Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 12:44 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor hugo.oliveira23 » Qui, 31 de Janeiro 2013, 4:41

Sei que esse título não aparece aqui pela primeira vez, peço perdão, mas das soluções dadas não achei nenhuma que servisse para mim.
Tenho um Hd externo seagate no qual quero instalar o ubuntu, já particionei pela própria instalação do ubuntu, quando instalo o Ubuntu através do cd parece tudo estar ok, quando o computador reinicia, ele já passa direto para o Windows, acessei o boot,tanto dando prioridade de boot ao hd externo, quanto alterando o boot manualmente para abrir pelo hd externo, e o ubuntu não carrega, não aparece nada, é como se eu estivesse dando boot em um hd vazio. Já reinstalei o ubuntu e nada mudou, na verdade quando vou reinstalá-lo ele reconhece que já está instalado, perdoe-me se minha dúvida é estúpida mas sou leigo no assunto.

hugo.oliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Janeiro, 2013

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor miles_maverick » Qui, 31 de Janeiro 2013, 14:05

Gravou o Grub na MBR do HD Externo?
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor hugo.oliveira23 » Qui, 31 de Janeiro 2013, 22:20

Desculpe-me, sou leigo, MBR? Mas o Grub está no HD externo sim.

hugo.oliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Janeiro, 2013

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor miles_maverick » Qui, 31 de Janeiro 2013, 22:32

Sim, a MBR é o Setor do HD que carrega o GRUB.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor hugo.oliveira23 » Qui, 31 de Janeiro 2013, 22:52

Mas como posso ver se a MBR está no HD? É possível ver como um arquivo? Estou fazendo trabalho no Windows e não posso mudar pro ubuntu para conferir os arquivos por ele, mas pelo Ext2explore não achei nenhuma pasta ou arquivo com esse nome não.

hugo.oliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Janeiro, 2013

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 16:16

Cada disco tem um MBR. Basicamente um MBR é O Atalho, é aquela coisa que se se o computador arrancar por esse disco ela será executada. Caso o MBR não tenha nada, o computador escolhe outro perifério para arrancar, por exemplo outro disco ou uma penUSB.

Eu falei do MBR há já bastante tempo num artigo cujos conteúdos não se aplicam a você, mas você poderá ficar a compreender muito melhor o que é o MBR:

Portanto, o que aconteceu aqui, tal como o Miles referiu, foi certamente o seguinte: você ao instalar o Ubuntu provavelmente não instalou no sítio certo o grub, ou se calhar o grub não soube instalar-se no sítio certo.

Se escolheu a maneira manual, na opção a vermelho da imagem ao lado devia ter escolhido o disco externo (e não uma partição desse disco).

Solução para este problema? Sinceramente não sei porque nunca fiz uma coisa destas. Mas posso sugerir duas: a primeira, mais óbvia, é instalar o UBuntu de novo; a segunda é seguir esta solução que não sei se irá funcionar:

Se é iniciante sugiro vivamente que escolha a primeira opção, instalar o Ubuntu. Depois durante a instalação (que recomendo que a faça através de um dos links abaixo) aquando da imagem acima escolha corretamente o disco externo!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor hugo.oliveira23 » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 3:02

Sim, foi manual, mas deixei o disco externo como essa opção sim, mas tentarei instalar de novo para ter certeza. "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização" no caso seria em que MBR instalar o Grub? Assim, a partir do momento em que o Grub instalado na MBR do hd externo, contendo o ubuntu, poder iniciar o windows, eu não poderia instalar o Grub na MBR do meu hd interno no caso de não funcionar a opção de reinstalação do Ubuntu?

hugo.oliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Janeiro, 2013

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 3:17

Pode sim instalar, aliás isso basicamente são as recuperações normais do Grub. No entanto não sei se essas recuperações funciona normalmente num disco externo. Veja aqui uma explicação da recuperação do Grub:
viewtopic.php?f=28&t=2844#p25438

Em todo o caso, você pode também instalar o Grub no próprio disco principal e fica resolvido. Só não sei é se o Grub vai "gostar" de arrancar quando o disco externo não estiver ligado. Eu por exemplo tenho o Grub instalado num disco e tenho outras distribuições instaladas noutro disco. Ao atualizar o grub ele procura por outros sistemas noutras partições e atualiza-se ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor hugo.oliveira23 » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 3:37

Mas fazendo isso não corro risco de ter algum problema com o Windows?

hugo.oliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 31 Janeiro, 2013

Re: Ubuntu 12.04 no HD externo - Sistema não inicia

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 2 de Fevereiro 2013, 4:51

Mexer com windows pode sempre dar algum problema, infelizmente é uma realidade. Mas fazer com que perca as coisas que tem, o risco é muito reduzido mesmo. O pior que pode acontecer é não conseguir arrancar com o windows por não ter o MBR a apontar para o Windows. Mas para isso você usa o artigo que eu anunciei atrás sobre recuperar o MBR original.

Na minha opinião se não quer juntar o ubuntu no Windows, sugiro que volte a experimentar instalar então o ubuntu no disco externo e tenha em atenção a situação do MBR. Se as coisas ficarem corretamente instaladas, ao você escolher na BIOS para arrancar pelo USB, o disco externo terá de inevitavelmente arrancar. Caso contrário das duas uma: ou o computador não arranca por USB (há computadores antigos, com 10 ou mais, que podem ter este problema); ou então o disco não contém MBR (?) e aí terá de fazer uma instalação via uNetBootin.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes