Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 18:49 Pesquisa avançada

Compatibilidade do Linux? [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 17:54

Emanuel A. Leite (14-04-2013, 16:37) escreveu:Eu ainda não entendi sobre a resposta de Luis.

Luis Cardoso escreveu:Refere que o Windows Update está com problemas. Por acaso sabe se ele não esteve a efectuar uma actualização antes de tentar instalar o Ubuntu. É que se tal tiver ocorrido, o Windows bloqueia o acesso ao disco, impedindo a sua utilização... Verifique se isso não ocorreu!


Alguém me explica? Obrigado pela ajuda. :)

É assim, lembra aquele ecrã quando manda encerrar dizendo para não desligar que está a instalar actualizações? Depois disso, não pode instalar o Ubuntu, porque o Windows bloqueia o acesso ao disco! Terá de voltar a ligar para o Windows, onde verá aquela tela indicando que está a configurar as actualizações, que aparece antes da tela de login.

Depois de feito aquele procedimento, o Windows solta o disco, assim, poderá desligar o Windows (na esperança que ele não vá instalar novamente actualizações -- odeio quando me faz isto) e já poderá instalar o Ubuntu.

Mas não me pergunte mais sobre Windows, desde que me mudei para Linux, não tenho tido grande interesse em explorar o mesmo, ao ponto de poder dar soluções para este ou aquele problema... Sei que o problema que indiquei existe, porque na altura tinha o Linux instalado em Dual Boot, precisei de aceder à partição onde tinha o Windows, para ir buscar alguns ficheiros, e acabei por perder horas, indo ao Windows, porque o sistema da M$ tinha trancado a partição para evitar corrupção de ficheiros, dados e configurações relativas à actualização!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 14 de Abril 2013, 19:43

Na verdade ele não tranca nada, acho eu!! Não sei em específico o que acontece com as atualizações, mas há situações que a Microsoft aplica uma maneira de desligar diferente, engenhosa e até interessante. Não censuro pois é engenhosa e deve agilizar o processo de arranque.

O que acontece? Basicamente cada ficheiro que temos está guardado no disco, espalhado por esse espaço imenso. Bom, cada ficheiro não tem barreiras a delimitá-lo, ele está lá simplesmente. Então como se encontra um ficheiro? Existe uma tabela de dados no disco que define a localização (as delimitações) do ficheiro no disco. Assim ao ler um ficheiro, vê-se onde está e que zona ele está e carrega-se com uma determinada maneira de o ler através da extensão que o define.

Ora essa tabela de dados, no caso específico do windows, só está materializada no disco (efetivamente gravada) quando o sistema desliga realmente. Até lá a tabela que está no disco está desatualizada, pois a verdadeira (provavelmente!) está em memória ou algo do género. Daí que se se desligar o computador pela ficha ele possa pedir para fazer o scandisk. Pelo mesmo motivo, se desligarmos o computador pela ficha o Ubuntu irá detetar que a coisa não ficou direita. E o mesmo acontece quando hibernamos ou escolhemos o boot rápido. Sobre as atualizações, eu apostava em algo muito similar.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 21:25

Claudio Novais (14-04-2013, 18:43) escreveu:Na verdade ele não tranca nada, acho eu!! Não sei em específico o que acontece com as atualizações, mas há situações que a Microsoft aplica uma maneira de desligar diferente, engenhosa e até interessante. Não censuro pois é engenhosa e deve agilizar o processo de arranque.

O que acontece? Basicamente cada ficheiro que temos está guardado no disco, espalhado por esse espaço imenso. Bom, cada ficheiro não tem barreiras a delimitá-lo, ele está lá simplesmente. Então como se encontra um ficheiro? Existe uma tabela de dados no disco que define a localização (as delimitações) do ficheiro no disco. Assim ao ler um ficheiro, vê-se onde está e que zona ele está e carrega-se com uma determinada maneira de o ler através da extensão que o define.

Ora essa tabela de dados, no caso específico do windows, só está materializada no disco (efetivamente gravada) quando o sistema desliga realmente. Até lá a tabela que está no disco está desatualizada, pois a verdadeira (provavelmente!) está em memória ou algo do género. Daí que se se desligar o computador pela ficha ele possa pedir para fazer o scandisk. Pelo mesmo motivo, se desligarmos o computador pela ficha o Ubuntu irá detetar que a coisa não ficou direita. E o mesmo acontece quando hibernamos ou escolhemos o boot rápido. Sobre as atualizações, eu apostava em algo muito similar.

Na realidade, em caso de falha, o Windows (tal como o Linux), fazem a leitura de uma flag no registo do disco (nada de registos em disco), que normalmente é usada para notificar que o Sistema está a mandar fechar o disco. Ora, se a energia falha, essa flag não foi accionada. Logo ao iniciar, se o registo do disco diz que este está ligado na hora em que o Sistema o manda ligar, é sinal de que o mesmo não fora "removido em segurança".

Já no caso das actualizações do Windows, quando eu referi que era bloqueada a partição do Windows durante a actualização, é porque o Windows escreve assinalando na tabela de partições, que a partição X, Y ou Z, tem o "lock" activo, o qual requer uma chave para desbloquear. Ora, como o Linux não fornece essa chave, apenas vê a partição, mas não a pode carregar, por não estar autorizado. Mas ao iniciarmos com o Windows, o Boot como detém a chave, consegue assim abrir a partição e assim saber o que estava a fazer! O mesmo deve acontecer quando Hiberna...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 14 de Abril 2013, 21:28

Não sei como é agora. Os sintomas do Windows Seven e do XP eram exatamente iguais se: hibernasse; ou desligasse o computador da eletricidade.

Refiro-me a sintomas do erro apresentado no Ubuntu. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 21:35

Claudio Novais (14-04-2013, 20:28) escreveu:Não sei como é agora. Os sintomas do Windows Seven e do XP eram exatamente iguais se: hibernasse; ou desligasse o computador da eletricidade.

Refiro-me a sintomas do erro apresentado no Ubuntu. ;)

É como tenho descrito, é o chamado "Lock" (tranca) por software. Tal como acontece com os leitores de MP3 que possuem um botão próprio só para trancar, evitando que o utilizador mude de música ou o desligue por acidente... Mas neste caso do leitor MP3, é por hardware, mas o que acontece no Windows durante as actualizações e hibernação, é algo semelhante!

Também é possível fazer o mesmo na pen USB ou discos externos para proteger dados!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 21:43

Claudio Novais (14-04-2013, 20:36) escreveu:Wikipédia -> Mutex! ;)

Bolas, os informáticos têm nomes diferentes para tudo e mais alguma... Como é que vocês conseguem decorar todos estes termos? 8| o.0
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 14 de Abril 2013, 21:45

Isto não é um simples termo, é das coisas mais importantes que pode existir no mundo da informática com dados sólidos. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 21:51

Claudio Novais (14-04-2013, 20:45) escreveu:Isto não é um simples termo, é das coisas mais importantes que pode existir no mundo da informática com dados sólidos. ;)

Se o é em informática, imagina no hardware, em que passamos a vida a fazê-lo... E quando se calha com um deadlock... É uma dor de cabeça... Por exemplo, um simples comando em C:
Código: Selecionar todos
for(;;);

Pode gerar um bruto deadlock (nem com brownout reset se lá vai) que nem te passa pela cabeça... Já o seguinte comando, que faz o mesmo:
Código: Selecionar todos
while(1);

Não causa esse problema!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Dom, 14 de Abril 2013, 23:56

Funcionou pessoal! :) Não sei como, mas funcionou.

Mas deu um erro aqui e vou precisar da ajuda de vocês, foi um erro interno que não consigo resolver, já que sou iniciante nessa área. :(

Obrigado. Podem encerrar o tópico.
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 87 visitantes