Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 12:03 Pesquisa avançada

Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Calheiros Costa » Ter, 22 de Abril 2014, 19:41

Ora boas
Sou utilizador do Mint, e estou a tentar criar uma partilha de discos/pastas entre o Mint e o Windows 8 de outro computador. Já instalei o Samba para puder gerir a partilha mas não consigo aceder a partir do outro computador, nem consigo sequer abrir os discos/pastas no Mint a partir da rede "Falha ao montar partilha Windows: Permissão negada". Sei que no windows 7 basta permitir a partilha dos discos e pronto, no entanto no Mint não consigo. será que alguém me pode auxiliar neste problema, agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 22 de Abril 2014, 19:50

Eu também tive um problema semelhante, é preciso fazer algumas configurações ao Samba para que o Linux fique na mesma rede do Windows (o chamado Workgroup no Windows...). Se ninguém lhe apresentar alguma solução até lá, só amanhã é que lhe poderei dar a solução, pois preciso de consultar o que fiz e isso não tenho de momento comigo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Calheiros Costa » Ter, 22 de Abril 2014, 19:54

Ok obrigado desde já, fico então a aguardar.
Eu bem tento configurar o Samba mas sem sucesso, até pode ser simples mas para já nada.
Honestamente julgo ser mais simples a configuração de partilha no 7.
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 22 de Abril 2014, 20:02

Calheiros Costa (22-04-2014, 19:54) escreveu:Ok obrigado desde já, fico então a aguardar.
Eu bem tento configurar o Samba mas sem sucesso, até pode ser simples mas para já nada.
Honestamente julgo ser mais simples a configuração de partilha no 7.

Na realidade, a partilha entre Linux é bem mais fácil que a do Windows... A configuração do Samba é complicada, porque o Sistema de Partilha de Rede no Windows assim o exige... Aliás, a dificuldade não é bem configurar para aceder à Pasta Partilhada do Windows, é sim difícil configurar para apenas termos acesso a essa Pasta e não ao Sistema no todo xD (como eu já fiz por engano :upsiu: ).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Calheiros Costa » Ter, 22 de Abril 2014, 21:02

No Windows 8 aparecem os discos/pastas mas o utilizador não tem permissões para aceder, penso que seja ai que entra o Samba, correcto?
Avatar do usuário
Calheiros Costa
 
Mensagens: 37
Registrado em: 28 Outubro, 2012

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 22 de Abril 2014, 22:42

Calheiros Costa (22-04-2014, 21:02) escreveu:No Windows 8 aparecem os discos/pastas mas o utilizador não tem permissões para aceder, penso que seja ai que entra o Samba, correcto?

Exacto. Se lhe aparecer uma janela a pedir credenciais, pode tentar preencher os campos, mas tenha em atenção, tem de preencher os dados como se estivesse no Windows, caso contrário dará erro!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Partilhar discos/pastas Mint - Windows 8

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 23 de Abril 2014, 19:04

Tal como prometido, aqui está o passo mais genérico:

Ou mais alternativas:

Mas tenha a atenção de apenas montar a pasta partilhada, porque se montar tudo, vai ficar com acesso total ao disco do Windows (que é servidor, pelo que deu a entender). Porquê o aviso? Tudo bem, até pode querer acesso ao disco na íntegra, mas e se algo correr mal? Adeus Windows... :\
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 26 visitantes