Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 16:54 Pesquisa avançada

[Resolvido]Como instalar várias distros em várias partições.

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

[Resolvido]Como instalar várias distros em várias partições.

Mensagempor Core » Qua, 11 de Setembro 2013, 18:37

Uso dual boot com Windows 7 X64 aqui devido a ter alguns jogos interessantes que ainda não estão disponíveis na Steam, de resto fico no Ubuntu.

Quando saí alguma distribuição interessante, corro pra testar. Mas aí está o problema...
O virtual box, software do qual eu uso pra testar as distros é um pouco limitado, não tem tantas opções de uso e a máquina não fica como eu quero, mesmo com muitos Processadores ativos e boa parte de memória, 3D e etc. Sinto falta de testar os drivers dentro do sistema com minha GPU própria mas não dá. Então tenho uma dúvida estranha mas creio que seja simples.

Já tenho o GRUB aqui assim que ligo o computador, se eu instalar outra distro Linux apenas com 2 partições (/ e swap) para testar o que quero, será adicionada também a distro dentro do grub ou terei que adicionar manualmente? Pode dar problema no grub já instalado?

Abraços.
Editado pela última vez por Core em Sáb, 14 de Setembro 2013, 15:54, em um total de 1 vez.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Dúvida estranha.

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 12 de Setembro 2013, 20:09

Quando você instala uma distribuição Linux, geralmente, ela instala o Grub. Ora, geralmente, o Grub quando é instalado (ou atualizado) procura pelas várias partições se existe boots definidos, nomeadamente distribuições Linux ou Windows. Depois de barrer todas as partições cria então o menu que você vê.

Assim, acho que você já sabe qual é a resposta: se você instalar uma outra distribuição noutra partição qualquer, essa distribuição, em princípio, vai instalar o grub por cima do antigo e este novo grub vai incluir todas as distribuições que encontrou pelo computador.

Eu por exemplo tenho várias distribuições instaladas no meu computador, uma delas no meu disco principal e várias no disco secundário. No entanto, tudo isto são partições, a única coisa que me tive de preocupar foi instalar o grub no disco principal. ;)

Se depois precisar de reorganizar o menu do Grub, basta usar este gestor:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida estranha.

Mensagempor Cristian_nfg » Sex, 13 de Setembro 2013, 13:51

Se você tiver um outro computador, mais velho, faça isso nele.Ou se tiver mais de um HD escolha apenas um para fazer isso. Sei que não há um estudo que comprove, mas eu acho que ficar formatando muito o HD ainda mais com a quantidade de partições que o dual-boot requer diminui demais a vida útil e desempenho do mesmo.
Avatar do usuário
Cristian_nfg
 
Mensagens: 91
Registrado em: 31 Julho, 2011
Localização: Ribeirão Pires - São Paulo - Brasil

Re: Dúvida estranha.

Mensagempor Core » Sex, 13 de Setembro 2013, 21:14

Claudio Novais (12-09-2013, 20:09) escreveu:Quando você instala uma distribuição Linux, geralmente, ela instala o Grub. Ora, geralmente, o Grub quando é instalado (ou atualizado) procura pelas várias partições se existe boots definidos, nomeadamente distribuições Linux ou Windows. Depois de barrer todas as partições cria então o menu que você vê.

Assim, acho que você já sabe qual é a resposta: se você instalar uma outra distribuição noutra partição qualquer, essa distribuição, em princípio, vai instalar o grub por cima do antigo e este novo grub vai incluir todas as distribuições que encontrou pelo computador.

Eu por exemplo tenho várias distribuições instaladas no meu computador, uma delas no meu disco principal e várias no disco secundário. No entanto, tudo isto são partições, a única coisa que me tive de preocupar foi instalar o grub no disco principal. ;)

Se depois precisar de reorganizar o menu do Grub, basta usar este gestor:


Grato pela explicação, essa era exatamente a dúvida, irei usar o Grub Customizer para tirar os memtest, vão surgir bastante.

Cristian, sobre formatar o disco digo que é um mito bem antigo, sobre as partições não sei opinar corretamente. Mas em toda vida do meu HD, que deve ter seus 3 ou 4 anos deve ter passado por no mínimo 60 formatações. Até agora está tudo belezinha, e olha que já foi particionado tranquilo. Saúde OK e nenhum dano qualquer ao longo desse tempo.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Dúvida estranha.

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 14 de Setembro 2013, 15:12

@Core, peço-lhe agora que altere o título para incluir a tag [Resolvido], assim mantemos o forum mais organizado. Já agora, agradecia que fosse mais concreto no título. Em vez de "dúvida estranha", considere pôr por exemplo: "Como instalar várias distros em várias partições", ou algo do género! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida estranha.

Mensagempor Core » Sáb, 14 de Setembro 2013, 15:55

Claudio Novais (14-09-2013, 15:12) escreveu:@Core, peço-lhe agora que altere o título para incluir a tag [Resolvido], assim mantemos o forum mais organizado. Já agora, agradecia que fosse mais concreto no título. Em vez de "dúvida estranha", considere pôr por exemplo: "Como instalar várias distros em várias partições", ou algo do género! ;)


Perfeitamente editado, grato a ajuda dos 2 ;).
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes

cron