Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:54 Pesquisa avançada

Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor José Craveiro » Seg, 17 de Outubro 2011, 21:53

A usá-lo neste momento no Vbox, ainda não entrei muito nele, mas já dá para apontar algo.

A já falada "Aparência" que perdeu a versatilidade algures..., será que a encontrará? 8)

LibreOffice com designação de BrOffice, é curioso porque encontrei ícones dos aplicativos com a designação de LibreOffice!

Um pormenor para muitos (eu incluído) importante é que o Corrector ortográfico não adiciona novas expressões consideradas correctas para "Standard".
A menos que criemos um dicionário nas definições de idioma, a função de adicionar só funciona em Standard se baixarmos a extensão do pacote português-Portugal em http://pt.libreoffice.org/dicionarios/ abrindo o ficheiro (direito do rato) em "Abrir com BrOffice"; definindo o processo, ir a Ferramentas/Opções/definições de idioma/Auxiliares de escrita e colocar o visto em "Standard". Por fim dar OK e reiniciar o LibreOffice.

Como será para desinstalar completamente um programa com a ausência do synaptic? O Centro de programas dará bem conta do recado?

Visualmente e funcionalmente o Unity está mais convidativo, mas só as utilizações seguintes podem determinar se esta simples conclusão tem pernas para andar e acredito que sim. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Ubuntu 11.10

Mensagempor Carvalho » Ter, 18 de Outubro 2011, 16:30

Fiz atualização do ubuntu 11.10 a partir do 11.04 num desktop e num notebook. Em ambos os caso não fui bem sucedido. O nautilus não permitia navegar especialmente na atualização feita na maquina onde havia o nautilus elementary. Fiz um backup de tudo e parti para uma instalação limpa. Mesmo assim o unity não funcionou muito bem; é pesado e consome muita memória ram (minha máquina tem 4Gb).
Resolvi usar u shell do gnome. Muito mais rápido e bem mais produtivo. Na minha opinião essa é a melhor interface até este momento.

Carvalho
 
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Outubro, 2011

Re: Ubuntu 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 18 de Outubro 2011, 17:25

Carvalho escreveu:(...) Mesmo assim o unity não funcionou muito bem; é pesado e consome muita memória ram (minha máquina tem 4Gb).
(...)


O meu portátil tem apenas 2GB de RAM e até agora não tenho assim grande coisa a relatar (em termos de grandes consumos de memória), mas também depende do uso que lhe estamos a dar, não é?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor Pedro Lobo » Qua, 19 de Outubro 2011, 0:16

encontrem este artigo: http://morgawr.not-a-number.net/2011/10 ... ve-on-now/

que em parte partilho a opinião

Apesar do Unity no 11.10 estar bastante melhor do que no 11.04, continua a ser algo que não deveria fazer parte do Ubuntu pela sua filosofia

I was 15 when I first got interested in linux, my “old” XP computer was getting too old for my needs and I didn’t have money to buy a new machine (it was a very overheating laptop being used like a desktop). I heard about this “magical” Operating System that was completely free and open, developed by people as hobby… people like me and you… I was intrigued by it and eventually downloaded my first Red Hat cd (there were 5-6 CDs actually). Took me a while to get the install running and got stumped at the partitioning phase.

That’s when I started to doubt myself, wondering if linux was too hard for me and if I should go back to windows and buy a new computer. Then came Ubuntu. I don’t even remember how I found out about it, but I was told it was really user friendly, easy to use and install and nothing could go wrong with it. I grabbed the install disc and successfully managed to get my first linux machine running on my laptop, no serious effort at all.

Back then, they had just changed to the 6.04 version and I had just turned 16. That’s when my windows-less era started, all I had was that machine and I had to learn pretty much everything on how to make it run and work successfully. It wasn’t easy.

We struggled, Ubuntu, we had our troubles. Audio drivers were a pain to install, the wireless support back then was really horrible. We had our fights and arguments, but we eventually made peace again and everything was great.

The following year, 2007, I was hospitalized for 1 month due to liver surgery and all I had to keep me company was that very old laptop with Ubuntu 7.10. You kept me company, Ubuntu, I did not have an internet connection nor any game to download/play, all I had was just an Ubuntu Linux OS and a lot of free time. I spent my time reading documentation, experimenting with code and just tweaking around with the UI and desktop manager.

And on we went, through the years I eventually got a new computer with Windows 7, but I never forgot you. I always had a virtual machine with you in it, 8.04, 8.10, 9.04, 9.10… the years went by.

As I started CS University three years ago I also tried exploring new Linux distributions. First I went with Arch Linux for my netbook. I needed a lightweight distro and you were just too heavy for my eeePC, both in memory and hard disk size. Arch was just perfect, but I didn’t forget you! You were still running 24/7 inside a virtual machine. I also tried Debian on my server, but still… more complex to set up and less user friendly, it wasn’t bad, but you were just better.

And then you changed. I think it was around 9.10/10.04 (I don’t honestly remember): they moved your maximize/minimize/close icons to the left of the window bar. That was a very small and trivial change, which was the precursor of everything bad to come. Suddenly, you weren’t yourself anymore. I had to work against you and your own tools just to bring you back to the way I liked you. Your interface had changed, you were suddenly leeching much more memory than needed, you were becoming bloated.

Everywhere people were complaining about you and I couldn’t do anything, they were right! Some courageous people still liked you, and I envied them, because I didn’t anymore. Just like that childhood friend we’ve all had that started taking drugs, you still love him but you know you can’t do anything about it. You just suffer.

New versions came out, as their usual pace, April and October seemed to come faster than ever and with each new version, new troubles and bloated features appeared. You tried to appeal to a broader audience (nothing wrong with it actually) by becoming another Operating System that just wasn’t you. You started becoming other Operating Systems that I abandoned or didn’t want. I wanted you, not OSX nor Windows.

And then came Unity. That was the end. I tried to like you even like that, with a mask hiding the face of that old friend I used to love, but it was harder than ever. Old programs and applications were hidden from me. You were hiding settings and customization from me. We never had secrets for each other Ubuntu, why start now? Is that when you hit puberty and adolescence? Rebelling against your friend?

I cheated on you, I installed Gentoo. I loved it. I also installed Mint (Debian) and it was great. Both were better than you Ubuntu. Gentoo had that customization I needed and I missed from you. Gentoo could satisfy me where you couldn’t. I was able to decide what to do and when to do it. Mint had that flavor of old you that was just great, and it fit perfectly on my netbook. I didn’t need you anymore Ubuntu. You were my friend, but you turned your back to me and walked away. Just to please a broader (and worse -??-) audience.

Regardless of everything, even with my new friends running alongside you in Virtual Machines, I still came back to you. After all you were easier (partially) to use and set up. I had more experience with you. I couldn’t just say “screw you” and abandon you. I know you wouldn’t have done that to me… would you?

Version 11.10 hit me.

I updated you this evening Ubuntu. And probably for the last time. I launched the update knowing that everything was probably going to end. That awesome journey we had together was probably coming to an end.

And that was it. Update finished and succeeded without any problem, after all you’ve always been good at being stable and easy to use. However, what greeted me wasn’t you. It was a monstrosity. It was a horrible, slow, unintuitive pile of crap. You looked like the worst nightmare I’ve ever had. I heard you also deleted a lot of features you used to love, you even forsook java from your own repositories. Is this for real? Is this the end?

For me, it is. You were a good Operating System. You were an excellent friend and companion. But you aren’t anymore. It’s time to grow up and let old things go. I just hope you’ll be able to please new users and bring them to the open source community like you did with me. You’ve always been good at that, the FOSS community owes you a lot and I do acknowledge that.

But it’s over. I have updated you for the last time. I won’t let myself be fooled again by your developers, there are a lot of other Linux distributions out there, some as user friendly as you are. You don’t deserve all the attention you’re getting worldwide anymore. You used to, just not anymore.

Good riddance Ubuntu. See you in the next life, my friend.
PARA JA COISAS! o meu website pessoal
Avatar do usuário
Pedro Lobo
Redator
 
Mensagens: 191
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 11.10

Mensagempor Cerda » Qua, 19 de Outubro 2011, 0:16

Me desculpem o desleixo, mas alguns benchmarks por aí mostram, inclusive, que a Unity é mais rápida que a Shell. Digo novamente desculpa pela falta de tempo de procurar tais benchs e, como elas já fazem um certo tempo, pode ser que a coisa já tenha mudado com as novas versões. Claro que a diferença sempre não é lá tão grande, só sendo percebível quando vc coloca a máquina sob trabalho pesado.

Na verdade digo isso tudo apenas por estranhar que o OP esteja obtendo boa performance no gnome-shell e não conseguindo utilizar a unity, mais uma vez, mesmo se houvesse diferença, esta não deveria ser tão grande assim.

Se já está a utilizar a Shell é quase certo que a aceleração gráfica já está ativada, então não consigo imaginar por que diabos a Unity não estaria a correr bem para você amigo :\ :\

Cerda
 
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor felipebruni » Qua, 19 de Outubro 2011, 4:56

É tudo uma questão de ponto de vista. Não morro de amores pelo Unity nem pelas ultimas mudanças do Ubuntu, mas ainda vejo muitos pontos positivos. Por baixo dos panos ainda é o Linux que conhecemos. Se a Canonical está "dificultando" o acesso a algumas informações é exatamente para que o Ubuntu continue mantendo sua reputação. Lembrem-se que o o Ubuntu, desde o início do projeto, é desenvolvido para ser fácil e acessível para todos. Pra quem gosta de fuçar, personalizar e outras coisas que o Linux permite, existem "N" distribuições disponíveis. E nada que não possa ser feito no próprio Ubuntu também. Muita gente que não gostou das alterações simplesmente optou pelo Gnome Shell.
Entre erros e acertos a Canonical está se mantendo no caminho certo, dando ao Ubuntu uma identidade própria, vinculando ele cada vez mais a imagem de sistema robusto e fácil, sem esquecer das vantagens do software livre, mas desvinculando (ainda que pouco, e talvez até sem querer) a imagem do Ubuntu da imagem do Linux. PRA MIM (e deixo bem claro que isso é apenas a minha opinião, que pode estar errada e inclusive mudar) o Ubuntu deixou de ser uma distribuição Linux para se tornar um sistema operacional independente baseado no kernel Linux (pra alguns dá na mesma, mas para o usuário final isso é importante).
Tem muito usuário leigo que usa Linux sem sequer saber, como muita gente com aparelhos Android. Acho que a idéia do Ubuntu é fazer as pessoas usarem outro sistema operacional diferente, independente de qual base ele tenha.

felipebruni
 
Mensagens: 8
Registrado em: 06 Outubro, 2011
Localização: Curitiba/PR

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Outubro 2011, 1:40

Gostei muito do seu ponto de vista felipebruni! Acho-o acertado e realmente, vendo dessa maneira, estamos perante algo melhor, que nunca foi alcançado pelo Linux em geral!

Entretanto, infelizmente, apenas não gosto é da escolha de softwares ainda em desenvolvimento prematuro como softwares padrão da distribuição! Custa-me ver bugs a aparecerem quando seriam facilmente evitáveis!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor José Craveiro » Qui, 20 de Outubro 2011, 3:26

Esperava encontrar alguma diferença entre o Gnome Classic e o Gnome Classic (no effects), pensei eu que este último seria exactamente igual ao encontrado na versões anteriores ao 11.04, mas não consegui notar nada de significativo! 8)

Mal abri o Gnome (Shell), mas a primeira impressão foi muito positiva! Ora não teriam que ser iguais, mas um pormenor que me irrita no unity é que o Dash ao apresentar um determinado conjunto de aplicativos, mostra apenas alguns no espaço de uma linha obrigando-nos a procurar os restantes indirectamente; no Shell cada conjunto mostra-se completo o que na minha opinião é muito mais prático. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor Cerda » Qui, 20 de Outubro 2011, 3:29

Muita coisa que o pessoal se queixa, às vezes, nem é decisão do Ubuntu, ou mais precisamente da Canonical. O ubuntu 11.10 é o primeiro a migrar para o gnome 3, e este no momento também é muito limitado. Essa era uma mudança que iria acontecer, cedo ou tarde, afinal o gnome 2 já foi descontinuado. As queixas sobre falta de customização, e performance são comuns numa mudança assim, basta lembrar dos primeiros dias do KDE 4, alguém lembra?? :) Hoje ele está bem robusto e muita gente já recomenda como alternativa ao ubuntu-gnome (quem diria!).

É óbvio que mais opções virão, no futuro. Para aqueles que não conseguem esperar sempre haverá alternativas como o xubuntu, lubuntu, que dizem os fóruns estarem realmente maduros para oferecer uma experiência bastante próxima ao gnome 2.

Cerda
 
Mensagens: 43
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Deixe sua Opnião sobre o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot

Mensagempor José Craveiro » Qui, 20 de Outubro 2011, 3:43

Cerda » Qui Out 20, 2011 3:29 am escreveu:
É óbvio que mais opções virão, no futuro. Para aqueles que não conseguem esperar sempre haverá alternativas como o xubuntu, lubuntu, que dizem os fóruns estarem realmente maduros para oferecer uma experiência bastante próxima ao gnome 2.


Ainda há poucos dias estava para testar o Lubuntu, apenas a falta de disponibilidade suficiente me impediu de o fazer! :\

Confesso que sou daqueles que independente de certas críticas menos positivas que coloque, isso nunca reflecte uma mudança imediata em caso de alternativa. Também sou um pouco determinado a defender certas coisas que pelo menos a médio prazo se prevejam melhorias daí que continuo tentando a cada momento tentar perceber o porquê de algo que à primeira vista discorde ou não goste.
Talvez as minhas expectativas em relação às características desta versão 11.10 tenham sido pouco pensadas e daí alguma desilusão, mas isto é um primeiro impacto e o meu bom senso indica-me que não deve ser levado muito a sério pelo menos para já. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

cron