Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 13:13 Pesquisa avançada

Resolvido conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 15:17

Desculpem eu não ter lido esta conversa, mas reparei que referiu que tem pouca memória que o pc é velhote. Não fui ver qual é o sistema, mas para computadores mais antigos, nomeadamente com pouca memória, não recomendo a utilização do Ubuntu normal (o Ubuntu com o ambiente gráfico Unity), uma vez que é um sistema pesado.

Em termos de usabilidade (qualidade/facilidade de utilização) o Ubuntu com o Unity possivelmente é a melhor escolha para novos utilizadores do mundo digital, no entanto, uma vez que o sistema vai ficar lento com computadores mais antigos, não recomendo. Talvez um XFCE seja a melhor opção! Ou seja, instale o Xubuntu, ou então após instalar o Ubuntu, faça isto:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 15:30

Claudio boas
vou instalar o Mint 14 mate
o pc é um p4 com 1 ram
obrigado
um forte abraço e continuação de um bom final de semana
aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Jeferson Oliveira » Dom, 9 de Dezembro 2012, 10:17

Bom com poucos recursos usar o ubuntu realmente deixara seu sistema lento. Xubunto e o lubunto saum boas opcoes, porem o lxde ou o lubunto sao um pouco mais espartanos q o xubuntu ou o xfce. Se for pra usar o LXDE como ambiente padrao eu jah optaria pelo Debian ao inves do ubuntu, pois o Debian eh mais estavel e menos consumista de ram q o ubuntu e seus derivados, porem muito espartano. Se vc tem.menos de 1,5Gb de ram e nao tem placa de video a coisa complica um pouquinho mais para quem esta iniciando no mundo linux, mas se vc quer se aprofundar mesmo nesse mundo, certamente o Debian o fara aprender mais rapido, na marra mas vai. Esperimemte quantas distros puder, pois cada uma tem uma filosofia e objetivo diferente XD
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Dom, 9 de Dezembro 2012, 12:36

Boas,
O prometido é devido,como tal venho dizer-lhos como correu a reinstalação de raiz do Mint 14 Mate no meu pc velhote(Pentium 4 3GHZ 1G de ram gráfica ati extreme x300).
segui o tutorial que o Claudio me disponibilizou aqui no forum e seguiu á risca o hd com 2 partições como manda a lei e tudo correu maravilhosamente bem só não consegui reparar a tal situação de erro na BIOS( "Error mounting system-managed device /dev/fd0: Command-line `mount "/media/floppy0"' exited with non-zero exit status 32: mount: block device /dev/fd0 is write-protected, mounting read-only
mount: /dev/fd0: can't read superblock")apesar de eu ter desligado na BIOS o tal Floppy(disquete) o comando que o claudio me disponibilizou para reparar esta situação não consegui executar no terminal pelo seguinte diz-me a seguinte mensagem "not found"não encontrado,
quanto ao desempenho do pc está fluido não trava corresponde bem mesmo quando rolo um video,ou musica,sem qualquer tipo de problemas
no entanto vou adquirir uma gráfica melhor que um colega me vai dar (GF8400)sempre é melhor penso eu,referente á ram estou á espera que a loja pixmania me entregue
estou muito satisfeito.
agradeço a todos vós que contribuíram para que fosse possivel tudo dar certo e por terem-me aturado este chato
muito obrigado do fundo do coração
aceitem os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Dezembro 2012, 16:28

Fernando Couto (09-12-2012, 11:36) escreveu:segui o tutorial que o Claudio me disponibilizou aqui no forum e seguiu á risca o hd com 2 partições como manda a lei e tudo correu maravilhosamente bem só não consegui reparar a tal situação de erro na BIOS( "Error mounting system-managed device /dev/fd0: Command-line `mount "/media/floppy0"' exited with non-zero exit status 32: mount: block device /dev/fd0 is write-protected, mounting read-only
mount: /dev/fd0: can't read superblock")apesar de eu ter desligado na BIOS o tal Floppy(disquete) o comando que o claudio me disponibilizou para reparar esta situação não consegui executar no terminal pelo seguinte diz-me a seguinte mensagem "not found"não encontrado,


Olá Fernando,

Artigo que eu recomendei não explica como mudar isso na BIOS. Você tem a certeza que desligou pela BIOS? Você tem de fazer algo equivalente ao explicado no ponto 6 deste link:
Imagem



Em todo o caso, se você não conseguiu fazer isso pela BIOS e quer fazer da maneira explicada no artigo que eu recomendei, então antes de mais execute o comando abaixo e mostre o resultado:
ls -l /dev | grep f
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Dom, 9 de Dezembro 2012, 17:34

Olá Claudio
eu penso que sim,porque fiz o que está no tutorial que especificou agora,mas qualquer das formas hoje quando chegar a casa foi verificar para ter mesmo a certeza pois poderia ter-me enganado que é o mais certo, descobri no forum do mint do Brasil que á pessoal também a ter o mesmo problema linuxmint.com.br/forum/t-3585/probleminha-chatinho-com-disquete-resolvido.html,
e que se resolve penso eu desta forma
sudo tee /etc/modprobe.d/blacklist-floppy.conf
sudo rmmod floppy
sudo update-initramfs -u
mas fico aguardar a sua consideração e irei fazer como me recomendar amigo
muito obrigado pela sua sempre valiosa ajuda
um forte abraço
aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 9 de Dezembro 2012, 18:39

Em teoria creio que essa solução poderá funcionar. Em todo o caso, a melhor opção é desligar através da BIOS. Portanto confirme se desligou mesmo na BIOS, aquele "programa" azul que é acessível imediatamente após ligar o computador.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Dom, 9 de Dezembro 2012, 20:53

Claudio Novais (09-12-2012, 15:28) escreveu:
Fernando Couto (09-12-2012, 11:36) escreveu:segui o tutorial que o Claudio me disponibilizou aqui no forum e seguiu á risca o hd com 2 partições como manda a lei e tudo correu maravilhosamente bem só não consegui reparar a tal situação de erro na BIOS( "Error mounting system-managed device /dev/fd0: Command-line `mount "/media/floppy0"' exited with non-zero exit status 32: mount: block device /dev/fd0 is write-protected, mounting read-only
mount: /dev/fd0: can't read superblock")apesar de eu ter desligado na BIOS o tal Floppy(disquete) o comando que o claudio me disponibilizou para reparar esta situação não consegui executar no terminal pelo seguinte diz-me a seguinte mensagem "not found"não encontrado,


Olá Fernando,

Artigo que eu recomendei não explica como mudar isso na BIOS. Você tem a certeza que desligou pela BIOS? Você tem de fazer algo equivalente ao explicado no ponto 6 deste link:
Imagem



Em todo o caso, se você não conseguiu fazer isso pela BIOS e quer fazer da maneira explicada no artigo que eu recomendei, então antes de mais execute o comando abaixo e mostre o resultado:
ls -l /dev | grep f

Amigo Claudio
100 % de razão que você tinha, eu fiz tudo menos o ultimo passo quem sabe sabe meu amigo
problema resolvido
um forte abraço
Aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando Couto
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Seg, 10 de Dezembro 2012, 15:16

Amigos
terminada(penso eu) a minha 1ª fase na entrada no mundo linux que foi a instalação do mint 14 mate que correu maravilhosamente bem com a ajuda do pessoal daqui do blogue, venho vai uma vez recolher informações para entrar na 2ª fase:
o mint 14 mate tem suporte até 2014 penso eu,então quando chegar nessa data tenho que instalar a nova versão?
continuo se ficar nesta versão(mint 14) receber as actualizações?
tenham um bom dia
Aceitem os meus cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 10 de Dezembro 2012, 15:46

Fernando Couto (10-12-2012, 14:16) escreveu:Amigos
terminada(penso eu) a minha 1ª fase na entrada no mundo linux que foi a instalação do mint 14 mate que correu maravilhosamente bem com a ajuda do pessoal daqui do blogue, venho vai uma vez recolher informações para entrar na 2ª fase:
o mint 14 mate tem suporte até 2014 penso eu,então quando chegar nessa data tenho que instalar a nova versão?
continuo se ficar nesta versão(mint 14) receber as actualizações?
tenham um bom dia
Aceitem os meus cumprimentos
Fernando

Se tem apenas suporte até 2014, então a partir da data anunciada, deixará de receber actualizações de segurança, podendo o PC ficar mais vulnerável a ameaças!

Mas fique descansado, até esse fim de vida do Mint 14, pode usar de forma descontraída o seu PC com toda a protecção que os Sistemas Linux lhe podem fornecer! ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 95 visitantes