Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:31 Pesquisa avançada

Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do Fir

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do Fir

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 16 de Janeiro 2013, 14:14

Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do Firefox no Ubuntu.




Recentemente estava com problemas com o flash player plugin no firefox no computador do trabalho. Esse computador possui o Ubuntu 10.04.3 como Sistema Operacional. Fui baixar o plugin pelo site da Adobe em get.adobe.com/br/flashplayer/ e no site está colocada a seguinte observação:

O Adobe Flash Player 11.2 será a última versão que poderá ser aplicada ao Linux. A Adobe continuará fornecendo segurança de backports ao Flash Player 11.2 para Linux.


Então resolvi instalar uma das alternativas que o Firefox me ofereceu, o swfdec-mozilla. A instalação procedeu certinha pelo gerenciador de pacotes e até agora está funcionando redondo, exibindo vídeos e animações em flash sem problemas. É uma excelente opção para quem não quer utilizar um pacote proprietário.

Para instalar pelo terminal no Ubuntu basta executar como usuário root o comando:

# apt-get install swfdec-mozilla


Para outras distros você pode baixar o pacote em http://swfdec.freedesktop.org/download/ ... 8.2.tar.gz

Saiba mais informações sobre o projeto

Mário Jorge é Analista de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Rural do SemiÁrido - UFERSA, usuário e apoiador do Linux e do Sofware Livre há mais de 8 anos.


Fonte: BrLinux e Dicas-L
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do

Mensagempor Exploit » Qua, 16 de Janeiro 2013, 15:09

"O desenvolvimento do swfdec está praticamente parado (o último commit é de 2009) e o wiki do projeto foi tomado por spammers."

conteúdo ultrapassado e faltou link para as fontes..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Plugin Open Source para substituir Adobe flash player do

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Janeiro 2013, 16:48

Efetivamente o swfdec, tal como o Gnash, não são atualizados há já bastante tempo o que pode significar um risco de segurança elevado. Apesar de eu não ter nenhuma prova concreta para recomendar a não utilização, acho que o facto de não ser mantido há tanto tempo é o suficiente para ficar reticente na utilização do swfdec.

Sugiro que experimentem o Lightspark, que foi apresentado neste link:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes