Bem-vindo: Sáb, 4 de Maio 2024, 9:49 Pesquisa avançada

Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor diogoscosta » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 2:14

Olá a todos... antes de mais muitos parabéns por todo o conteúdo do blog/forum!!! =)

Escrevo este tópico pois tenho estado nos últimos dias a preparar um host integrado num Active Directory Windows. até aqui tudo bem... fiz a integração no domínio através do Likewise-open

Reuni um pequeno guião:
Com vista a integrar o computador no Domínio Windows Active Directory, existe a possibilidade de fazer a configuração através do Winbind com o SAMBA, usando Kerberos, ou através da ferramenta likewise-open (Likewise Open), que automatiza todo o processo.

Toda a documentação oficial consta no documento: Likewise Open Installation and Administration Guide

Instalação e Configuração Consola
Instalar o likewise-open e utilizá-lo para ingressar no domínio:
$ sudo apt-get update && sudo apt-get install likewise-open
$ sudo domainjoin-cli join edu.xxx.pt Administrator
Colocar a senha do administrador do domínio quando solicitado
$ sudo /etc/init.d/likewise-open restart
Logoff (CTRL+ALT+BKSPC)
Para acesso ao domínio é necessário entrar da seguinte forma: Dominio_windows\usuario
A não ser que se altere o seguinte ficheiro:
/etc/likewise-open5/lsassd.conf e procure pela linha # assume -default- domain = yes, removendo o comentário desta linha (#);


Instalação Usando a GUI
$ sudo apt-get install likewise-open5-gui
$ sudo domainjoin-gui

A instalação com o uso da GUI é a forma mais intuitiva de fazer a integração no domínio, e de salientar que sendo feita a seleção é possível que por defeito o login no computador seja sempre feito no domínio, não sendo necessário colocar o prefixo edu antes do nome de utilizador.


Para garantir privilégios de administração aos Administradores do Domínio no computador, deve-se:

Na consola fazer backup do ficheiro: sudo cp /etc/sudoers /etc/sudoers.ORIGINAL

Editar o ficheiro: sudo gedit /etc/sudoers
Adiciona-se ao final do ficheiro a seguinte linha
%edu.xxx.pt\\domain^computers ALL=(ALL) ALL

Observação:
\\domain^computers = Grupo onde vão ingressar os computadores no AD, pode ser criado um grupo só para computadores LINUX - %edu.xxx.pt\\domain^linux ALL=(ALL) ALL
Reiniciar o Computador


Até aqui tudo bem...
O que preciso neste momento é:
1) tenho uma impressora de rede instalada (SAMBA NETWORK)- usei o system-config-printer -, mas esta requer autenticação, eu queria definir que a autenticação desta é feita com a conta do Active Directory, mas não consigo, quando mando imprimir abre a pagina de login e tenho sempre de adicionar ao utilizador edu\DOMAINUSER e a sua respectiva pass.. o que acho estranho é que se for a um servidor do dominio smb://servidor não me pede autenticação. entra logo directo com a autenticação do utilizador que iniciou sessão (já no domínio)

2) pretendia criar um perfil por defeito, ou seja, cada novo utilizador que entre no computador tem já um Desktop Personalizado, com um fundo de ambiente de trabalho, com alguns links para servidores na rede e páginas WEB no Desktop, e personalizar um Welcome Screen (pode ser uma página Web)

3) Estou com um problema na placa gráfica ATI, mesmo com os drivers originais ATI, a resolução tem de ser configurada para cada utilizador que entre em sessão, (no login Screen a resolução também não está correcta) - Como posso definir uma resolução por defeito?


Sei que a resposta às minhas questões pode não ser muito directa.. mas já andei numa série de pesquisas e ainda nao encontrei solução... Qualquer contributo fico muito grato!!! =)

Cumprimentos,
Diogo Costa

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor diogoscosta » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 13:50

alguem para dar uma dica sobre algum dos pontos??!?

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 14:33

diogoscosta » 08 Fev 2012, 02:14 escreveu:(...)
3) Estou com um problema na placa gráfica ATI, mesmo com os drivers originais ATI, a resolução tem de ser configurada para cada utilizador que entre em sessão, (no login Screen a resolução também não está correcta) - Como posso definir uma resolução por defeito?
(...)

Se calhar este tópico lhe possa ser útil, experimente usar as opções do xrandr e por exemplo criar um script que seja executado no arranque do Sistema que permita o ajuste correto do ecrã... Já experimentou?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 14:42

Talvez usar o seguinte (no meu caso tenho esta resolução, no seu caso substitua 1920x1080 pela que quer usar):
xrandr -s 1920x1080
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor diogoscosta » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 15:16

Luis Cardoso » Sex Fev 10, 2012 1:33 pm escreveu:
diogoscosta » 08 Fev 2012, 02:14 escreveu:(...)
3) Estou com um problema na placa gráfica ATI, mesmo com os drivers originais ATI, a resolução tem de ser configurada para cada utilizador que entre em sessão, (no login Screen a resolução também não está correcta) - Como posso definir uma resolução por defeito?
(...)

Se calhar este tópico lhe possa ser útil, experimente usar as opções do xrandr e por exemplo criar um script que seja executado no arranque do Sistema que permita o ajuste correto do ecrã... Já experimentou?


eu uso esse comando para mudar a resolução... mas em que ficheiro coloco este comando de forma a que a resolução seja logo definida no login screen? é que isto funciona para o user que estiver com sessão.
thanks

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 15:51

diogoscosta » 10 Fev 2012, 15:16 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Fev 10, 2012 1:33 pm escreveu:
diogoscosta » 08 Fev 2012, 02:14 escreveu:(...)
3) Estou com um problema na placa gráfica ATI, mesmo com os drivers originais ATI, a resolução tem de ser configurada para cada utilizador que entre em sessão, (no login Screen a resolução também não está correcta) - Como posso definir uma resolução por defeito?
(...)

Se calhar este tópico lhe possa ser útil, experimente usar as opções do xrandr e por exemplo criar um script que seja executado no arranque do Sistema que permita o ajuste correto do ecrã... Já experimentou?


eu uso esse comando para mudar a resolução... mas em que ficheiro coloco este comando de forma a que a resolução seja logo definida no login screen? é que isto funciona para o user que estiver com sessão.
thanks

Talvez usando o que está aqui: https://help.ubuntu.com/community/UbuntuBootupHowto
Mas irei testar mais logo (pois agora estou no trabalho) numa máquina virtual para ter a certeza e depois lhe deixarei aqui os passos do que terá de fazer. Até poderá ser que se remate logo desta forma o ponto 2 também ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 15:55

Também poderá dar uma vista de olhos neste tópico: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?p=7191#p7191
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor diogoscosta » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 18:51

Tentei colocar "o script" em /etc/init.d mas não me faz nada...
preciso de um script para me personalizar a resolução para o inicio de sessão... e pensei que por aí iria conseguir resolver.. mas ainda nada... e preciso de outro script que accione sempre que um novo utilizador faz login, para me colocar o ambiente de trabalho como eu quero... mas este só me devia correr quando o login é novo... já vi em alguns sitios:
Create a new user, configure the desktop as you want it to be and then copy all files (including hidden ones) from that user's home to /etc/skel.

Everything inside /etc/skel should be copied to home directories of all new users.

from: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=859002

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 19:16

diogoscosta » 10 Fev 2012, 18:51 escreveu:Tentei colocar "o script" em /etc/init.d mas não me faz nada...
preciso de um script para me personalizar a resolução para o inicio de sessão... e pensei que por aí iria conseguir resolver.. mas ainda nada... e preciso de outro script que accione sempre que um novo utilizador faz login, para me colocar o ambiente de trabalho como eu quero... mas este só me devia correr quando o login é novo... já vi em alguns sitios:
Create a new user, configure the desktop as you want it to be and then copy all files (including hidden ones) from that user's home to /etc/skel.

Everything inside /etc/skel should be copied to home directories of all new users.

from: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=859002

Então se fizer por esse processo, crie um ficheiro bash e guarde em território neutro (ou seja, que seja acessível apenas em Modo de leitura para os novos utilizadores) com o seguinte texto:
Código: Selecionar todos
#!/bin/sh

xrandr -s 1920x1080

Substitua a resolução pela do seu monitor e quando guardar no tal local, altere as permissões do ficheiro para ser executável e adicione nas Aplicações de Arranque. Para tal abra o programa que permite gerir as aplicações de arranque, clique no botão Adicionar e preencha os campos (não se esquecer de indicar o caminho para o script).
Assim, seguindo esse tutorial, ao criar um novo utilizador, o script já estará definido para arranque, sem terem de fazer nada!

Eu ainda não experimentei este procedimento, mas se quiser (para evitar deixar o SO todo marado) eu posso testar este processo e ver se resulta! Depois deixarei por aqui o resultado!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Integração Domínio AD Windows e Perfis de Utilizador

Mensagempor diogoscosta » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 21:25

eu de facto agradecia a ajuda e a disponibilidade... pk já o fiz... e sem sucesso... simplesmente adicionei o script à pasta init.d e dei permissões. fiz o comando update fiz restart e a resolução nao alterou...
por isso se me pudesse dar umas luzes mais... agradecia...
quando a adicionar nas aplicações de arranque ele inicia com todos os utilizadores?? ou só com aquele em que eu definir... é que o meu problema é que tudo o que eu faça para um utilizador, depois tem de ser feito para todos os outros que entrarem a segui no computador... e sinceramente não sei ainda como vou resolver este problema.

Para além de que preciso de fazer o mount de algumas pastas de rede nos users e também não sei mto bem como o fazer para todos os users.. (sei fazer para um... para todos os outros é a tal questão de copiar o perfil) mas não sei como o devo fazer...

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes