Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 11:42 Pesquisa avançada

Instalação ubuntu versão 12.04 em PC com Windows7[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Instalação ubuntu versão 12.04 em PC com Windows7[RESOLVIDO]

Mensagempor fsantana » Dom, 24 de Março 2013, 16:26

Boas.
Sou há algum tempo vosso visitante e estou farto de ler mas nunca encontrei qualquer situação semelhante à que me está a ocorrer.
Daí vir sujeitar à vossa apreciação no sentido e fruto da vossa experiência tentar obter ajuda para ultrapassar o problema que se me está a deparar.
Nunca tive instalada qualquer versão do ubuntu, logo peço desculpa se disser algo menos correcto.
Já tentei instalar a versão 12.04.2 ou mesmo a versão 12.10 quer seja a partir do W7 com o ficheiro do cd live (wubi.exe) quer seja no arranque do PC a arrancar com o CD (12.04.2) ou DVD (12.10).
Neste ultimo caso o ecrã fica magenta vê-se a progressão da instalação mas depois aborta e dá os seguintes erros que passo a reportar:

"ata_id(279):HDIO_GET_IDENTITY failed for '/dev/sdc':Invalid argument"
"ata_id(298):HDIO_GET_IDENTITY failed for '/dev/sde':Invalid argument"
"BusyBox v.1.19.3 (Ubuntu1:1.193-7ubuntu1) built-in shell (ash)"
"Enter 'help' for a list of built_in commands"
(initramfs) Unable to find a medium containing a live file system"

Tenho um PC s/marca, com o seguinte hardware:
- Processador Intel(R) Core(TM)2 CPU 6600 @ 2.40Ghz 2.40Ghz
- Memória instalada (RAM) 3,50GB (3,00GB utilizável)
- Windows 7 Ultimate + Service Pack 1, Sistema Operativo de 32 bits.
- Board ASUS P5QL-E
- Placa Gráfica NVIDIA GeForce 210
- Unidade CdRom LG (HL-DT-ST) DVDRAM GSA 4040B
Discos Externos
- 2 Discos Externos WD 2TB + 1TB
- 1 Disco Externo SAMSUNG 400LD, USB-Ethernet
Discos Internos
- 1 QUANTUM Fireball, KA9.1, IDE, 9GB
- 1 Disco SAMSUNG 103UJ, SATA, 1TB (particionados em 4 part.)
- 1 Disco SAMSUNG 103UJ, SATA, 1TB (particionados em 2 part.)
- 1 Impressora multifunções EPSON, Stylus SX600FW
Desculpem a descrição exaustiva, mas o mesmo poderá facilitar qualquer solução para a anomalia que estou a reportar.
Sem mais muito agradeço qualquer ajuda que me permita ultrapassar o problema aqui descrito.
Bem hajam.
Editado pela última vez por fsantana em Sáb, 30 de Março 2013, 0:55, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 24 de Março 2013, 19:50

Já experimentaste arrancar o computador pelo cd em vez do wubi.exe?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Dom, 24 de Março 2013, 19:57

Sim como podes verificar aludia a esse facto.

"Já tentei instalar a versão 12.04.2 ou mesmo a versão 12.10 quer seja a partir do W7 com o ficheiro do cd live (wubi.exe) quer seja no arranque do PC a arrancar com o CD (12.04.2) ou DVD (12.10)."

Obrigado de quqlauer forma.
Se te ocorrer algo - não hesites.
Já estou desgastado com este problema.
Abraço.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 24 de Março 2013, 20:30

fsantana (24-03-2013, 18:57) escreveu:Sim como podes verificar aludia a esse facto.

"Já tentei instalar a versão 12.04.2 ou mesmo a versão 12.10 quer seja a partir do W7 com o ficheiro do cd live (wubi.exe) quer seja no arranque do PC a arrancar com o CD (12.04.2) ou DVD (12.10)."

Obrigado de quqlauer forma.
Se te ocorrer algo - não hesites.
Já estou desgastado com este problema.
Abraço.


Tenta fazer o boot pelo lice cd de raiz e nao pelo wubi.exe
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 24 de Março 2013, 23:46

Se correr o CD/DVD no formato Live, isto é, sem ir directo para a instalação, o que acontece? É carregado todo o ambiente normalmente?

Outra questão, o Windows não esteve a instalar actualizações antes de se meter a tentar instalar o Ubuntu, pois não? É que o Windows tende a bloquear o acesso ao disco se tiver em processo de actualização (o típico desligar que carrega as actualizações até os 33~35% e depois no próximo arranque continua dos 33~35 para cima...).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 12:31

Atualizações e Hibernar afetam sim o estado dos discos.

Em todo o caso, pelo que vi na Internet, esse problema é comum nos discos externos da Western Digital. Sinceramente não faço a mais pequena ideia do porquê.

Por isso a minha sugestão será simplesmente não arrancar o Ubuntu com esses discos ligados (pelo menos durante o boot do instalador). Depois quando o Ubuntu já estiver instalado, veja se o problema continua a aparecer (é possível que sim).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 25 de Março 2013, 15:37

Claudio Novais (25-03-2013, 11:31) escreveu:Atualizações e Hibernar afetam sim o estado dos discos.

Em todo o caso, pelo que vi na Internet, esse problema é comum nos discos externos da Western Digital. Sinceramente não faço a mais pequena ideia do porquê.

Por isso a minha sugestão será simplesmente não arrancar o Ubuntu com esses discos ligados (pelo menos durante o boot do instalador). Depois quando o Ubuntu já estiver instalado, veja se o problema continua a aparecer (é possível que sim).

Eu tenho apenas discos externos da WD (um de 3.5" com alimentação externa e outro de 2.5" com alimentação via USB) e nunca tive problemas desses, e uso-os em diversos computadores com configurações diversificadas! No meu caso, uso-os como Discos de Backup!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 25 de Março 2013, 16:48

Luis Cardoso (25-03-2013, 14:37) escreveu:
Claudio Novais (25-03-2013, 11:31) escreveu:Atualizações e Hibernar afetam sim o estado dos discos.

Em todo o caso, pelo que vi na Internet, esse problema é comum nos discos externos da Western Digital. Sinceramente não faço a mais pequena ideia do porquê.

Por isso a minha sugestão será simplesmente não arrancar o Ubuntu com esses discos ligados (pelo menos durante o boot do instalador). Depois quando o Ubuntu já estiver instalado, veja se o problema continua a aparecer (é possível que sim).

Eu tenho apenas discos externos da WD (um de 3.5" com alimentação externa e outro de 2.5" com alimentação via USB) e nunca tive problemas desses, e uso-os em diversos computadores com configurações diversificadas! No meu caso, uso-os como Discos de Backup!


Eu tenho um disco da marca wdc e do mesmo modelo em cada portatil e nunca tive problemas
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 25 de Março 2013, 19:07

Eu também tenho, atenção! ;)

Mas, sugiro isso. Se funcionar, perfeito! Se não funcionar, teremos de averiguar melhor! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Ter, 26 de Março 2013, 1:42

Boa noite.
Em primeiro lugar o meu muito obrigado a todos que de uma forma ou de outra tentaram explorar as várias hipóteses de solucionar o problema que havia reportado, dando as dicas possíveis, à situação anómala e que me impedia a instalação do Ubuntu em "parceria" com o W7 no meu PC.
Após várias tentativas, das quais me estavam a deixar completamente desesperado - eis que por um acaso formatei uma pendrive e fui ao setup verificar se a BIOS a reconhecia para fazer boot para a instalação do Ubuntu 12.04 LTS - solução encontrada!
Baixei o 'Universal USB Instaler' e transferi a imagem do Ubuntu 12.04 LTS para a pendrive.
Como não seleccionei nenhuma opção correu o Ubuntu da pendrive, e deu para testar (sem instalar o WI-FI) mas também deu para verificar que tenho alguns documentos em Office (Word e Excel) que não abrem, a impressora não consegue ser reconhecida, e alguns filmes em BluRay que em W7 via no KMPlayer no visualizador do Ubuntu não os consigo ver - poderei pensar que esta situação se inverterá após instalação das actualizações que ficaram por fazer.
Reiniciei o PC e voltei a arrancar para desta vez fazer a instalação.
No menu inicial escolhi (Instalar ubuntu no HD) mas quando chegou ao tipo de instalação foi referido não existir qualquer sistema operativo!
Aí saí para ir verificar - mas lá estava ele.
Eu já tinha feito uma partição com o Gestor Computadores/Gestão Discos, em que reduzi o volume de uma partição em 30 GB (numa das 4 partições já existentes do Disco 1) e inadvertidamente dei um OK a uma mensagem que já não posso precisar tendo o disco ficado na cor verde (anteriormente estava azul) como volume simples, mas com 5 partições - terá sido por isso que o ubuntu não reconheceu o W7?
Haverá solução para reverter a situação ou não será necessário?
Se iniciar da opção "Boot do 1º. HD" o Ubuntu conseguirá dar "volta" ao assunto?
Agora estou num dilema - qual a melhor solução para fazer 1 unica partição para "/, /home e swap" ou 3 partições uma para cada categoria na partição de 30GB?
Fazer no W7 ou será preferível fazer com o Ubuntu na instalação a partir da pendrive?
Desculpem mais uma vez, mas preciso (mesmo) de ajuda.
Obrigado.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 80 visitantes