Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 5:37 Pesquisa avançada

Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor samuelcsouza » Sex, 1 de Março 2013, 2:35

nuno_nunes escreveu:
samuelcsouza (01-03-2013, 0:24) escreveu:Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas.
Comprei um notebook que veio com o famigerado windows 8 e o secure boot. Como não irei utilizar o windows para nada (e nem quero), vou removê-lo e instalar o Ubuntu. Minhas dúvidas são as seguintes: é melhor instalar no modo UEFI ou no modo Legacy para o boot? E instalando no modo UEFI, serei obrigado a utilizar o secure boot?
Pensei em instalar no modo Legacy porque funciona como a antiga BIOS, mas fiquei pensando se não teria vantagens em usar o UEFI.
Obrigado!


Qual é a marca e modelo do notebook

Pode usar o ubuntu 12.10 em modo UEFI


Olá nuno_nunes, tudo bem?
O modelo é um Sony Vaio SVE15125CBW. A versão do Precise 12.04.2 também traz suporte ao UEFI.

Claudio Novais escreveu:Sugiro uma leitura do link abaixo, no entanto não acho que isto tenha o futuro 100% promissor, digo só: talvez.
http://superuser.com/questions/383079/w ... -with-uefi

Em todo o caso, creio que ao desligar o UEFI a maior vantagem é poder arrancar facilmente com qualquer penUSB de qualquer distro. Por exemplo atualmente com o UEFI, pelo menos de uma forma normal, você não pode arrancar/instalar o Ubuntu 12.04.

Em todo o caso tudo o que for moderno com os novos boots, arrancam na mesma! ;)


Olá Cláudio, tudo bem?
Obrigado pela dica do link. Vou pensar no que fazer e procurar mais informações.
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 13:46

samuelcsouza (01-03-2013, 1:35) escreveu:
nuno_nunes escreveu:
samuelcsouza (01-03-2013, 0:24) escreveu:Aproveitando o tópico, gostaria de tirar algumas dúvidas.
Comprei um notebook que veio com o famigerado windows 8 e o secure boot. Como não irei utilizar o windows para nada (e nem quero), vou removê-lo e instalar o Ubuntu. Minhas dúvidas são as seguintes: é melhor instalar no modo UEFI ou no modo Legacy para o boot? E instalando no modo UEFI, serei obrigado a utilizar o secure boot?
Pensei em instalar no modo Legacy porque funciona como a antiga BIOS, mas fiquei pensando se não teria vantagens em usar o UEFI.
Obrigado!


Qual é a marca e modelo do notebook

Pode usar o ubuntu 12.10 em modo UEFI


Olá nuno_nunes, tudo bem?
O modelo é um Sony Vaio SVE15125CBW. A versão do Precise 12.04.2 também traz suporte ao UEFI.

Claudio Novais escreveu:Sugiro uma leitura do link abaixo, no entanto não acho que isto tenha o futuro 100% promissor, digo só: talvez.
http://superuser.com/questions/383079/w ... -with-uefi

Em todo o caso, creio que ao desligar o UEFI a maior vantagem é poder arrancar facilmente com qualquer penUSB de qualquer distro. Por exemplo atualmente com o UEFI, pelo menos de uma forma normal, você não pode arrancar/instalar o Ubuntu 12.04.

Em todo o caso tudo o que for moderno com os novos boots, arrancam na mesma! ;)


Olá Cláudio, tudo bem?
Obrigado pela dica do link. Vou pensar no que fazer e procurar mais informações.


A versão 12.10 é 100 % comativel com UEFI e tentei instalar o ubuntu 12.04 e não tive sucesso no UEFI
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Março 2013, 15:03

Creio que o 12.04.2 (o atual ubuntu 12.04) tem suporte uefi.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 1 de Março 2013, 18:46

Claudio Novais (01-03-2013, 14:03) escreveu:Creio que o 12.04.2 (o atual ubuntu 12.04) tem suporte uefi.


A ver vamos
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor samuelcsouza » Ter, 5 de Março 2013, 15:47

Encontrei um artigo interessante sobre UEFI e Linux:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/10/03/uefi-linux/

Nos testes que fiz em meu notebook, notei que o tempo de boot do live-pen do Ubuntu 12.10 em modo UEFI é sensivelmente menor que em modo Legacy. Farei uma instalação em modo UEFI e postarei aqui os resultados.
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 5 de Março 2013, 18:11

samuelcsouza (05-03-2013, 14:47) escreveu:Encontrei um artigo interessante sobre UEFI e Linux:

http://www.aprigiosimoes.com.br/2012/10/03/uefi-linux/

Nos testes que fiz em meu notebook, notei que o tempo de boot do live-pen do Ubuntu 12.10 em modo UEFI é sensivelmente menor que em modo Legacy. Farei uma instalação em modo UEFI e postarei aqui os resultados.


Boa sorte
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor samuelcsouza » Qua, 13 de Março 2013, 16:02

Vou relatar um pouco da minha experiência em instalar o Ubuntu em modo UEFI (com o Secure Boot devidamente desativado). Resolvi instalar a versão 12.04.2 por ser uma LTS (já que este será meu computador de trabalho). Usei como referência as informações desta página: https://help.ubuntu.com/community/UEFI
A primeira coisa que notei foi a necessidade de uma partição específica para o boot UEFI. Pretendia particionar o HD como fiz em meu computador antigo: uma partição para a raiz, uma para a home e uma para o swap. Aqui tive que criar uma partição de 260MB formatada em FAT32 destinada a UEFI (a página recomenda 200MB, mas vi que a partição UEFI que veio com a instalação do windows 8 tinha 260MB resolvi utilizar o mesmo tamanho). Então o HD ficou com quatro partições.
A instalação foi muito simples: quando chegou na parte onde escolhemos como proceder a gravação dos dados no HD (entre instalar lado a lado com uma instalação prévia do windows ou apagar todo o HD e instalar o Ubuntu) escolhi definir manualmente, e automaticamente a partição FAT32 foi destinada a UEFI. De resto foi definir os pontos de montagem de cada partição e mandar instalar.
A instalação foi extremamente rápida (uns cinco minutos) e sem qualquer problema. O boot pelo live pen é sensivelmente mais rápido em modo UEFI que em modo Legacy, porém não senti uma melhora significativa quando o sistema arranca já instalado no HD. As maiores dificuldades são com relação a alguns programas que não tem em versão 64 bits (nenhum essencial) que tive que buscar alternativas. Às vezes dá umas mensagens de erro do compiz dando uma travada no sistema, mas voltando ao normal em alguns instantes. Não sei ainda o que causa isso.
Não senti diferenças visíveis entre o modo UEFI e o modo Legacy. Senti mais em relação às diferenças entre a versão 32 e 64 bits. Considero positiva a experiência com o UEFI, o maior problema é a instabilidade do Precise (que me faz sentir saudades do bom e velho Lucid). Para quem tem dúvidas acho que vale a pena testar uma instalação em modo UEFI.
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor HerbertBJR » Qui, 14 de Março 2013, 3:35

Olá Samuel ! Eu já efetuei diversos testes com a instalação em modo UEFI, e constatei que é necessário a criação de tabela de partição GPT para a instalação em modo UEFI - O que muda de verdadfe em questão de performance, é quando se utiliza ao invés de um HD um SSD, aí sim se nota a diferença no carregamento do sistema, etc. - mas, caso contrário, não vejo o porque de utilizar UEFI a não ser que se vá utilizar HDs com mais de 2.2TB - e também, não há limitações quanto a quantidade de partições a serem criadas (alguns dizem 128 partições primárias) - A UEFI é algo bom, porém, ainda é um pouco recente, e não se tem muito conhecimento a respeito para solucionar problemas !! Eu prefiro continuar com o velho MBR -- não me dá problemas ! Abraços :yeah:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Março 2013, 15:05

Não sabia desse pormenor relativo ao UEFI. Será que podem explicar minuciosamente esse novo aspeto?

É que a ser verdade, preciso de começar a incluir essa informação nos artigos do Ubuntued!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.10 com UEFI

Mensagempor HerbertBJR » Sex, 15 de Março 2013, 1:57

Claudio Novais (14-03-2013, 14:05) escreveu:Não sabia desse pormenor relativo ao UEFI. Será que podem explicar minuciosamente esse novo aspeto?

É que a ser verdade, preciso de começar a incluir essa informação nos artigos do Ubuntued!


Boas Claudio, voce gostaria que explicasse minuciosamente exatamente qual detalhe com respeito ao UEFI, ou pode ser tudo o que se puder explicar a respeito ? :roll:
Avatar do usuário
HerbertBJR
 
Mensagens: 236
Registrado em: 26 Setembro, 2012

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron