Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 7:03 Pesquisa avançada

Linux Mint em Virtualbox

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Calheiros Costa » Sex, 24 de Outubro 2014, 19:21

Boa tarde
Bem sei que este forum é relacionado com o Ubuntu, mas como falamos de Linux penso que posso obter esclarecimentos por estes lados.
A minha dúvida é a seguinte, eu tenho como sistema de base o Linux Mint 17, no entanto queria criar uma Virtualbox contendo o mesmo S.O. para puder mexer sem arrebentar com o de base, mas acontece que quando o estou a instalar, fica extremamente lento e/ou demorado, acontece-me tambem por exemplo se quiser abrir uma pasta a imagem aparece aos "replões" enquanto abre a pasta, mas seja com Linux Mint ou Ubuntu ou outro Linuzx qualquer. Já com o S.O. azul quer seja o XP ou o 7 isso já não acontece.
Quais são as configurações ideais para instalar um Linux na Virtual Box, as vezes que tentei foi sempre com versões 32 pois com 64 não arranca (não sei porque, mas pronto!!!!!)

Agradeço desde já a disponibilidade

Cumprimentos
João Costa
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 25 de Outubro 2014, 16:29

Olá,

O seu PC tem suporte a SO de 64 bits? O SO de base é de 32 ou 64 bit? Se for de 32, jamais poderá instalar um de 64 no Virtualbox, porque todas as palavras iriam ser divididas em 32 bit e o CPU apenas iria levar com opcodes de 64 parciais, que podem não ser compreendidas quando o CPU está a trabalhar no modo de 32 bit (seleccionado pelo SO de base durante a configuração de arranque).

Se está com problemas de imagens, pode experimentar ir nas definições e ajustar as configurações gráficas (por exemplo 32 a 64MB de VRAM) e activando a opção 3D.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Calheiros Costa » Sáb, 25 de Outubro 2014, 18:53

Boa tarde
O SO de base é o 64 bit, o que estou a tentar instalar e já tentei com anteriores sempres foram os de 32 bit.
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 25 de Outubro 2014, 19:48

Calheiros Costa (25-10-2014, 18:53) escreveu:Boa tarde
O SO de base é o 64 bit, o que estou a tentar instalar e já tentei com anteriores sempres foram os de 32 bit.

E com o grafismo, tem algo assim?



E já instalou as «Adições de Convidado»?

Pode dar-se o caso da sua placa gráfica não ter "poder de fogo" suficiente para lidar com o 3D da máquina virtual.

No Windows isso pode não ocorrer, porque o Windows em grande parte das vezes está a usar o 3D emulado (o chamado falso 3D, algo que o Linux não faz, i.e., no Linux, quando se activa o 3D, levamos mesmo com o 3D), só se sentindo mesmo os problemas quando abre um jogo ou uma aplicação que peça 3D puro!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Calheiros Costa » Sáb, 25 de Outubro 2014, 20:17

Sim tenho algo parecido, na memoria de video tenho o máximo (128 se não me engano) e o 3D activado.
Provavelmente o problema deve ser da placa de video
- placa grafica "intel corporation mobile GM965/GL960
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Linux Mint em Virtualbox

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 26 de Outubro 2014, 14:10

Calheiros Costa (25-10-2014, 20:17) escreveu:Sim tenho algo parecido, na memoria de video tenho o máximo (128 se não me engano) e o 3D activado.
Provavelmente o problema deve ser da placa de video
- placa grafica "intel corporation mobile GM965/GL960

Pois, o problema é que a gráfica Intel normalmente tem pouca memória dedicada, pelo que depois complementa com a memória RAM partilhada com o CPU, tornando as coisas um pouco mais lentas!

Por exemplo, no meu portátil, que tem gráfica Intel, cuja memória VRAM (Video RAM) dedicada é 64MB e pode expandir até 1024MB com recurso à RAM (Random Access Memory), que por sua vez é partilhada com o controlador da "Placa Mãe" e com o CPU. Normalmente, quando recorro a máquinas virtuais, opto por ambientes gráficos mais leves e sem grandes efeitos, como Xfce, LXDE, Mate ou até no mais simples, ambientes como OpenBox, Awesome, etc... Não uso Gnome (Gnome-shell, Cinnamon, Pantheon ou Unity) nem KDE, porque isso seria quase um suicídio (mesmo que não seja ao meu PC, seria à minha paciência :lol: )... E neste meu portátil, mesmo o Windows 7 com os drivers instalados no Virtualbox, apenas ficava com o visual Basic.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Linux Mint em Virtualbox (resolvido)

Mensagempor Calheiros Costa » Dom, 26 de Outubro 2014, 17:44

Obrigado pelo esclarecimento, pensei que era das configurações, assim já vi que é da torradeira.
A solução passa então em vez de criar uma virtualbox, crio uma pen e testo lá.

Cumprimentos
João Costa
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Linux Mint em Virtualbox (resolvido)

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Outubro 2014, 20:32

Calheiros Costa (26-10-2014, 16:44) escreveu:Obrigado pelo esclarecimento, pensei que era das configurações, assim já vi que é da torradeira.
A solução passa então em vez de criar uma virtualbox, crio uma pen e testo lá.

Cumprimentos
João Costa

Pois e ainda tem uma vantagem, se fizer alguma asneira, é só reiniciar, porque as configurações voltam ao valor de origem :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron