Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:26 Pesquisa avançada

Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor andre30geek » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 14:24

Bom dia pessoal.

Todo mundo sabe que utilizar GNU/Linux em Notebooks não terá o mesmo tempo de bateria que no Windows, por isso criei esse tópico para que todos possam dar sugestões do que podemo fazer para que a duração bateria no GNU/Linux seja igual ou semelhante aos Wins da vida.

Comprei recente um Ativ Book SAMSUNG NP530U3C e ainda não formatei para colocar o Ubuntu.

andre30geek
 
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Setembro, 2013

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 19:28

Todo sabe? E qual é a opinião de todo o mundo?

Estou a fazer estas perguntas porque o Kernel Linux foi pioneiro na gestão correta de energia em relação ao Windows. Na altura do Windows XP, durante anos que este usava os processadores ao máximo, ao contrário do Linux que já estava preparado para as primitivas de gestão de energia "on-demand".

Há uma certa confusão na gestão de energia do Linux em geral, com o mau software que as distribuições utilizam hoje em dia. Mau software que está constantemente a "sugar" bateria, mais precisamente, a fazer mau uso do processador com loops constantes em busca de novidades. O maior exemplo disso é o Unity, o ambiente gráfico padrão do Ubuntu que é extremamente pesado.

Nesse sentido, à partida, se se quer ter uma bateria longa, basta trocar de ambiente gráfico que não seja o Unity. Só nisso, num sistema bem instalado, potencia logo a ter um sistema que gaste menos energia que o próprio Windows. Uma solução muito interessante é o Xfce.

É claro que depois há outros factores que agora o kernel Linux começa a ter nativos, mas que certamente ainda não funcionam tão bem como os proprietários e por isso para já recomendo os proprietários. Falo claro dos drivers das placas de vídeo, mais concretamente até dos sistemas com duas placas de vídeo, em que caso os drivers não estejam corretamente instalados o computador fica com as duas placas de vídeo a consumir muita energia. Normalmente a instalação do Bumblebee (no caso da nVidia) é a solução imediata (e melhor).

Depois disso, tudo o que for otimizações claro que acrescentam na melhoria do tempo de vida da bateria. Geralmente esse tipo de otimizações passam por remover funcionalidades/aplicações. Há uns tópicos interessantes sobre esse assunto:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor andre30geek » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 19:58

Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Há uma certa confusão na gestão de energia do Linux em geral, com o mau software que as distribuições utilizam hoje em dia. Mau software que está constantemente a "sugar" bateria, mais precisamente, a fazer mau uso do processador com loops constantes em busca de novidades. O maior exemplo disso é o Unity, o ambiente gráfico padrão do Ubuntu que é extremamente pesado.


Esse na verdade eh o que eu mais gosto por causa do pouco uso que faz do espaco da tela, para quem tem Ultrabooks com tela 13.3 faz grande diferenca.

Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Nesse sentido, à partida, se se quer ter uma bateria longa, basta trocar de ambiente gráfico que não seja o Unity. Só nisso, num sistema bem instalado, potencia logo a ter um sistema que gaste menos energia que o próprio Windows. Uma solução muito interessante é o Xfce.


Mesmo instalando o Xfce no Ubuntu 13.10 eu consigo ter esse desempenho da bateria?
Pensei em instalar o Debian puro e usar o openbox que eh bem leve tb, mas li que o Debian tem muitos servicos ativos que consomem bastante memoria.

Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:É claro que depois há outros factores que agora o kernel Linux começa a ter nativos, mas que certamente ainda não funcionam tão bem como os proprietários e por isso para já recomendo os proprietários. Falo claro dos drivers das placas de vídeo, mais concretamente até dos sistemas com duas placas de vídeo, em que caso os drivers não estejam corretamente instalados o computador fica com as duas placas de vídeo a consumir muita energia. Normalmente a instalação do Bumblebee (no caso da nVidia) é a solução imediata (e melhor).


No meu caso nao tem problema com driver proprietario porque o video eh onboard.

Claudio Novais (06-02-2014, 18:28) escreveu:Depois disso, tudo o que for otimizações claro que acrescentam na melhoria do tempo de vida da bateria. Geralmente esse tipo de otimizações passam por remover funcionalidades/aplicações. Há uns tópicos interessantes sobre esse assunto:


Vou dar uma lida nesses topicos... depois que fizer a instalacao volto aqui para postar os resultados.
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

andre30geek
 
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Setembro, 2013

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 20:40

andre30geek (06-02-2014, 18:58) escreveu:Pensei em instalar o Debian puro e usar o openbox que eh bem leve tb, mas li que o Debian tem muitos servicos ativos que consomem bastante memoria.

Onde? O Debian é bem mais amigo da bateria do que o Ubuntu alguma vez será! Mesmo o Debian com Gnome-shell é mais poupado do que o Ubuntu com LXDE! Só para ter uma ideia da coisa! Aliás, apesar de já ter a minha bateria gasta e a 64% da carga inicial, dura-me bem mais no Debian que no Ubuntu!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor andre30geek » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 21:19

Agora fiquei animado a voltar a usar o Debian com Openbox. Não sei se o boot ficará tão rápido no Debian quanto é no Ubuntu, mas se vai haver ganho de bateria para mim é mais importante. Só não sei se o Debian tem suporte a UEFI...

Há propósito vc usa seu Debian em Ultrabook ou Notebook convencional?

andre30geek
 
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Setembro, 2013

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 6 de Fevereiro 2014, 22:34

andre30geek (06-02-2014, 20:19) escreveu:Agora fiquei animado a voltar a usar o Debian com Openbox. Não sei se o boot ficará tão rápido no Debian quanto é no Ubuntu, mas se vai haver ganho de bateria para mim é mais importante. Só não sei se o Debian tem suporte a UEFI...

Há propósito vc usa seu Debian em Ultrabook ou Notebook convencional?

Pois, quanto a UEFI também não sei...

Relativamente ao meu PC, é um Notebook daqueles de baixo custo, pouco exigente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor andre30geek » Sex, 7 de Fevereiro 2014, 16:01

Luis Cardoso (06-02-2014, 21:34) escreveu:Pois, quanto a UEFI também não sei...

Relativamente ao meu PC, é um Notebook daqueles de baixo custo, pouco exigente!


Pois bem... Li essa nota no site do Debian: http://www.debian.org/releases/wheezy/debian-installer/

Errata para a versão 7.0

A instalação do gerenciador de inicialização GRUB pode falhar se mais de um dispositivo de disco estiver disponível.

Quando existe mais de um disco disponível durante a instalação (por exemplo, um disco e um pendrive, como é geralmente o caso ao iniciar o instalador a partir um pendrive), o grub-install pode ter problemas: foi relatado várias vezes que o gerenciador de inicialização GRUB foi instalado no pendrive ao invés do disco que contém o sistema recém instalado.

Para evitar que isso aconteça, certifique-se de responder "Não" quando a seguinte pergunta for feita durante o processo de instalação: "Instalar o gerenciador de inicialização GRUB no registro principal de inicialização?"; deve ser possível especificar o dispositivo correto na próxima etapa: "Dispositivo para instalação do gerenciador de inicialização".

Se a instalação terminou com sucesso apesar de uma configuração errada do GRUB, deve ser possível recuperar utilizando o modo de recuperação do instalador: execute o chroot no sistema de arquivos raiz, monte qualquer partição adicional se for o caso (como /boot e/ou /boot/efi para um sistema EFI, veja o /etc/fstab), e execute grub-install com o dispositivo apropriado como parâmetro.
Situação: Esse problema será provavelmente corrigido no segundo lançamento pontual do Wheezy.

Possíveis problemas com inicialização UEFI em amd64

Houve alguns relatos de problemas de inicialização do Instalador do Debian em modo UEFI em sistemas amd64. Aparentemente alguns sistemas não inicializam de forma confiável usando grub-efi, e alguns outros apresentam problemas de corrupção gráfica ao exibir a tela inicial de instalação.

Se você encontrar qualquer um desses problemas, por favor registre um relatório de bug e dê o máximo de detalhes possíveis, tanto sobre os sintomas quanto sobre o seu hardware - isso deve ajudar a equipe a corrigir essas falhas. Como uma alternativa no momento, tente desligar o UEFI e, ao invés disso, instalar utilizando "Legacy BIOS" ou "Fallback mode".
Situação: Mais correções podem aparecer nos vários lançamentos pontuais do Wheezy.


Pelo visto alguns usuários tiveram problemas... Baixei a ISO debian-7.3.0-amd64-xfce-CD-1 e vou fazer o teste para ver no que dá.

andre30geek
 
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Setembro, 2013

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 7 de Fevereiro 2014, 21:27

Essa errata é para a versão 7.0, já estamos na versão 7.3. É uma questão de testar!



EDIT:
Baixei a ISO debian-7.3.0-amd64-xfce-CD-1 e vou fazer o teste para ver no que dá.

Só a CD-1? É mais do que um CD, ou então é apenas um DVD. É por isso que está lá o "-1" depois de "CD", para identificar cada CD e sua ordem.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor andre30geek » Sáb, 8 de Fevereiro 2014, 2:20

Luis Cardoso (07-02-2014, 20:27) escreveu:Essa errata é para a versão 7.0, já estamos na versão 7.3. É uma questão de testar!



EDIT:
Baixei a ISO debian-7.3.0-amd64-xfce-CD-1 e vou fazer o teste para ver no que dá.

Só a CD-1? É mais do que um CD, ou então é apenas um DVD. É por isso que está lá o "-1" depois de "CD", para identificar cada CD e sua ordem.


Eu baixei a ISO do xfce é só um CD mesmo.Agora se for a instalação completa são 8 CD's.
Vou desativar o boot seguro e iniciar pelo live CD só para testar.

andre30geek
 
Mensagens: 21
Registrado em: 01 Setembro, 2013

Re: Gerenciamento de energia no GNU/Linux

Mensagempor Renato Ferreira » Sáb, 8 de Fevereiro 2014, 21:04

Se você quer o debian com openbox, recomendo o Crunchbang, já vem "mastigadinho", eu uso aqui e gosto muito, aliás, foi a distro que eu mais gostei dentre as que eu já utilizei .
Avatar do usuário
Renato Ferreira
 
Mensagens: 75
Registrado em: 11 Novembro, 2012

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes