Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:13 Pesquisa avançada

Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor MrTux » Sáb, 16 de Junho 2012, 15:57

Boas pessoal, eu a um tempo atrás estava utilizando o ubuntu no meu notebook mas o mesmo começou a apresentar problemas não por causa do SO, mas sim relacionado ao próprio notebook, foram 3 tentativas de conserto mas não deu certo, então eles me deram um novo notebook melhor que o meu antigo, então formatei e instalei o windows 7 ultimate x64 e agora vou instalar o ubuntu 12.04 64 bits numa nova partição, mas eu gostaria de pedr uma dica, o windows eu só utilizo pra jogos, o ubuntu utilizarei para o resto(musicas, videos, documentos, aplicativos, desenvolvimento web, etc...), meu hd é de 750Gb, o tamanho real é 698Gb, segundo esse meu uso pra cada SO, quantos gb's vocês acham que eu devo deixar para cada SO ?
Avatar do usuário
MrTux
 
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Maio, 2012

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 16 de Junho 2012, 16:07

100Gb para o Windows da e sobra. Não precisa mais do que isso.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor MrTux » Sáb, 16 de Junho 2012, 16:25

mas eh que eu instalo vários jogos, será que 100gb vai de boa mesmo ?
Avatar do usuário
MrTux
 
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Maio, 2012

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Junho 2012, 16:39

MrTux, essa resposta do tamanho do Windows tem de ser você mesmo a dar! Não sei atualmente quantos GBs ocupam os jogos em média, mas fazendo umas contas por alto, um disco sem jogos e com o office e alguns programas deve ocupar 20GB, por alto.

Seguindo uma ideia de que um jogo ocupa 10GB em média, se você tiver instalados 10 jogos, tem 120GB ocupados. Creio que você não irá ter assim tantos jogos instalados ao mesmo tempo, mas se tiver, aumente esta margem. E por fim para ter uma margem de espaço razoável, dê mais 20GB.

Assim, seguindo a ideia inicial terá 20GB iniciais + 100GB de jogos + 20GB de margem de manobra, totalizando assim 140GB. Claro está que tudo depende dos seus gostos, e se quer ter 50 jogos instalados, as coisas mudam. Já para não referir que depende do tipo de jogos que utiliza. Se for jogos mais antigos, ou 2D, de certeza que não ocuparão 10GB em média.

Depois quando ao resto do particionamento, recomendo ver este artigo: ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 16 de Junho 2012, 16:43

MrTux » Sáb Jun 16, 2012 12:25 pm escreveu:mas eh que eu instalo vários jogos, será que 100gb vai de boa mesmo ?


Então poe 150Gb. Deve servir, acho que não da para utilizar tudo isso mesmo com jogos pesadões de mais de 10G.
Mas se ainda tiver na dúvida, e como você tem 750Gb de espaço, coloca 200Gb. O que acho MUITO.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor MrTux » Sáb, 16 de Junho 2012, 16:55

Ah blz, eu vou instalar jogos da atualidade, pensei no seguinte, o windows tem o espaço ocupado pelo SO + atualizaçoes+drivers+aplicativos essenciais:adobe reader, ashampoo burning studio, atube catcher, avira antivirus, cc cleaner, driver identifier, daemon tools lite, flash player, java runtime, k-lite mega codec pack, photoscape, windows live messenger 2009+plus, skype, teamviewer, utorrent e winrar.

Somente isso, nada de office e nenhum outro software, então pensei em guardar 200gb pro windows e o resto pro linux, assim na teoria ficando 200gb+550gb = 750gb.

Mas tenho uma duvida, lembro que da outra vez que fui instalar na hora de definir o tamanho de cada particao tinha duas barras, deixei meio a meio pois nao sei qual é do linux e qual é do windows, qual seria do linux, da direita ou da esquerda ?
Avatar do usuário
MrTux
 
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Maio, 2012

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:24

Segue o tutorial que está no link que o Cláudio passou a cima.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor MrTux » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:32

Então, eu olhei o tutorial, mas lá não mostra do jeito que aparece pra mim, no meu caso, na instalação do ubuntu, na hora de definir a partição aparece duas barras que eu posso arrastar pra direita ou pra esquerda, mas nao sei qual delas é a do linux.
Avatar do usuário
MrTux
 
Mensagens: 38
Registrado em: 19 Maio, 2012

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor yuryrodrigues » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:37

MrTux » Sáb Jun 16, 2012 1:32 pm escreveu:Então, eu olhei o tutorial, mas lá não mostra do jeito que aparece pra mim, no meu caso, na instalação do ubuntu, na hora de definir a partição aparece duas barras que eu posso arrastar pra direita ou pra esquerda, mas nao sei qual delas é a do linux.


Está barra não aparece para mim na instalação o.0
Entra no link abaixo e me diz depois de qual tela ela aparece:
http://www.todoespacoonline.com/como-in ... boot___226

PS: Embora o tutorial seja para o 10.04, as telas são praticamente as mesmas do 12.04
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Duvida particionamento ubuntu 12.04 - windows 7

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 16 de Junho 2012, 17:43

MrTux, você vê duas barras, mas se escolheu 200GB e 500GB consegue identificar perfeitamente, não!? :\

Em todo o caso, se você vai dividir o disco do Ubuntu em 3 partições, tal como recomendo no artigo referido acima, então faça já as partições através do Windows. Assim tem a certeza vendo as diferenças de tamanhos.

Por fim, se você está a falar desta janela abaixo, então você pode identificar perfeitamente através do tamanho e espaço ocupado pelas partições! DIgo isto pois suponho que tenha muitos dados no Windows e muito poucos dados na partição que vai instalar o Ubuntu:
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes