Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:31 Pesquisa avançada

Erro na instalação do GRUB

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Erro na instalação do GRUB

Mensagempor YagoErnandes » Sáb, 29 de Março 2014, 4:14

Seguinte.. Eu tinha dualboot entre ubuntu 13.10 e windows 8 e tentei formatar minha partição ubuntu e instalar outra versão, ocorreu tudo bem mas quando iniciei o computador ele deu erro com uma tela preta e umas letras amarelas. Já tinha ocorrido isso antes e a solução que sempre funcionava era formatar o hd inteiro e instalar tudo de novo. Fiz isso e decidi instalar somente o ubuntu (sem o windows), quando reiniciei após instalar apareceu o mesmo erro! Não entendi nada e refiz o procedimento só que instalando o windows primeiro, resultado: Funcionou perfeitamente! Fiquei usando o windows por uma semana então decidi voltar pro linux, instalei ele numa partição que eu já tinha reservado e quando reiniciei... Ele carregou o windows! Mas não perfeitamente, ele fica na parte de "Diagnosticando o Computador..." e não adianta nada, ou seja, estragou minha partição windows(nem ligo desde que tenha ubuntu).

Agora estou sem sistema operacional funcional.

Pensei que poderia ser o grub que não tinha sido instalado corretamente, sempre vejo na internet gente que após instalar o linux precisa rodar uma live pra executar o comando "update-grub", então executei ele e retornou o seguinte erro:

/usr/sbin/grub-probe: erro: Falhou ao obter o caminho canônico de aufs.

Tentei tambem este tutorial que sempre resolveu pra mim o problema: "http://www.vivaolinux.com.br/dica/Como-recuperar-o-GRUB-em-3-comandos-Esse-funciona/"

Então no "sudo fdisk -l" ele retornou:

AVISO: GPT (Tabela de Partição GUID) detectada em '/dev/sda'! O utilitário fdisk não tem suporte para GPT. Utilize o GNU Parted.


Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilhas, 91201 cilindros, total de 1465149168 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 4096 bytes / 4096 bytes
Identificador do disco: 0x32697439

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1 1 1465149167 732574583+ ee GPT
A partição 1 não inicia em um limite de setor físico.

Disco /dev/sdb: 4191 MB, 4191158272 bytes
129 cabeças, 62 setores/trilhas, 1023 cilindros, total de 8185856 setores
Unidades = setores de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho do setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho da E/S (mínimo/ideal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x36e719bb



Não entendi direito o fato dele não funcionar em GPT (pode ser esse o problema, mas não sei resolver), continuei e o "sudo mount -t ext4 /dev/sda7 /mnt" (A partição linux é a sda7) ele passou de boa, já no "sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda " ele retornou esse erro:

/usr/sbin/grub-bios-setup: aviso: este rótulo de partição GPT não contém uma partição de inicialização da BIOS; não será possível embutir.
/usr/sbin/grub-bios-setup: aviso: Incorporação não permitida. O GRUB só pode ser instalado neste setup usando blocklists. Porém. blocklists são INSTÁVEIS e seu uso não é aconselhado..
/usr/sbin/grub-bios-setup: erro: não prosseguir com listas de bloqueio.


Não sei o que fazer, todo tutorial que eu tento dá algum erro. Alguém pode me ajudar, por favor???

YagoErnandes
 
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Março, 2014

Re: Erro na instalação do GRUB

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 29 de Março 2014, 13:21

Boas Yago, penso que o teu problema se deve ao facto de ainda estar presente no disco a partição de boot/mbr do windows que ficou para trás!

Com o Lubuntu em Live, instala (se não estiver já instalado!), o GParted.

Abre-o e vê que partições tens e, se possível, apresenta aqui uma screenshot.

Se encontrares várias partições, uma pequena de algumas centenas de MB, é porque ainda tens a tal partição de arranque do windows.
Formata TUDO e, se necessário, cria uma tabela de partições nova MSDOS.

O que interessa no final, é que tenhas o disco completamente desocupado/livre!!

Enquanto essa partição (se existir!) do windows existir, associada ao arranque do windows, irás sempre ter problemas em instalar outra coisa, que não o windows!

Depois de te certificares que tens o disco todo livre, carrega no ícone de install e começa a instalação do Lubuntu.
Quando chegares á parte que serve para escolheres se instalas o SO no disco todo, escolhe essa opção, ou utiliza a última mais uma coisa (acho!) e particiona o disco para a /raiz, /home e swap à tua maneira e vê se resulta.

NO ENTANTO, se puderes, coloca aqui uma screenshot do resultado do GParted para nos certificarmos se o problema é o que eu referi.
Podes fazê-lo em Live Mode e, se fôr esse o problema, poderás resolvê-lo com os passos que indiquei e proceder à instalação.

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Erro na instalação do GRUB

Mensagempor YagoErnandes » Qui, 3 de Abril 2014, 4:31

Assim que tiver acesso ao meu pc, mando a imagem aqui. Mas acredito que nao seja isso, afinal ja Formatei todo o disco e nao deu pra inatalar o ubuntu, mas qua do instalo o windiws, realmente ficam duas ou três partições pequenas do windows.

YagoErnandes
 
Mensagens: 2
Registrado em: 29 Março, 2014

Re: Erro na instalação do GRUB

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 3 de Abril 2014, 10:05

Tenta mudar o esquema de partições GPT para msdos no gparted
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes