 2011, 22:14, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o brower

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Setembro 2011, 21:09

Olá Luciano,

Ótimo artigo que você apresenta aqui! Apesar de não utilizar o Chromium, acho-o, se calhar, melhor que o Firefox! :desdentado:

Abraço

PS: mudei o local do tópico para a secção de browsers. Você tinha posto isto no tópico das notícias, mas isto não parece ser uma notícia :p
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o brower

Mensagempor José Craveiro » Dom, 25 de Setembro 2011, 1:22

Também gostei muito. Fez-me pensar que o meu Chromium que está em standby desde algum tempo, apenas pelo receio de alguma falta de privacidade no uso das sugestões automáticas, situação que pode ser alterada.

Nas primeiras utilizações ao saber disso retirei essa função, mas recordo que não estava muito confiante, daí que me virei para o Firefox apesar da confiança mesmo aí achar relativa! Não sei até que ponto tenha razões para isso. ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o brower

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 25 de Setembro 2011, 4:56

Claudio Novais » 24 Set 2011 17:09 escreveu:Olá Luciano,

Ótimo artigo que você apresenta aqui! Apesar de não utilizar o Chromium, acho-o, se calhar, melhor que o Firefox! :desdentado:

Abraço

PS: mudei o local do tópico para a secção de browsers. Você tinha posto isto no tópico das notícias, mas isto não parece ser uma notícia :p
Imagem


Bom dia Claudio, desejo que esteja bem!

Fui vitima de meu propio zelo, sorry... :facepalm:

:obrigado: por remanejar de área o tópico! ;)

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o brower

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 25 de Setembro 2011, 5:04

José Craveiro » 24 Set 2011 21:22 escreveu:Também gostei muito. Fez-me pensar que o meu Chromium que está em standby desde algum tempo, apenas pelo receio de alguma falta de privacidade no uso das sugestões automáticas, situação que pode ser alterada.

Nas primeiras utilizações ao saber disso retirei essa função, mas recordo que não estava muito confiante, daí que me virei para o Firefox apesar da confiança mesmo aí achar relativa! Não sei até que ponto tenha razões para isso. ¬¬


Bom dia Jasé, desejo que esteja bem!

Lhe recomendo fortemente dar uma lida aqui ó :arrow: Sr Ware Iron :OK:

Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o brower

Mensagempor rairo » Qua, 30 de Novembro 2011, 18:36

Cara, vou ser sincero pra vc, quando fui utilizar o chromium pela primeira vez não gostei. Mas depois de um tempo, eu instalei e foi paixão a 2ª vista :lol:

Firefox está me mantando com tanta travação que está ocorrendo com ele ultimamente.
Francisco Junior (rairo)

rairo
 
Mensagens: 11
Registrado em: 08 Novembro, 2011
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Mensagempor panzer_navarone » Qui, 15 de Março 2012, 1:01

Gostaria de deixar a barra de endereços dele para selecionar tudo com apenas um clique, alguém saberia me explicar, pq para o Firefox o Claudio ensinou como fazer, digitando "about:config", porém para o Chromim não é o mesmo endereço.
Desde já agradeço.

panzer_navarone
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Janeiro, 2012

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 15 de Março 2012, 15:43

Olá panzer_navarone,

Na altura que fiz o artigo procurei a solução para o Google Chrome e não encontrei nada equivalente. Entretanto agora ao ver você perguntando fui procurar novamente. Infelizmente, tal como pode ver pelas referências abaixo, ainda não existe uma solução para este problema pois, pelo que os desenvolvedores dizem, este funcionamento é característico das aplicações do Linux e por isso querem manter o padrão utilizado. :\

Referências:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Mensagempor panzer_navarone » Qui, 15 de Março 2012, 16:15

Pois é Cláudio, dei mais uma procurada e descobri que Ctrl + L tem essa função, já quebra o galho.
Valeu

panzer_navarone
 
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Janeiro, 2012

Re: Truques para usar no Chromium e fazer mais com o browser

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 15 de Março 2012, 16:39

Pois, essa combinação de teclas eu sabia, mas pensei que você queria mesmo era o click! Aliás essa combinação eu utilizo muito frequentemente no Firefox quando preciso de copiar o url! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes

cron