Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 11:49 Pesquisa avançada

Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor lucasleao19 » Seg, 27 de Outubro 2014, 14:28

Bom Dia, estou formatando um PC e preciso particionar o HD para a instalação do Ubuntu 14.10;

Possuo um HD de 1Tb, quero apenas o Ubuntu, mas preciso particionar;

Quanto deixo para /, /home e swap, e preciso de uma nova partição para meus arquivos pessoais;


Att, Lucas Saraiva Leão.

lucasleao19
 
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Outubro, 2014

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Outubro 2014, 20:30

Pode fazer a seguinte partição:
  • / - 30GB
  • /home - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • extra - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • swap - 2xRAM (duas vezes o valor da RAM, se for 2GB de RAM, então a SWAP ficaria com 4GB)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor Guto710 » Qui, 30 de Outubro 2014, 23:27

Luis Cardoso (30-10-2014, 19:30) escreveu:Pode fazer a seguinte partição:
  • / - 30GB
  • /home - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • extra - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • swap - 2xRAM (duas vezes o valor da RAM, se for 2GB de RAM, então a SWAP ficaria com 4GB)

Luis, também deixo parecido com isso, menos o "extra", que não sei o que é :lol: :lol: mas não explicou como particionar...
Bom, creio que você tenha o CD/pendrive para instalar o ubuntu, então basta instalar e quando ele perguntar se deseja formatar todo o HD, vá em opções avançadas (ou alguma coisa assim) e crie, basta clicar em um "+" e configurar do jeito que você quiser, vá fazendo isso para todas as partições e avance, caso ele recomende uma partição para o boot, faça, e continue xD .
Simples assim, não tem erro

PS: Eu não me lembro direito do menu de instalação do Ubuntu, e uso a versão 14.04 LTS, então pode ser que seja um pouco diferente, mas se preferir, pode usar o GParted que por sinal é muito bom!
Qualquer dúvida poste aqui xD

Guto710
 
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Dezembro, 2013

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Outubro 2014, 23:50

Guto710 (30-10-2014, 22:27) escreveu:
Luis Cardoso (30-10-2014, 19:30) escreveu:Pode fazer a seguinte partição:
  • / - 30GB
  • /home - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • extra - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • swap - 2xRAM (duas vezes o valor da RAM, se for 2GB de RAM, então a SWAP ficaria com 4GB)

Luis, também deixo parecido com isso, menos o "extra", que não sei o que é :lol: :lol: mas não explicou como particionar...
Bom, creio que você tenha o CD/pendrive para instalar o ubuntu, então basta instalar e quando ele perguntar se deseja formatar todo o HD, vá em opções avançadas (ou alguma coisa assim) e crie, basta clicar em um "+" e configurar do jeito que você quiser, vá fazendo isso para todas as partições e avance, caso ele recomende uma partição para o boot, faça, e continue xD .
Simples assim, não tem erro

PS: Eu não me lembro direito do menu de instalação do Ubuntu, e uso a versão 14.04 LTS, então pode ser que seja um pouco diferente, mas se preferir, pode usar o GParted que por sinal é muito bom!
Qualquer dúvida poste aqui xD

No título pergunta como, mas no texto apenas pergunta pelo tamanho que deve dedicar a cada e pede lá uma partição extra para os dados pessoais!

Quanto ao que precisa de fazer para particionar o disco, pode encontrar aqui:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor Guto710 » Sex, 31 de Outubro 2014, 3:06

Luis Cardoso (30-10-2014, 22:50) escreveu:
Guto710 (30-10-2014, 22:27) escreveu:
Luis Cardoso (30-10-2014, 19:30) escreveu:Pode fazer a seguinte partição:
  • / - 30GB
  • /home - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • extra - Aqui é o que pretender do restante espaço
  • swap - 2xRAM (duas vezes o valor da RAM, se for 2GB de RAM, então a SWAP ficaria com 4GB)

Luis, também deixo parecido com isso, menos o "extra", que não sei o que é :lol: :lol: mas não explicou como particionar...
Bom, creio que você tenha o CD/pendrive para instalar o ubuntu, então basta instalar e quando ele perguntar se deseja formatar todo o HD, vá em opções avançadas (ou alguma coisa assim) e crie, basta clicar em um "+" e configurar do jeito que você quiser, vá fazendo isso para todas as partições e avance, caso ele recomende uma partição para o boot, faça, e continue xD .
Simples assim, não tem erro

PS: Eu não me lembro direito do menu de instalação do Ubuntu, e uso a versão 14.04 LTS, então pode ser que seja um pouco diferente, mas se preferir, pode usar o GParted que por sinal é muito bom!
Qualquer dúvida poste aqui xD

No título pergunta como, mas no texto apenas pergunta pelo tamanho que deve dedicar a cada e pede lá uma partição extra para os dados pessoais!

Quanto ao que precisa de fazer para particionar o disco, pode encontrar aqui:

Verdade, bom, então acho que o autor deveria mudar a pergunta para uma mais específica no titulo, "como" nesse caso é muito vago, alterar para "qual tamanho das partições" ou algo do género... mas mesmo assim agora ele já sabe (ou já sabia) e os outros poderão saber também :yeah: :rox:

Guto710
 
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Dezembro, 2013

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor lcom23 » Qua, 5 de Novembro 2014, 23:54

Eu tinha o Ubuntu 13.10 e fiz uma instalação limpa do Ubuntu 14.10, e aproveitei e usei o Gparted para particionar o HD. eu redimensionei o HD e criei uma partição extendida e depois dentro da partição extendida, criei três partições lógicas.

ext4 - /raiz do Ubuntu
ext4 - /home do Ubuntu
swap- /Swap

Desta vez criei uma partição /home para os arquivos, e essa dica aprendi aqui no fórum, espero ter ajudado.
>HP Desktop
>Intel DualCore E5300@2.6 GHz
>2 GB Ram
Avatar do usuário
lcom23
 
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Abril, 2014

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor JOPAGO » Ter, 11 de Novembro 2014, 22:11

Para nao criar outro topico, tem algum tutorial aki para instalar ubuntu com um notebook já com Windows 8? Quero instalar lado a lado.
Fiz uma instalação aqui, mas o notebook está travando com frequencia. Eu acho q a minha tabela de partição nao ficou boa e a troca de arquivos ta fazendo ele travar.
É um Vostro, 5470 BTX BCC Notebook
500GB 5400 rpm SATA Hard Drive
Win 8.1 Single Language (64Bit),BPOR
NVIDIA GeForce GT 740M 2GB DDR3
Intel Core i5-4210U processor
Avatar do usuário
JOPAGO
 
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Novembro, 2013

Re: Como Particionar o hd para a instalação do Ubuntu

Mensagempor Guto710 » Qui, 13 de Novembro 2014, 1:32

Bom, pode seguir este artigo http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos, está meio desatuaizado (apenas a veresão do Ubuntu rsrs) mas o processo é o mesmo, mas não vejo a dificuldade, pois na hora de instalar (se não me engano) o Ubuntu pergunta se quer zerar e instalar só o Ubuntu ou manter o Ubuntu do lado do outro SO...
Ou também pode ver esse link http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos que mostra como fazer com a pasta /home separada (que é o recomendado por mim e por muitos!)

Desculpem-me mas não sei citar artigos rsrs

Guto710
 
Mensagens: 13
Registrado em: 12 Dezembro, 2013


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

cron