Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:23 Pesquisa avançada

Mozilla acelera JavaScript no Firefox com IonMonkey

Secção dedicada aos browsers: Firefox, Google Chrome, Chromium, Opera e até aos demais desconhecidos. Apresentam-se novidades, extensões, questões, tweaks, tudo sobre estes navegadores! Sendo válido para todas as plataformas, Linux, MacOS e Windows!

Mozilla acelera JavaScript no Firefox com IonMonkey

Mensagempor Luciano Fernandes » Qui, 13 de Setembro 2012, 17:23

Para evitar engasgos na hora de acessar páginas complexas, como Facebook, Google Drive e até jogos em HTML5, é importante usar um navegador com motor de renderização eficiente. E a Mozilla não quer ficar atrás na guerra de navegadores: começou a trabalhar no IonMonkey, um novo compilador JavaScript que deverá estar disponível para todos os usuários do Firefox no início de 2013.



No blog da Mozilla, o desenvolvedor David Anderson explicou em detalhes o funcionamento do IonMonkey, que lembra muito o desenvolvimento de aplicativos em Java. Quando você acessar um site, o compilador executará três etapas básicas: traduzirá o JavaScript para um código intermediário, fará otimizações nesse código e finalmente traduzirá o código intermediário em linguagem de máquina.

E quanto o Firefox ganha com isso? Anderson executou alguns testes num Mac Pro com Windows 7 Professional (eu sei) comparando o desempenho entre as versões 15, 17 e 18 — essa última já conta com o IonMonkey. No benchmark Kraken, desenvolvido pela própria Mozilla, o Firefox 18 foi 26% mais rápido que o Firefox 17. No Google V8, o avanço do Firefox 18 em relação ao Firefox 15 foi de 20%.



O gHacks fez alguns testes comparando o desempenho entre Firefox 17, Firefox 18 e Chrome 23. No Kraken, o Firefox 18 foi 16% mais rápido que o Chrome. No Octane, sem muita surpresa (o benchmark foi desenvolvido pelo Google), o Chrome 23 ainda sai na frente, com 12.919 pontos contra apenas 8.727 pontos do Firefox 18.

O Firefox 18 com IonMonkey ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. No dia 8 de outubro, ele deverá ser promovido ao canal Aurora e, no dia 20 de novembro, o Firefox 18 chegará ao estágio beta. A Mozilla também disse que o Firefox Mobile também receberá o IonMonkey. Infelizmente, a novidade deverá estar disponível apenas no Android, já que o iOS e o Windows RT não permitem a inclusão dessas melhorias.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:idea: ORIGEM CRIACIONAL: :arrow: Tecnoblog (Paulo Higa)


Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Mozilla acelera JavaScript no Firefox com IonMonkey

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 13 de Setembro 2012, 18:31

Espero bem que consigam ser eficazes na produção do IonMonkey. É que para mim atualmente o Firefox perde de forma óbvia na guerra contra o Google Chrome principalmente por ser lento a tratar do JavaScript.

Eu utilizo o Firefox como browser padrão. Diariamente que o utilizo ao contrário do Google Chrome que utilizo meramente para trabalhar. No entanto tenho de admitir que o Google Chrome é extremamente rápido e eficaz a renderizar o Javascript. Basta ver os efeitos JQuery e principalmente basta navegar durante dois minutos no Google+ com um e outro browser e a conclusão é óbvia de qual o melhor!

Portanto, em suma, espero que daqui a uns meses eu tenha boas razões para estar com o Firefox. É que apesar de preferir ele, já estive muitíssimo mais contente do que o que estou atualmente!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Mozilla acelera JavaScript no Firefox com IonMonkey

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 15 de Setembro 2012, 20:52

Que bom! Voltei ao firefox como padrão (o 12.10 tá tão lindo, que não senti vontade de mudar nada. Até os ícones são o padrão!) e é bom saber que ele está mais rápido.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Mozilla acelera JavaScript no Firefox com IonMonkey

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 15 de Setembro 2012, 21:16

Realmente o Chrome/Chromium tem um desempenho JavaScript MUITO melhor que o Firefox.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011


Voltar para Browsers - Navegadores de Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes