Bem-vindo: Qua, 8 de Maio 2024, 16:25 Pesquisa avançada

Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Windows?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Windows?

Mensagempor fabilouco8000 » Dom, 20 de Novembro 2011, 20:28

É que eu fiz Dual-Boot, e tenho 3GB de RAM, uma parte está com o Windows 7 e outra está com o Ubuntu 11.10 (não sei com quantos de memória cada um tem), enfim, eu queria aumentar o espaço de memória do Ubuntu e diminuir o do Windows 7, pois só utilizo o 7 para o Windows Live Movie Maker e testar alguns programas.

AH, já ia me esquecendo, tem algum programa bom e igual para substituir o Movie Maker do Windows?

fabilouco8000
 
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Novembro, 2011

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor felipebruni » Seg, 21 de Novembro 2011, 0:56

Amigo, a memória RAM não é dividida. Ela é usada totalmente independente do sistema que você use.

felipebruni
 
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Outubro, 2011
Localização: Curitiba/PR

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 21 de Novembro 2011, 10:52

fabilouco8000 » 20 Nov 2011, 20:28 escreveu:É que eu fiz Dual-Boot, e tenho 3GB de RAM, uma parte está com o Windows 7 e outra está com o Ubuntu 11.10 (não sei com quantos de memória cada um tem), enfim, eu queria aumentar o espaço de memória do Ubuntu e diminuir o do Windows 7, pois só utilizo o 7 para o Windows Live Movie Maker e testar alguns programas.

A RAM não é partilhada, só o disco rígido (se estiverem instalados no mesmo disco). Assim se está no Ubuntu terá para usar 3GB de RAM. Se estiver no Windows 7, terá também as 3GB de RAM.
AH, já ia me esquecendo, tem algum programa bom e igual para substituir o Movie Maker do Windows?

Para substituto recomendo-lhe a ver esta ferramenta :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor José Craveiro » Qua, 23 de Novembro 2011, 3:17

Olá Luís

Não sei até que ponto isto é uma retificação no que diz respeito à RAM disponível em casos de utilização em dual-boot como referiu, mas por ter ocorrido de forma diferente quando usava até há relativamente pouco tempo os meus computadores dessa forma, essa era também uma preocupação e notei que em ambos, o sistema em utilização não utilizava 100% da RAM disponível, esta ia a máximos que rondava só os 75%!
Será que o facto de usar a arquitetura 32 bits nos 2 colocaria essa condicionante? ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Novembro 2011, 10:53

José Craveiro » 23 Nov 2011, 03:17 escreveu:Olá Luís

Não sei até que ponto isto é uma retificação no que diz respeito à RAM disponível em casos de utilização em dual-boot como referiu, mas por ter ocorrido de forma diferente quando usava até há relativamente pouco tempo os meus computadores dessa forma, essa era também uma preocupação e notei que em ambos, o sistema em utilização não utilizava 100% da RAM disponível, esta ia a máximos que rondava só os 75%!
Será que o facto de usar a arquitetura 32 bits nos 2 colocaria essa condicionante? ¬¬

É assim, a RAM fica disponível para cada Sistema Operativo na sua totalidade, ou seja, se tivermos 3GB, ficamos com 3GB no Windows, 3GB no Ubuntu, 3GB no sistema que mais tiver. Porquê? Porque a RAM é uma memória auxiliar, é uma memória intermédia, porque se conseguíssemos ter tudo na Cache do CPU (que também consiste numa memória RAM), estas 3GB estarem lá ou não era a mesma coisa :)
A memória RAM serve de ponto de comunicação e de armazenamento, para evitar recorrer ao Disco Rígido (suporte de memória de acesso mais lento). Tanto que a RAM apenas serve para a sessão actual e para mais nada, porque assim que se desliga o PC o conteúdo é eliminado (não é bem, mas não vou entrar em mais detalhe, pois para entender isto requer conhecimentos em electrónica).
O que pode estar a acontecer é o Sistema Operativo estar a limitar a RAM para por exemplo 75% (valor que refere) para efeito de garantir que o Sistema continua utilizável sem ir abaixo ou bloquear. Porque se usar a RAM a 100%, o CPU ficava sem memória para endereçar, logo ficariam variáveis a entupir o CPU, levando ao bloqueio do Sistema!



Um exemplo mais prático de perceber o funcionamento:

RAM 100% e bloqueio do sistema



Um armazém tem prateleiras com capacidade para 3000 frascos, como não é imposto um controlo, os operários vão preenchendo a totalidade das prateleiras. Estando já preenchidas as 3000 posições dos frascos, chega uma nova remessa. E agora os operários olham uns para os outros e perguntam onde vão colocar o excedente! Cruzam os braços e nada fazem, pois não têm como contornar o problema.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor Davysson Silva » Qua, 23 de Novembro 2011, 14:22

Luis Cardoso » Qua Nov 23, 2011 10:53 am escreveu:É assim, a RAM fica disponível para cada Sistema Operativo na sua totalidade, ou seja, se tivermos 3GB, ficamos com 3GB no Windows, 3GB no Ubuntu, 3GB no sistema que mais tiver. Porquê? Porque a RAM é uma memória auxiliar, é uma memória intermédia, porque se conseguíssemos ter tudo na Cache do CPU (que também consiste numa memória RAM), estas 3GB estarem lá ou não era a mesma coisa


Só lembrando que a memória cache é uma RAM estática e por isso seu desempenho é muito superior ao da memória (o pente de memória) que é dinâmica. :yeah:
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Novembro 2011, 14:54

Davysson Silva » 23 Nov 2011, 14:22 escreveu:
Luis Cardoso » Qua Nov 23, 2011 10:53 am escreveu:É assim, a RAM fica disponível para cada Sistema Operativo na sua totalidade, ou seja, se tivermos 3GB, ficamos com 3GB no Windows, 3GB no Ubuntu, 3GB no sistema que mais tiver. Porquê? Porque a RAM é uma memória auxiliar, é uma memória intermédia, porque se conseguíssemos ter tudo na Cache do CPU (que também consiste numa memória RAM), estas 3GB estarem lá ou não era a mesma coisa


Só lembrando que a memória cache é uma RAM estática e por isso seu desempenho é muito superior ao da memória (o pente de memória) que é dinâmica. :yeah:

CaracterísticasSRAMDRAMHD*
Velocidade Escrita/LeituraRápidoIntermédioLento
ConstruçãoComplexaSimplesMuito elaborada

* Sei que o HD (disco rígido | hard drive) não é uma memória RAM, mas usei-a apenas para dar uma ideia ao utilizador da diferença de velocidades de leitura e/ou escrita!

Mas já agora para os mais curiosos, a memória Flash na escrita fica entre DRAM e HD, mas na leitura fica entre SRAM e DRAM.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como adicionar mais RAM ao Ubuntu e diminuir o do Window

Mensagempor Andry » Sex, 6 de Janeiro 2012, 2:59

E o cara viajou na maionese, é preciso pesquisar um pouco antes de fazer qualquer tipo de pergunta em um fórum.

Andry
 
Mensagens: 52
Registrado em: 01 Setembro, 2011


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes