Bem-vindo: Qua, 17 de Abril 2024, 0:10 Pesquisa avançada

App Launcher – Chrome já tem atalhos na barra de tarefas

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

App Launcher – Chrome já tem atalhos na barra de tarefas

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 8 de Novembro 2012, 21:35

…e versão 23 do Chrome chegou às actualizações

A Google investiu muito quando apresentou ao mundo o seu browser. Pretendiam que o Chrome fosse o browser melhor e o mais utilizado por todos os que navegam na Internet. Tratou de o integrar de forma plena com os seus serviços, para que a experiência de utilização daí retirada fosse a melhor possível, e tem aplicado nele desenvolvimentos de novas tecnologias que vão em breve revolucionar a Internet e a forma como a usamos.

O Chrome está disponível para quase todos os sistemas operativos, sejam eles de desktop ou móveis, e os seus desenvolvimentos não têm parado nessas plataformas.

A mais recente novidade veio para os utilizadores do Windows, e permite aproveitarem ao máximo as potencialidades da barra de tarefas. Passa a estar disponível o App Launcher.

Imagem

Esta novidade permite que tenham acesso directo e a partir da barra de tarefas às aplicações que têm instaladas no Chrome. Desta forma escusam de estar a abrir um novo separador e a procurar a app pretendida.

Para já o App Launcher está apenas disponível na versão de desenvolvimento, o Chromium e no Canary, onde chegou ontem ao final do dia. Espera-se que siga o ciclo normal de desenvolvimentos e que suba nas versões durante os próximos meses.

Na verdade esta funcionalidade podia ser já encontrada no Chrome OS na nova interface, e teve bastante feedback positivo por parte dos utilizadores.

O acesso ao App Launcher deve ser feito pela activação de uma flag do Chrome, processo que devem fazer colocando no browser o endereço about://flags (ou chrome://flags) e procurando por Show Chrome Apps Launcher. Após a sua activação, o Chome vai pedir para ser reiniciado e o processo decorre de forma normal.

Após este passo vão passar a ter na Barra de Tarefas do Windows um novo ícone que pertence ao App Launcher. Basta carregarem nele e vão ver as aplicações que têm disponíveis.

Imagem

Mas o App Launcher não dá apenas o acesso às aplicações que têm no vosso Chrome. Podem usá-lo também para fazerem pesquisas no Google directamente. Basta que escrevam o que pretendem pesquisar na caixa disponível no topo.

Os resultados apresentados baseiam-se nas aplicações instaladas, nos vossos favoritos, histórico e no próprio Google. Depois de escolhido um resultado, basta que o seleccionem e será aberto um novo separador com o link.

Para além desta novidade, a Google apresentou também recentemente a versão 23 do Chrome. As novidades são importantes e não são apenas estéticas.

A novidade mais interessante, e a mais aguardada, é a disponibilização da funcionalidades Do Not Track. Com esta função activa é enviado aos sites que visitam informação, de que não pretendem que os vossos dados sejam recolhidos, e a publicidade e outra informação não é seleccionada de acordo com o vosso perfil.

A somar ao DNT, está ainda disponibilizado, apenas para a versão Windows, aceleração GPU para vídeo. Esta funcionalidade permite, segundo a Google, uma poupança de bateria nos computadores. Esta poupança deve-se aos chips dedicados consumirem menos energia que os processadores.

Imagem

Existe ainda uma última alteração, essa sim visível, que permite um melhor controlo sobre as permissões que cada site tem sobre o vosso Chrome. Carregando no cadeado que está na Omnibar antes do endereço, abrem uma janela onde podem activar ou desactivar algumas dessas opções. Vejam e autorizem o acesso à câmara, aos pop-ups ou à geo-localização.

O que teriam de fazer através das definições globais do Chrome, e em diversas zonas, passa a estar concentrado numa única janela e sem confusões.

Esta nova versão do Chrome está disponível para actualização, e será automaticamente aplicada. As novidades vão apenas estar disponíveis após o reiniciar do browser.

Homepage: Chrome

Fonte: pplware


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes