Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:58 Pesquisa avançada

ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor fsantana » Qua, 13 de Janeiro 2016, 23:02

Boas.
Quais as condições mínimas em termos de hardware para suporte à instalação da versão de 64bits e em que haja a certeza de utilização de todo o hardware (inclusive com a disponibilização de eventuais drivers por parte da HP para impressora AIO HP OfficeJet 4630, através de HPLIP).
Possuo um PC (Procesador Intel® Core™2 CPU 6600 @ 2.40GHz × 2, Memória 3.5Gb, Gráfica GeForce 210/PCIe/SSE2 e um disco de 249.2Gb).
Actualmente é garantido que o sistema em 64bits em termos de processamento é de longe superior ao sistema em 32bits?
Fico a aguardar qualquer indicação no sentido de uma orientação, antes de fazer uma nova instalação do ubuntu com a consequente formatação das 3 partições existentes ('/', '/home' e 'swap').
Na expectativa, ficarei a aguardar o vosso veredicto fruto da vossa experiência que será algo superior à minha.
Até lá.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 14 de Janeiro 2016, 0:17

fsantana (13-01-2016, 22:02) escreveu:Boas.
Quais as condições mínimas em termos de hardware para suporte à instalação da versão de 64bits e em que haja a certeza de utilização de todo o hardware (inclusive com a disponibilização de eventuais drivers por parte da HP para impressora AIO HP OfficeJet 4630, através de HPLIP).
Possuo um PC (Procesador Intel® Core™2 CPU 6600 @ 2.40GHz × 2, Memória 3.5Gb, Gráfica GeForce 210/PCIe/SSE2 e um disco de 249.2Gb).
Actualmente é garantido que o sistema em 64bits em termos de processamento é de longe superior ao sistema em 32bits?
Fico a aguardar qualquer indicação no sentido de uma orientação, antes de fazer uma nova instalação do ubuntu com a consequente formatação das 3 partições existentes ('/', '/home' e 'swap').
Na expectativa, ficarei a aguardar o vosso veredicto fruto da vossa experiência que será algo superior à minha.
Até lá.

Boas fsantana,

Fiquei algo baralhado com a sua questão :conf: ... Em termos de processamento a diferença está no tamanho de dados a processar, mas como por vezes quem faz os programas tende a alargar-se devido ao facto de ter 64 bit, acaba por ir dar basicamente ao mesmo em termos de desempenho.

Esse Intel Core 2, pelo que tive a ver, tem tecnologia Intel 64, o que indica que foi concebido para operar correctamente com SO de 64 bit. O único problema, a meu ver, é apenas a questão das 3.5 GB na memória RAM. A minha experiência diz-me que o melhor é ter no mínimo 4 GB de RAM para melhor desempenho e maior fluidez, isto se quiser ter o Unity a funcionar em pleno.

Quanto à impressora, bem, poderia tentar via sessão Live instalar o HPLIP e ver como a sua impressora responde. Se não funcionar, não há grande problema, porque o que foi feito não será guardado, podendo assim testar com a 64 bit e depois a de 32 bit se a primeira falhar.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor lcom23 » Sáb, 30 de Janeiro 2016, 23:29

Olá fsantana,
Eu tenho um processador igual ao seu, sendo que em minha máquina só tem 2Gb Ram, e por via das dúvidas uso versão 32-bits.
O sistema está muito bom, agora no seu caso seria mais aconselhável se for mudar por uma versão de 64-bits trocar por um processador mais moderno do que o seu.
Abraços.
>HP Desktop
>Intel DualCore E5300@2.6 GHz
>2 GB Ram
Avatar do usuário
lcom23
 
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Abril, 2014

Re: ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor fsantana » Seg, 1 de Fevereiro 2016, 20:56

lcom23 (30-01-2016, 22:29) escreveu:Olá fsantana,
Eu tenho um processador igual ao seu, sendo que em minha máquina só tem 2Gb Ram, e por via das dúvidas uso versão 32-bits.
O sistema está muito bom, agora no seu caso seria mais aconselhável se for mudar por uma versão de 64-bits trocar por um processador mais moderno do que o seu.
Abraços.


Obrigado pela sua resposta lcom23.
Diga-me só uma coisa - você alguma vez chegou a instalar uma versão de ubuntu 64 bits?
Se sim, qual foi a sensação que teve? - o PC arrastou-se muito, e o hardware instalou e funcionou pacificamente?
Se não, o que o levou a instalar uma versão ubuntu 32bits ao invés de 64bits?
Somente receio de que o seu PC não aguentasse e seria tempo perdido, dado a situação da pouca memória?
Abraços.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor lcom23 » Ter, 2 de Fevereiro 2016, 14:21

Eu já testei uma vez com versão de 64-bits no modo LiveDVD, mas nunca instalei porque no teste que fiz no LiveDVD realmente demorava muito para iniciar o sistema e para abrir qualquer aplicativo consumia muita memória.

Abraços.
>HP Desktop
>Intel DualCore E5300@2.6 GHz
>2 GB Ram
Avatar do usuário
lcom23
 
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Abril, 2014

Re: ubuntu 14.04.03-64bits vs.32bits

Mensagempor fsantana » Qui, 4 de Fevereiro 2016, 16:32

lcom23 (02-02-2016, 13:21) escreveu:Eu já testei uma vez com versão de 64-bits no modo LiveDVD, mas nunca instalei porque no teste que fiz no LiveDVD realmente demorava muito para iniciar o sistema e para abrir qualquer aplicativo consumia muita memória.

Abraços.


Boa tarde lcom23.

Obrigado pelo teu esclarecimento.
Assim e de posse dessa indicação só vou instalar o SO em 64bits após um upgrade ao hardware.
Grato pela ajuda.
Abraço.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes