Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 1:32 Pesquisa avançada

Grub-problemas instalação ubuntu 12.04 [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Grub-problemas instalação ubuntu 12.04 [RESOLVIDO]

Mensagempor fsantana » Sex, 12 de Abril 2013, 23:36

Boas.
Peço desculpa mas preciso da vossa ajuda.
Instalei a versão ubuntu-12.04 em dualboot com o windows7, e após ter procedido às respectivas partições, e antes de reiniciar o PC - sacaram-me a pen usb!
Forcei novamente a reinstalação e como já estavam definidas as 3 partições (/, swap e /home) instalou tudo nos sítios correctos.
Após isso verifico ter sido criada no grub uma linha (3a.) "Previous Linux Versions".
Já entrei e verifiquei que debaixo daquela opção estão as duas primeiras linhas do grub - a primeira que corresponde à entrada normal e a segunda como entrada para modo de recuperação tal como aparece no grub e onde também está a opção para o Windows7.
Já entrei no windows7 e está a funcionar, sem qualquer problema.
A minha questão (e porque se trata de uma duplicação desnecessária) era saber o porquê daquela linha e caso possível saber a forma de a eliminar.
Obrigado desde já o vosso apoio.
Abraço.
Editado pela última vez por fsantana em Dom, 28 de Abril 2013, 19:40, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Grub - problemas instalação ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Abril 2013, 23:46

@fsantana, dentro das Previous Linux versions, não tem diferentes números de Kernel?

É que quando você faz atualizações do Ubuntu e instala um novo Kernel (a parte mais importante do Ubuntu, o verdadeiro Linux), como ele é muito importante não são removidas as versões anteriores para o caso da nova atualização não funcionar.

Ora o que acontece é que a nova atualização toma lugar da antiga no Grub e antiga vai para essa secção, das versões antigas. Isto é bom pois o kernel é constituído por muitos drivers e por vezes um novo kernel tem problemas com drivers. Ora a solução imediata e temporária, é utilizar o kernel anterior que funcionava bem. E isso é feito acedendo a essa secção "Previous Linux Versions".

Aliás, com o passar do tempo, você começa a ter muitas versões de Kernels antigas. Como não precisa delas todas, aliás só precisa de uma e se quiser pode até ficar com outra como uma espécie de backup, muitas vezes até se recomenda apagá-las. Ora veja este artigo:

Entretanto, apenas para você ter uma noção verdadeira, eu tenho preguiça em apagar essas versões antigas, e no meu caso eu tenho várias, ora veja:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Grub - problemas instalação ubuntu 12.04

Mensagempor fsantana » Sáb, 13 de Abril 2013, 0:57

Claudio Novais (12-04-2013, 22:46) escreveu:@fsantana, dentro das Previous Linux versions, não tem diferentes números de Kernel?

É que quando você faz atualizações do Ubuntu e instala um novo Kernel (a parte mais importante do Ubuntu, o verdadeiro Linux), como ele é muito importante não são removidas as versões anteriores para o caso da nova atualização não funcionar.

Ora o que acontece é que a nova atualização toma lugar da antiga no Grub e antiga vai para essa secção, das versões antigas. Isto é bom pois o kernel é constituído por muitos drivers e por vezes um novo kernel tem problemas com drivers. Ora a solução imediata e temporária, é utilizar o kernel anterior que funcionava bem. E isso é feito acedendo a essa secção "Previous Linux Versions".

Aliás, com o passar do tempo, você começa a ter muitas versões de Kernels antigas. Como não precisa delas todas, aliás só precisa de uma e se quiser pode até ficar com outra como uma espécie de backup, muitas vezes até se recomenda apagá-las. Ora veja este artigo:

Entretanto, apenas para você ter uma noção verdadeira, eu tenho preguiça em apagar essas versões antigas, e no meu caso eu tenho várias, ora veja:


Cláudio, obrigado pela sua resposta.
De facto as versões de kernel que se encontram nas Previous Linux Versions (3.2.0-23) são diferentes das referidas no Grub (3.2.1-40).
Logo, e pelo exemplo que me dá relativamente ao seu caso (Grub) - e, dado que não é de todo incómodo "conviver" com aquela referência, vou mantê-lo por mais algum tempo, não vá dar-se o caso de vir a ter necessidade na sua utilização.
O tópico teve a finalidade de apurar o porquê daquela situação, e caso de todo fosse importante removê-lo saber de que forma o poderia fazer.
Obrigado pela sua ajuda.
Cumprimentos.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Grub - problemas instalação ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 13 de Abril 2013, 1:18

Remover? De forma alguma! É uma curiosidade interessante que agora outras pessoas poderão ver. Sejam os utilizadores do Forum do Ubuntued, sejam os utilizadores que vierem do google com a mesma dúvida! ;)

Sobre o 3.2.0-23, esse provavelmente era o que vinha no CD (ou penUSB) que você usou para instalar. E o 40 é o Kernel atual, tal como pode ver pela imagem que mandei também! ;)

Sobre aparecer, para mim, não me afeta rigorosamente nada. No entanto, você tem duas soluções:
  • Se o kernel atual funciona, apague o outro;
  • Reorganize as entradas à sua maneira através do Grub-Customizer:
    Essa reorganização poderá ser movendo o que não interessa para baixo ou para dentro de um submenu; ou então poderá esconder mesmo estas entradas. Se um dia precisar de aceder a um outro kernel, visto que não tem estas entradas, não é o fim do mundo! Você pode recuperá-las com um Ubuntu em modo Live!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes