Bem-vindo: Sáb, 30 de Março 2024, 1:21 Pesquisa avançada

Como recuperar a senha root no ubuntu

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Como recuperar a senha root no ubuntu

Mensagempor victoremanuel » Sáb, 26 de Novembro 2011, 11:53

Essa questão eu tive quando fiz uma besteira, eu tinha trocado o meu usuário de administrador para padrão, ficando assim sem privilégios. Então ao tentar trocar o sistema pedia a senha root, que eu não lembrava de jeito nenhum. Então procurei uma maneira de recuperar a senha, ou trocá-la, ou quebrá-la, mas não achei uma forma fácil e rápida. Então eu reiniciei o computador e na hora do grub, quando se vai escolher qual sistema vai inicializar, escolhi o modo recorvery do ubuntu, é o que vem logo abaixo da opção ubuntu. Aí ela abriu em modo texto, então digitei a palavra: passwd E então pediu a nova senha Unix que é a senha root, digitei, então pediu pra confirmar a senha, confirmei e reiniciei o computador e então estava redefinida a senha do root. Então o passo-a-passo é o seguinte:

1º Reinicie o computador, ou termine a sessão.
2º Ao entrar no grub (para escolher qual sistema irá iniciar) ou na tela de login, escolha o modo Recovery Console, ou algo do tipo.
3º Irá aparecer em modo de texto, então escreva somente o seguinte comando:
passwd
e dê enter.
4º então ele irá pedir para digitar a nova senha Unix, então digite a senha que você quiser e dê enter.
5º então ele irá pedir para confirmar a nova senha, então digite novamente e dê enter.
6º depois aparecerá uma mensagem falando que redefiniu a senha com sucesso. Então é só reiniciar o computador e escolher a opção Ubuntu.
Avatar do usuário
victoremanuel
 
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Outubro, 2011

Re: Como recuperar a senha root no ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 16:08

Nunca fiz um artigo sobre isto pois podia levar a maus olhares e ser utilizado negativamente.

Mas pronto, visto que está aqui, vou partilhar nas redes sociais para quem precisar! ;)

Já agora, victoremanuel, tal como este tópico, espero ver mais participações suas que possam aumentar o conhecimento da nossa comunidade! Só assim poderemos crescer intelectualmente! :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como recuperar a senha root no ubuntu

Mensagempor victoremanuel » Dom, 4 de Dezembro 2011, 11:42

Claudio Novais » Sáb Dez 03, 2011 1:08 pm escreveu:Nunca fiz um artigo sobre isto pois podia levar a maus olhares e ser utilizado negativamente.

Mas pronto, visto que está aqui, vou partilhar nas redes sociais para quem precisar! ;)

Já agora, victoremanuel, tal como este tópico, espero ver mais participações suas que possam aumentar o conhecimento da nossa comunidade! Só assim poderemos crescer intelectualmente! :OK:

Obrigado, pode deixar que eu vou participar mais. :D
Avatar do usuário
victoremanuel
 
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Outubro, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes