Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:46 Pesquisa avançada

Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboard

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Ter, 11 de Dezembro 2012, 1:45

Eu neste momento instalei o xfce mas uma das coisa que eu tinha nas definições quando tinha o sistema Unity era que tinha uma opção Detalhes em que conseguia ver se tinha correctamente a placa identificada pelo sistema mas agora com o sistema xfce não encontro. Essa opção foi retirada?
Vou trocar de placa gráfica e já digo o resultado.

Nugas
 
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Novembro, 2012

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Dezembro 2012, 1:48

Detalhes? Não sei o que está a referir, mas os Drivers Adicionais já dizem isso!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Ter, 11 de Dezembro 2012, 2:06

Nesta imagem pode ver que os detalhes de que falo se encontram nas definições. Essa opção detalhes que se encontra no menu definições permite-me ver quais as configurações do meu pc. Usando o sistema xfce quando vou às definições deixo de ver esta opção.


Nugas
 
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Novembro, 2012

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Dezembro 2012, 15:31

Ah isso, por acaso é algo que nunca vou ver. Entretanto, ao ver isso fui dar uma olhada na internet e falam no Mesa-Utils, algo que o Portaro já tinha falado neste link. Experimente fazer o que eles dizem aqui só para ver o que ele passa a dizer:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 20:18

Boas pessoal,

Tenho estado um pouco afastado aqui do fórum mas a minha intenção de me inteirar no linux não desapareceu, ainda para mais quando lançaram recentemente um novo software para telemóvel Ubuntu o que é uma prova que o sistema está a ganhar passos na conquista de mercado tanto em pc como em mobilidade.

Agora ao assunto que me trás aqui e as minhas duvidas que tudo tem haver com o nome deste tópico.

A minha sobrinha tinha o Magalhães a 1ª versão e como partiu o ecrã ( provavelmente comum a muitas crianças que o tiveram ) aproveitei e desmanchei o ecrã e decidi instalar o Ubuntu. O pc já trazia de raiz o Windows 7 home e o caixa mágica uma distribuição portuguesa de Linux. Liguei o pc a um monitor externo.

Agora estou outra vez com a mesma situação após ter instalado o sistema ele não me deixa colocar a resolução ideal para o meu monitor, é como se ele tivesse apenas a funcionar com os drivers universais.
Pelo menos entro na internet e vejo os videos no youtube. Neste momento ainda não instalei nada apenas as atualizações que me foram pedidas.
Outra coisa é que aparece uma mensagem de erro de vez enquando o que deixa a entender que algo não está bem.
Instalei o mesa-utils para quando vou aos detalhes de sistema já me aparece a descrição da gráfica.

Outra coisa no qual tenho duvidas tem haver com os drivers do sistema em geral, por exemplo, no windows basta ir ao gestor de dispositivos para ver se algo falta instalar ( drivers ) mas no linux não sei como se faz.

Quando escrevo o comando lspci | grep 'VGA' dá-me a seguinte descrição: VGA compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics.

Já vi alguns tópicos das dez 1ºs coisas que devemos fazer/instalar após instalar o Ubuntu alguém sugere algum?

Nugas
 
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Novembro, 2012

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 20:39

É unânime uma característica dos drivers das placas de vídeo Intel: são os melhores drivers que há em relação aos da concorrência. A intel trabalha muito com as comunidades Linux, e desde há muitos anos que tem apresentado sempre drivers excelente para Linux. Aliás, o meu computador anterior, que comprei há 7 anos atrás (altura em que o Linux estava longe de ser tão fácil como é agora), eu simplesmente instalei o Ubuntu e usufrui. Não precisei de instalar driver algum. Porquê? tinha uma placa de vídeo Intel!

Os drivers das placas de vídeo intel, na generalidade dos casos vêm já prontos a funcionar. Houve há dois ou 3 anos atrás um modelo de placas de vídeo que caía na blacklist que o Ubuntu trazia. Sinceramente nunca percebi muito bem porquê, mas creio que desde então tudo isso foi resolvido também.

Portanto se precisa de instalar alguma coisa para os drivers da Intel? Duvido muito. No entanto, este repositório inclui (normalmente!) drivers mais atualizados, pode experimentar adicioná-lo e atualizar o seu Ubuntu (dica aplicável apenas para o Ubuntu 12.04):
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update


No entanto não tenho muitas expectativas de que vá fazer diferença primeiro porque poderia fazer mais diferente em hardware atualizado e segundo porque você diz que consegue ter o youtube a funcionar.

Em todo o caso, há sugestões de resolução (um pouco complexas para os utilizadores iniciantes) que talvez funcionem. Dê uma vista de olhos:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 21:50

Então mas se eu tivesse tudo bem instalado não devia ter acesso à resolução máxima do meu ecrã?

E em relação às outras perguntas que fiz?

"Outra coisa no qual tenho duvidas tem haver com os drivers do sistema em geral, por exemplo, no windows basta ir ao gestor de dispositivos para ver se algo falta instalar ( drivers ) mas no linux não sei como se faz."

"Já vi alguns tópicos das dez 1ºs coisas que devemos fazer/instalar após instalar o Ubuntu alguém sugere algum?"

Nugas
 
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Novembro, 2012

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 22:10

  1. A não ser que você tenha andado a instalar outras coisas, em teoria devia funcionar, mas exceções existem, infelizmente. Você instalou alguma coisa antes de experimentar o monitor externo? O monitor externo funcionava bem em live-cd (live-pen)?
  2. Sobre alista de drivers em falta, sinceramente não sei de outra maneira sem ser ver onde aparecer "Unknown device" ao executar este comando:
    lspci

    Em todo o caso, existe uma aplicação chamada "lshw-gtk" que apresenta a informação graficamente, no entanto não é a mesma que o lspci, mas sim a mesma do comando lshw. Bom, fui agora investigar e talvez ela faça o que você pretende saber tal como pode ver pelas duas imagens abaixo. Mas lá está, não lhe posso dar certezas disso porque nunca me deparei com situações dessas de falta de drivers e fosse abrir este programa para ver tal informação. Sobre o programa este artigo apresenta-o:
  3. Eu sugiro ver este e instalar apenas o que achar que precisa (esqueça a Firewall se não pensa em criar servidores ;) ):
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Nugas » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 22:20

Outra coisa que acontece é que de vez enquando dá uma mensagem de erro:

Problema detectado no programa de sistema.

Nugas
 
Mensagens: 61
Registrado em: 09 Novembro, 2012

Re: Duvidas na instalação de drivers da placa gráfica Onboar

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 22:22

@Nugas, é um problema que a mim também me irrita bastante. Basicamente a maioria dos programas são desenvolvidos por pessoas pelo mundo inteiro e não pela Canonical. Ora cada um manda os seus outputs que quiser.

Nas últimas versões do Ubuntu, este tem trazido uma aplicação que normalmente só vinha ativa nas versões do Ubuntu não-finais (em desenvolvimento). Essa aplicação, chamada Apport, basicamente notifica os utilizadores de que determinada aplicação deu erro e pede para enviar relatório. No entanto, muitas vezes são apenas outputs de controlo que os programadores põem.

Exatamente por causa disso a minha recomendação é sempre desligar o Apport. Como fazer? Veja aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron