Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 22:12 Pesquisa avançada

É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 18:02

João Cláudio (23-10-2012, 17:44) escreveu:Mas, você sabe explicar isso Cláudio? O fato de só aceitar expandir se tiver lado a lado com a partição que será reduzida?


É normal. Pense assim: você tem uma régua dividida em partes, por exemplo com elásticos. Se você quiser aumentar uma das divisões, você puxa os elásticos para o lado. Tão simples quanto isto! ;)

Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 18:16

Confirmadíssimo miles_maverick! :yeah:

getufu, se puder ponha este procedimento logo no seu primeiro post editando-o para quem quiser ter a resposta rapidamente!

Procedimento para formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional



É possível formatar a /home e continuar com o Ubuntu funcional. Para tal, formata-se a partição /home com um liveCD com o Gparted, por exemplo o Ubuntu 12.04.

Depois arranca-se como normalmente com o Ubuntu. Se se fizer login, o Ubuntu não irá conseguir fazer nada pois não tem a pasta do utilizador na partição /home, visto que foi formatada. Para solucionar isso basta:
  1. Arrancar com o Ubuntu;
  2. No login, em vez de o fazer, deve aceder ao tty1, um terminal/ambiente alternativo. Para aceder basta fazer a combinação de teclas CTRL+ALT+F1;
  3. Faça o Login no terminal:
    • Digite o username e dê Enter;
    • Digite a senha e dê Enter;
  4. Escreva o comando seguinte, tendo em conta que deve substituir a palavra USERNAME pelo nome do seu utilizador (o utilizador que fez login acima):
    sudo chown USERNAME /home/USERNAME
  5. Volte ao ambiente do Login, fazendo a combinação de teclas CTRL+ALT+F7;
  6. Faça login como normalmente faz e aguarde pois serão recriadas as pastas de configurações
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 18:21

Pessoal, me desculpem se eu estiver saindo um pouco do tema da minha pergunta, mas eu a fiz mais por dois seguintes motivos:

- Diminuição ou aumento da partição SWAP - Caso eu descubra um tamanho que seja mais adequado às configurações do meu netbook, com relação a desempenho, velocidade, etc. (Só pra ficar claro, meu netbook é um Acer Aspire-1410 3gb de memória, processador Celeron e 250gb de HD).

- Diminuição ou aumento da partição /Home - Aqui que mora o X da questão, pois a partição ideal que imagino pro meu net é:

1. PQSERVICE - cerca de 12gb (quero manter ela pra depois fazer uns testes ou copiar uns drivers, coisa minha mesmo, não quero apagar por enquanto).
2. Windows - para instalação de alguns softwares proprietários e alguns jogos - 30 a 40gb
3. Ubuntu (Raiz) - para uso geral (vai ser o SO que pretendo usar mais) - 20gb
4. Partição extendida, com 3 partições lógicas (as duas restantes do ubuntu e uma ntfs para guardar arquivos, tanto do ubuntu quanto do windows).

É aí que mora minha dúvida, pois pelo que entendi o sistema de arquivos ntfs é completamente legível e editável pelo ubuntu, e tirando alguns programas mais específicos do linux, os formatos de arquivo não diferem muito, e se diferem o ubuntu consegue ler todos, inclusive os do windows. Daí pensei em criar a partição /home apenas para guardar algumas configurações pessoais (no caso de formatação da raíz) e alguns arquivos específicos (que só funcionem em partições do ubuntu, não sei bem como funciona isso ainda), e o resto da grande maioria dos arquivos (fotos, documentos, vídeos, músicas, executáveis do windows) deixaria na partição ntfs, que teria um tamanho notavelmente superior. Tem algo de errado nisso que eu quero fazer?
Avatar do usuário
getufu
 
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor getufu » Ter, 23 de Outubro 2012, 18:32

Pergunta e resposta reeditada, Claudio ;)
Avatar do usuário
getufu
 
Mensagens: 16
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: É possível formatar a /home e a SWAP sem formatar a Raíz

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 19:04

getufu (23-10-2012, 18:21) escreveu:Tem algo de errado nisso que eu quero fazer?

Não vejo entraves, acho que é normal o que você quer fazer. Em todo o caso, existe programas para o windows que lêem ext4, nomeadamente o ext2fsd.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 73 visitantes