Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 15:15 Pesquisa avançada

Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor nekrolog » Sex, 19 de Outubro 2012, 18:05

José Craveiro (18-10-2012, 19:06) escreveu:Sou da opinião e assim o fiz que o melhor mesmo é instalar o Ubuntu e depois ir ao Synaptic, colocar no campo de busca "xfce4" onde surge uma listagem de elementos que poderão ser escolhidos um a um ou em alguns casos em conjuntos, mas o próprio instalador se encarregará de informar o que determinado item que selecionamos para instalar trará consigo.
Um que é inevitável que se instale é o próprio xfce4 que é o pacote base, depois é só ir verificando os outros da listagem que sejam também importantes e ou necessários.

As vantagens deste método é que querendo fazer perdurar o Ubuntu12.10 LTS no pc, permite obter as atualizações por mais tempo face ao disposto para o Xubuntu; também permite alterar em caso de atualização de forma limpa a versão do desktop XFCE, eliminando se possível todos os seus elementos para dar lugar aos da nova versão e também (muito importante), através do Synaptic podemos instalar o xfce apenas com o que nos é realmente necessário sem correr o risco de receber extras desnecessários que o Xubuntu carrega havendo reflexos negativos na performance do sistema.
É uma escolha, ou se faz desta forma (ainda que um pouco mais demorada, contudo mais leve e limpa enquanto que permite conhecer melhor o sistema, ou então instalar o Xubuntu com menor período de atualizações, bem mais pronto para usar de imediato ainda que um pouco mais pesado.



E quanto ao Kubuntu? Estou querendo instalar o Kde em meu Ubuntu, mas fico na dúvida entre o ambiente e a distro. Certa vez instalei o Kde no Ubuntu 11 e nao gostei, tentei remove-lo e o que aconteceu; a distro bugou toda, tive que reinstalar todo o sistema por causa disso.

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor José Craveiro » Sex, 19 de Outubro 2012, 18:32

yuryrodrigues (18-10-2012, 22:06) escreveu:
Obrigado José Craveiro :OK:

Vou fazer isso, instalar o Ubuntu 12.10 e depois o XFCE4 como ambiente gráfico!

PS: :bemvindo: de volta!


yuryrodrigues, bom, antes de mais aponto para um erro meu (já editado) acerca da versão LTS do Ubuntu, referi que era a 12.10 LTS, mas já se sabe que é a 12.04 LTS. :p

Quanto ao que respondeu, agora poderá avaliar melhor o qual terá ou quererá instalar.
No meu caso, como decidi instalar a versão 12.04 LTS, independentemente se mudarei de opinião e vier a instalar uma outra que lhe seja posterior não LTS, pelo menos não prevejo acontecer isso neste momento, isto só para fazer a diferença entre as durações de suporte das versões.

... e obrigado! Bom, tenho estado mais presente e embora não como antes e desejado, sempre que posso... ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor José Craveiro » Sex, 19 de Outubro 2012, 18:36

nekrolog (19-10-2012, 18:05) escreveu:
E quanto ao Kubuntu? Estou querendo instalar o Kde em meu Ubuntu, mas fico na dúvida entre o ambiente e a distro. Certa vez instalei o Kde no Ubuntu 11 e nao gostei, tentei remove-lo e o que aconteceu; a distro bugou toda, tive que reinstalar todo o sistema por causa disso.


nekrolog, para quem nunca usou o kde como eu, diria com margem de erro obviamente que ao aplicar o método que referi daria certo, mas face ao que lhe aconteceu nem me atrevo a adiantar nada! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 19 de Outubro 2012, 20:46

nekrolog (19-10-2012, 18:05) escreveu:
José Craveiro (18-10-2012, 19:06) escreveu:Sou da opinião e assim o fiz que o melhor mesmo é instalar o Ubuntu e depois ir ao Synaptic, colocar no campo de busca "xfce4" onde surge uma listagem de elementos que poderão ser escolhidos um a um ou em alguns casos em conjuntos, mas o próprio instalador se encarregará de informar o que determinado item que selecionamos para instalar trará consigo.
Um que é inevitável que se instale é o próprio xfce4 que é o pacote base, depois é só ir verificando os outros da listagem que sejam também importantes e ou necessários.

As vantagens deste método é que querendo fazer perdurar o Ubuntu12.10 LTS no pc, permite obter as atualizações por mais tempo face ao disposto para o Xubuntu; também permite alterar em caso de atualização de forma limpa a versão do desktop XFCE, eliminando se possível todos os seus elementos para dar lugar aos da nova versão e também (muito importante), através do Synaptic podemos instalar o xfce apenas com o que nos é realmente necessário sem correr o risco de receber extras desnecessários que o Xubuntu carrega havendo reflexos negativos na performance do sistema.
É uma escolha, ou se faz desta forma (ainda que um pouco mais demorada, contudo mais leve e limpa enquanto que permite conhecer melhor o sistema, ou então instalar o Xubuntu com menor período de atualizações, bem mais pronto para usar de imediato ainda que um pouco mais pesado.



E quanto ao Kubuntu? Estou querendo instalar o Kde em meu Ubuntu, mas fico na dúvida entre o ambiente e a distro. Certa vez instalei o Kde no Ubuntu 11 e nao gostei, tentei remove-lo e o que aconteceu; a distro bugou toda, tive que reinstalar todo o sistema por causa disso.


Eu uso o kde e nunca tive problemas :D
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor nekrolog » Sáb, 20 de Outubro 2012, 0:24

nuno_nunes (19-10-2012, 20:46) escreveu:
nekrolog (19-10-2012, 18:05) escreveu:
José Craveiro (18-10-2012, 19:06) escreveu:Sou da opinião e assim o fiz que o melhor mesmo é instalar o Ubuntu e depois ir ao Synaptic, colocar no campo de busca "xfce4" onde surge uma listagem de elementos que poderão ser escolhidos um a um ou em alguns casos em conjuntos, mas o próprio instalador se encarregará de informar o que determinado item que selecionamos para instalar trará consigo.
Um que é inevitável que se instale é o próprio xfce4 que é o pacote base, depois é só ir verificando os outros da listagem que sejam também importantes e ou necessários.

As vantagens deste método é que querendo fazer perdurar o Ubuntu12.10 LTS no pc, permite obter as atualizações por mais tempo face ao disposto para o Xubuntu; também permite alterar em caso de atualização de forma limpa a versão do desktop XFCE, eliminando se possível todos os seus elementos para dar lugar aos da nova versão e também (muito importante), através do Synaptic podemos instalar o xfce apenas com o que nos é realmente necessário sem correr o risco de receber extras desnecessários que o Xubuntu carrega havendo reflexos negativos na performance do sistema.
É uma escolha, ou se faz desta forma (ainda que um pouco mais demorada, contudo mais leve e limpa enquanto que permite conhecer melhor o sistema, ou então instalar o Xubuntu com menor período de atualizações, bem mais pronto para usar de imediato ainda que um pouco mais pesado.



E quanto ao Kubuntu? Estou querendo instalar o Kde em meu Ubuntu, mas fico na dúvida entre o ambiente e a distro. Certa vez instalei o Kde no Ubuntu 11 e nao gostei, tentei remove-lo e o que aconteceu; a distro bugou toda, tive que reinstalar todo o sistema por causa disso.


Eu uso o kde e nunca tive problemas :D


O problema é depois, se quiser remover. Quando o removi minha distro ficou cheia de erros. Quantas distros posso instalar no mesmo HD?

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 3:44

Pessoal na minha opinião o Xubuntu provavelmente a melhor instalação para quem quer o XFCE. Os repositórios são os do Ubuntu (creio eu), portanto o suporte ao nível de pacotes comuns é igual ao da versão do Ubuntu que ele é baseado. Em todo o caso, como o Xubuntu utiliza o GTK, pode-se dizer um grande OK para quem pega no Ubuntu e instala o XFCE.

Pelo contrário, o Kubuntu é sem dúvida a melhor hipótese (de longe!) para ter um Ubuntu com o KDE. Se se instalar o kde-desktop no Ubuntu, o resultado é uma "salada russa" cheia de programas com o GTK e QT em todos os cantos. Já no caso do Kubuntu, este fica limpo com pacotes KDE.

Em todo o caso, voltando ao Xubuntu, para quem quer instalar muitos programas novos junto com o XFCE num Ubuntu, então o melhor é instalarem o Ubuntu-minimal (ou até o Debian para os corajosos) e depois enriqueçam-no com o que precisarem, nomeadamente o XCFE claro!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor nekrolog » Sáb, 20 de Outubro 2012, 15:41

Claudio Novais (20-10-2012, 3:44) escreveu:Pessoal na minha opinião o Xubuntu provavelmente a melhor instalação para quem quer o XFCE. Os repositórios são os do Ubuntu (creio eu), portanto o suporte ao nível de pacotes comuns é igual ao da versão do Ubuntu que ele é baseado. Em todo o caso, como o Xubuntu utiliza o GTK, pode-se dizer um grande OK para quem pega no Ubuntu e instala o XFCE.

Pelo contrário, o Kubuntu é sem dúvida a melhor hipótese (de longe!) para ter um Ubuntu com o KDE. Se se instalar o kde-desktop no Ubuntu, o resultado é uma "salada russa" cheia de programas com o GTK e QT em todos os cantos. Já no caso do Kubuntu, este fica limpo com pacotes KDE.

Em todo o caso, voltando ao Xubuntu, para quem quer instalar muitos programas novos junto com o XFCE num Ubuntu, então o melhor é instalarem o Ubuntu-minimal (ou até o Debian para os corajosos) e depois enriqueçam-no com o que precisarem, nomeadamente o XCFE claro!


Obrigado Claúdio. E quantas distros dá para instalar no mesmo HD? Já estou com duas, será que dá para instalar o Kubuntu também?

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Ubuntu 12.10 ou Xubuntu 12.10??

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 16:07

Você pode instalar as distros que quiser, desde que tenha partições para tal! :)

Ah e claro, sugiro vivamente que se quer instalar várias distros, cada uma deve ficar numa partição/disco separada!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 98 visitantes

cron