Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 11:38 Pesquisa avançada

Lentidão no UBUNTU

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Lentidão no UBUNTU

Mensagempor Gerson Jr » Sáb, 15 de Março 2014, 1:18

Pessoal,

Já faz um tempo que tenho sentido meu computador lento e travando. Cheguei a formatar e instalar o Ubuntu novamente, instalar o lubuntu e problema continua.
Os principais problemas são:
  • Lentidão para abrir pastas, arquivos;
  • demora para responder a comando de fechar e/ou abrir programas e arquivos;
  • travamento do sistema (principalmente ao maximizar uma janela e no uso do dash);
  • lentidão para iniciar o OS

Fazendo uma varredura no disco encontrei o seguinte erro.



Alguém tem ideia do que pode está acontecendo com meu PC? É um DELL VOSTRO 3550 4gb ram e core i3, com aproximadamente 2 anos de uso.

Agradeço a todos. :D
Avatar do usuário
Gerson Jr
 
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro, 2012

Re: Lentidão no UBUNTU

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 15 de Março 2014, 21:10

Segundo o relato, o que está a acontecer é que o seu Disco Rígido está com problemas, nomeadamente 206 sectores danificados. Ao contrário do Windows, que apresenta um belo de um BSOD quando se depara com situações destas, o Linux ao encontrar os sectores danificados marca-os como é apresentado e tenta ao máximo evitar utilizá-los, tendo portanto de redireccionar todos os pedidos efectuados a esses sectores para outros de reserva. Todo esse processo leva algum tempo, principalmente se o HDD não for propriamente rápido, fazendo com que todo o processo de leitura/escrita seja mais demorado que o habitual, porque tem de andar a saltar de um lado para o outro... Como tem 206 sectores danificados, como pode ver, basta que esses 206 sejam constantes alvos para que tudo se torne bem lento.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lentidão no UBUNTU

Mensagempor Gerson Jr » Dom, 16 de Março 2014, 16:27

Então o meu HD está chegando ao fim ?
:o :o :(
Avatar do usuário
Gerson Jr
 
Mensagens: 32
Registrado em: 26 Janeiro, 2012

Re: Lentidão no UBUNTU

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Março 2014, 16:46

Gerson Jr (16-03-2014, 15:27) escreveu:Então o meu HD está chegando ao fim ?
:o :o :(

Não está chegando ao fim, tem é alguns sectores danificados. Se é um portátil, isso é muito fácil, basta abanar o PC com o disco em funcionamento para provocar estragos ou se o colocar em superfícies que sufoquem a respiração. Mesmo desligado, se o agitar muito ou até mesmo se o deixar dentro de um carro, tudo isto pode afectar um Disco Rígido e o seu conteúdo.

Existem pelo menos 3 factores que podem causar danos sérios num HDD:
  • Abanões - basta um toque da agulha (cabeça de leitura/gravação), de 1 milésima de segundo, na superfície do disco para provocar sérios danos, deixando-o bastante riscado;
  • Bruscas variações de temperatura - as variações bruscas ou a altas temperaturas pode-se corromper dados armazenados ou até mesmo provocar brechas ou riscos;
  • Uma má gestão de disco - leituras/escritas sucessivas na mesma zona, provocando desgaste.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lentidão no UBUNTU

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Março 2014, 17:27

Sim, um dos problemas mais comuns nos portáteis são precisamente os discos, por serem discos com agulhas e facilmente se danificarem com vibrações. Atualmente utilizo um disco SSD precisamente por causa desse problema e, mais importante ainda, por ser extraordinariamente rápido.

Na minha opinião, o melhor é você pensar já no pior. Por isso, para já sugiro que faça imediatamente backups dos seus dados. Depois, convém você realizar procedimentos correção dos problemas (que poderão ter um bom sucesso na realocação dos ficheiros) e depois tentar criar uma partição para a localização danificada e não usar essa partição. É difícil de construir uma paritção sobre a zona danificada, não fui averiguar mas já tive esse problema e é uma questão de tentativa-erro.

Caso tenha algum dinheiro de lado e as correções não tenham sido bem sucedidas, então aí sugiro vivamente que compre um disco SSD! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes

cron