Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 9:08 Pesquisa avançada

Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor samuelcsouza » Sex, 15 de Março 2013, 18:18

HerbertBJR (14-03-2013, 2:35) escreveu:Olá Samuel ! Eu já efetuei diversos testes com a instalação em modo UEFI, e constatei que é necessário a criação de tabela de partição GPT para a instalação em modo UEFI - O que muda de verdadfe em questão de performance, é quando se utiliza ao invés de um HD um SSD, aí sim se nota a diferença no carregamento do sistema, etc. - mas, caso contrário, não vejo o porque de utilizar UEFI a não ser que se vá utilizar HDs com mais de 2.2TB - e também, não há limitações quanto a quantidade de partições a serem criadas (alguns dizem 128 partições primárias) - A UEFI é algo bom, porém, ainda é um pouco recente, e não se tem muito conhecimento a respeito para solucionar problemas !! Eu prefiro continuar com o velho MBR -- não me dá problemas ! Abraços :yeah:


Você tem razão, é necessário a criação de tabela de partição GPT. Como o HD do meu notebook já estava particionada assim não foi necessário criar uma nova tabela. Mas verifiquei que é possível fazê-la pelo Gparted. Decidi fazer o teste porque não tinha nada a perder, se não funcionasse bastava reinstalar no modo Legacy. Por enquanto está correndo tudo bem aqui. Abraços
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 15 de Março 2013, 18:29

Olá @samuelcsouza e @HerbertBJR,

Toda a informação que me derem será importante! Quando eu tiver tempo farei um tópico público para que vocês façam uma revisão crítica e de preferência uma crítica sem medos e bem minuciosa, para que depois o artigo fique todo perfeito.

Entretanto, gostava de saber duas coisas:
  • Características que uma partição desse tipo deve ter; e
  • É preciso fazer alguma coisa numa situação normal vinda de fábrica? Supostamente já vem com a dita partição, certo? Então é preciso fazer o quê mesmo?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor samuelcsouza » Sex, 15 de Março 2013, 21:59

Cláudio, não sei se posso contribuir muito porque sou leigo (não entendo nada de detalhes técnicos), estou apenas relatando um pouco da minha experiência em instalar o Ubuntu em modo UEFI. Em todo o caso, achei esse artigo sobre a tabela GPT, talvez seja útil: http://archlcentral.blogspot.com.br/2012/04/tabela-de-particao-guid-uma-pequena.html
Acredito que os computadores que venham com o Windows 8 instalado já tenham seus HDs formatados em GPT, até porque é necessário para inicializar em modo UEFI.
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 15 de Março 2013, 22:01

Ok Samuel, quando fizer esse artigo eu leio essa referência. Entretanto, na altura que o fizer, vou precisar de screenshots e fotografias. Se depois me puderem fornecer agradeço.

Em todo o caso, não vou fazer isso para já, pois estou sem tempo. Na altura eu pergunto! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor HerbertBJR » Sáb, 23 de Março 2013, 14:17

Claudio Novais (15-03-2013, 21:01) escreveu:Ok Samuel, quando fizer esse artigo eu leio essa referência. Entretanto, na altura que o fizer, vou precisar de screenshots e fotografias. Se depois me puderem fornecer agradeço.

Em todo o caso, não vou fazer isso para já, pois estou sem tempo. Na altura eu pergunto! ;)



Boas Claudio !!! Desculpe-me eu não ter entrado no forum antes, mas é que eu estava adoentado com pneumonia ! Eu tenho para contribuir com o tópico do UEFI uma matéria que eu creio ser de grande valia, segue o link : http://live.campus-party.org/player/loa ... 3b497f7954
Veja o que voce acha, se não for suficiente, me avise, que eu irei buscar mais detalhes ok ?
Abraços :p
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 23 de Março 2013, 15:26

Olá Herbert,

Tive a ver um pouco do vídeo e pareceu-me bem interessante. Não o vou ver agora pois não tenho tempo e também convém ver apenas quanto eu for fazer o artigo.

Em todo o caso, muito obrigado por esta excelente contribuição! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor HerbertBJR » Dom, 24 de Março 2013, 13:25

Claudio Novais (23-03-2013, 14:26) escreveu:Olá Herbert,

Tive a ver um pouco do vídeo e pareceu-me bem interessante. Não o vou ver agora pois não tenho tempo e também convém ver apenas quanto eu for fazer o artigo.

Em todo o caso, muito obrigado por esta excelente contribuição! ;)


Claudio, estou sempre à disposição ! :yeah:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Perguntas sobre o Ubuntu em sistemas UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 8 de Maio 2013, 14:17

Pessoal hoje estarei a fazer o artigo sobre este assunto. Precisava que tivessem pelo fórum para me tirarem algumas dúvidas, visto que não tenho um computador com um sistema UEFI.

Bom, a primeira pergunta que vou fazer nasce do facto de eu ter lido na internet que para arrancar com uma penUSB num computador com UEFI é necessário desligar o SecureBoot. Vocês confirmam isso?

Se efetivamente desligaram o SecureBoot, depois de instalarem o Ubuntu voltaram a ativar o SecureBoot? Isso funciona ou o computador não arranca se instalar o Ubuntu sem SecureBoot e depois da instalação voltar a ativar o SecureBoot?

Agradeço todas as respostas para rapidamente publicar o artigo no Ubuntued! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor laairoy » Qua, 8 de Maio 2013, 14:35

Acabei de ativar o UEFI e o Ubuntu iniciou normalmente.

OBS.: Fiz a instalação do Ubuntu 13.04 com o UEFI desligado.
Avatar do usuário
laairoy
 
Mensagens: 7
Registrado em: 14 Janeiro, 2012
Localização: Maceió/AL - BR

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 8 de Maio 2013, 15:21

UEFI ou SecureBoot desligados, laairoy?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes

cron