Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:34 Pesquisa avançada

Problemas de RAM

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Problemas de RAM

Mensagempor fsantana » Sáb, 11 de Junho 2016, 20:47

Boa tarde.

Venho colocar aqui uma questão esperando que a experiência de alguém me possa a ajudar a ultrapassar o problema.
Tenho PC com processador intel dual core 6600 @ 2,40Mhz e memória RAM de 3,5GB com partição swap de 2Gb, que tem sempre funcionado em dual boot quer utilize linux (Linux mint ou ubuntu) com windows7, sem qualquer problema desde que utilize arquitectura em 32 bits.
No entanto mudei para o Ubuntu MATE 14.04 e passei a ter uma lentidão atroz.
Nem sequer pensei na hipótese de ir para a versão 15.10 ou mesmo 16.04 - devia ser um espectáculo!
Haverá alguma forma de tentar corrigir esta situação (nem que seja por software) de modo a ultrapassar este problema?
Ou melhor será questionar (qual a versão escolher para ubuntu-mate desktop 14.04 desktop para PC intel dual core 6600@2.40Ghz e 3.5Ghz de RAM)
Na expectativa, fico a aguardar a vossa experiência.
Abraços.
Editado pela última vez por fsantana em Sáb, 11 de Junho 2016, 22:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Problemas de RAM

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 11 de Junho 2016, 22:01

fsantana (11-06-2016, 20:47) escreveu:Boa tarde.

Venho colocar aqui uma questão esperando que a experiência de alguém me possa a ajudar a ultrapassar o problema.
Tenho PC com processador dual core 6600 @ 2,40Mhz e memória RAM de 3,5GB com partição swap de 2Gb, que tem sempre funcionado em dual boot quer utilize linux (Linux mint ou ubuntu) com windows7, sem qualquer problema desde que utilize arquitectura em 32 bits.
No entanto mudei para o Ubuntu MATE 14.04 e passei a ter uma lentidão atroz.
Nem sequer pensei na hipótese de ir para a versão 15.10 ou mesmo 16.04 - devia ser um espectáculo!
Haverá alguma forma de tentar corrigir esta situação (nem que seja por software) de modo a ultrapassar este problema?
Na expectativa, fico a aguardar a vossa experiência.
Abraços.

Olá fsantana,

Já testou a RAM a ver se está como deve ser? Já verificou se há problemas de sobre-aquecimento do aparelho?



No caso da RAM, pode verificar com o memtest86+, podendo verificar se já o tem instalado com o seguinte comando ou então se lhe aparecer no GRUB durante o arranque:

dpkg -l | grep memtest


No caso de não o ter instalado, instale-o da seguinte forma:

sudo apt-get update && sudo apt-get install memtest86+


Após a instalação, reinicie o computador e no ecrã do GRUB seleccione a opção MemTest86+. Em seguida verá um ecrã azul com letras cinza, onde fará alguns testes à RAM. Dependendo da máquina que tem em mãos, poderá demorar muito ou não, mas a experiência que tenho é que leva no mínimo 1h a percorrer os testes todos.



No caso de detectar sobre-aquecimento, faça uma verificação à ventilação do PC, pois isso pode afectar drasticamente o desempenho do seu computador.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas de RAM

Mensagempor fsantana » Sáb, 11 de Junho 2016, 23:56

Luis Cardoso (11-06-2016, 22:01) escreveu:
fsantana (11-06-2016, 20:47) escreveu:Boa tarde.

Venho colocar aqui uma questão esperando que a experiência de alguém me possa a ajudar a ultrapassar o problema.
Tenho PC com processador dual core 6600 @ 2,40Mhz e memória RAM de 3,5GB com partição swap de 2Gb, que tem sempre funcionado em dual boot quer utilize linux (Linux mint ou ubuntu) com windows7, sem qualquer problema desde que utilize arquitectura em 32 bits.
No entanto mudei para o Ubuntu MATE 14.04 e passei a ter uma lentidão atroz.
Nem sequer pensei na hipótese de ir para a versão 15.10 ou mesmo 16.04 - devia ser um espectáculo!
Haverá alguma forma de tentar corrigir esta situação (nem que seja por software) de modo a ultrapassar este problema?
Na expectativa, fico a aguardar a vossa experiência.
Abraços.

Olá fsantana,

Já testou a RAM a ver se está como deve ser? Já verificou se há problemas de sobre-aquecimento do aparelho?



No caso da RAM, pode verificar com o memtest86+, podendo verificar se já o tem instalado com o seguinte comando ou então se lhe aparecer no GRUB durante o arranque:

dpkg -l | grep memtest


No caso de não o ter instalado, instale-o da seguinte forma:

sudo apt-get update && sudo apt-get install memtest86+


Após a instalação, reinicie o computador e no ecrã do GRUB seleccione a opção MemTest86+. Em seguida verá um ecrã azul com letras cinza, onde fará alguns testes à RAM. Dependendo da máquina que tem em mãos, poderá demorar muito ou não, mas a experiência que tenho é que leva no mínimo 1h a percorrer os testes todos.



No caso de detectar sobre-aquecimento, faça uma verificação à ventilação do PC, pois isso pode afectar drasticamente o desempenho do seu computador.


Prezado Luís Cardoso,

Após ter levado em linha de conta as indicações que me sugeriu constato que já tinha instalado o teste da memtest, logo reiniciei e executei a partir do grub2 o teste à memtest86+.
Tal como havia indicado demorou cerca de 1h30m e os erros ficaram a 0.
Logo, devo concluir que estará tudo bem com a memória.
Em alternativa, haverá outra forma de conclusão da lentidão actualmente existente entre o tempo de processamento e o final do mesmo?
Nunca tal me aconteceu, nem mesmo após ter executado o comando do Blog do Edivaldo - No Ubuntu 14.04, para fazer a instalação mínima do ambiente de trabalho MATE, usei o seguinte comando;

sudo apt-get install --no-install-recommends ubuntu-mate-core ubuntu-mate-desktop

Depois tive um stress no PC e optei por desinstalar a versão mínima e instalar a versão completa. Haverá algo relacionado com esta minha decisão e a versão completa por ter outro peso sobre a memória dá origem a este comportamento - ou nada tem a ver?
Desde já grato pela ajuda.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Problemas de RAM

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 31 de Agosto 2016, 16:40

Boa tarde fsantana,

Veja esta minha resposta em outro tópico: viewtopic.php?p=72476#p72476
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes

cron