Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 7:19 Pesquisa avançada

N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Dom, 31 de Julho 2011, 2:33

Concluí conforme o tutorial do ubuntued os procedimentos de 1) download e gravação do CD de instalação do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, 2) configuração da bios do meu desktop para boot pelo drive D e 3) instalação do NNarwhal em dual boot com o windows xp.
Não consegui entretanto fazer a instalação final do 11.04 a partir do CD no drive D. Reiniciando com o CD de instalação no drive D, chego até a tela inicial do Narwhal com o ícone "Install Ubuntu 11.04 mas não consigo fazer conexão com a Internet e a instalação não conclui:
Meu sistema: Desktop com uma placa ASUS P5VDC-X com Pentium IV dual core chip Intel LGA 775;
conecta com a Internet através de um modem ADSL2 mod.DSL 500B D-Link ao qual se conecta por cabo Ethernet.

O windows xp que instalei em dual boot funciona normal e conecta corretamente.

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 31 de Julho 2011, 13:28

Rafeal, vamos tentar resolver o problema por passos curtos para ver se encontramos o problema.

Assim, em primeiro lugar, será que a sua ligação tem IP fixo? O ubuntu tem o dhcp ligado (IP dinâmico) por padrão. Este pode ser um dos fatores de que ele não se conecte à Internet!

Já agora, deixo já claro que, por vezes acontece de o Ubuntu não detetar a placa wireless, no entanto, a placa de rede deteta sempre! O que quero dizer com isto é que nunca vi nenhum UBuntu não detetar a placa ethernet, por isso, se isso acontecer será inédito, o que não me parece ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Seg, 1 de Agosto 2011, 4:20

Verifiquei que a alocação de endereço IP aqui no Windows XP instalado no meu desktop está configurada para o modo automático. Não é a alocação de IP dinâmica (nem manual), portanto.

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Agosto 2011, 12:41

Se você tirar e retirar o cabo do desktop o símbolo da conexão altera alguma coisa?

Se você abrir a aplicação "Drivers adicionais" não existe nenhuma recomendação de instalação de drivers?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Seg, 1 de Agosto 2011, 23:23

Vou testar as duas sugestões e volto a fazer contato.

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Ter, 2 de Agosto 2011, 0:41

Seguem os resultados dos dois testes:
1) Se tirar e reter o cabo Ethernet de conexão do desktop > Obtenho mensagem "Wired network disconnected"
Voltando a conectar o cabo e clicando sobre Autoetho > Obtenho "Network connected"

2) Se abrir a aplicação "drivers adicionais" > Obtenho mensagem "No proprietary drivers are in use in this system"
De fato, não instalei nenhum dos drivers do meu sistema na partição que abri com o CD de instalação para o Ubuntu. Imagino que terei de instalar pelo menos alguns dos que tenho comigo de pronto.

São os seguintes:
a) drivers da placa-mãe ASUS P5VDC-X: a)VIA 4in 1; b) ADI Audio; VIA Rhine Family Fast Ethernet Adapter
b) drivers da placa gráfica XFX: a)Windows drivers (claro que não); b) Install Directx 9.0
c) drivers do monitor LG: a) monitor LG173 SA

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 2 de Agosto 2011, 1:35

Olá Rafael,

Você não precisa, normalmente, de instalar nenhum desses drivers! O Ubuntu instala automaticamente. Esses drivers adicionais são precisos em casos excecionais como placas de vídeo Nvidia e placas wireless.

Visto que você tem conexão, então o problema não é de drivers nem nada do género. Se você abrir o Firefox não consegue aceder a nenhuma Internet? Não será problema de proxy? Na sua casa, ou onde se está a tentar conectar, não se utiliza proxy?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Ter, 2 de Agosto 2011, 16:14

Meu desktop - onde estou tentando instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows XP - está na verdade conectado por cabo Ethernet a um roteador D-Link DI-624. Este roteador é que se liga ao modem D-Link DSL-500B. O roteador faz uma rede wireless interna que permite acesso de outros computadores à Internet.
Não me parece entto que o desktop tem uma função de proxy: quando o desconecto, os demais computadores da rede continuam a acessar a Internet normalmente.

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor rafael tavares » Ter, 2 de Agosto 2011, 16:16

Em tempo: o Firefox não acessa nenhuma Internet.

rafael tavares
 
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Julho, 2011

Re: N.Narwhal: não consigo conexão com a Internet

Mensagempor BrunoGom3z » Qua, 3 de Agosto 2011, 1:12

Já tentastes pelo pppoeconf?

su
senha:

# pppoeconf

Avance em todas as opções e preencha conforme seus dados de usuário e senha, e tente uma conexão.


Abraços.
Avatar do usuário
BrunoGom3z
 
Mensagens: 65
Registrado em: 01 Agosto, 2011
Localização: Fortaleza - CE

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron