Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:49 Pesquisa avançada

Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Davysson Silva » Sáb, 19 de Novembro 2011, 23:49

Mate é um fork do gnome 2 que é compatível com o gnome 3, graças a isso você pode ter ambos no mesmo sistema.
Lembrando que o MATE ainda não está totalmente estável, por isso bugs podem ocorrer.

Screenshot da sessão MATE


Você pode instalar através do repositório do linux mint:

1- Abra o arquivo souces.list

sudo gedit /etc/apt/sources.list


2- Adicione a seguinte linha no fim do arquivo

Código: Selecionar todos
deb http://packages.linuxmint.com/ lisa main upstream import


3- Atualize

sudo apt-get update


4 - Se você receber o seguinte erro:

W: GPG error: http://packages.linuxmint.com lisa Release: The following signatures couldn't be verified because
the public key is not available: NO_PUBKEY 3EE67F3D0FF405B2


use o seguinte comando para corrigir:

sudo apt-get install linuxmint-keyring

sudo apt-get update


5 - Finalmente instale usando o seguinte comando:

sudo apt-get install mint-meta-mate


Também vai estar disponível o MSGE( extensão do gnome-shell ) o mint-x, o mint-z(tema do linux mint baseado no adwaita) entre outros programas que estão no repositório do mint.


Fonte: unixmen
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Novembro 2011, 15:17

Olá Davysson Silva,

Tomei a liberdade de alterar as imagens para ter no imgur e poder clicar para visualizar com melhor qualidade sem sair da página. Espero que não se importe! ;)

Entretanto, sobre o tópico, achei-o interessantíssimo e em breve vou fazer um artigo sobre ele! ;)

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Dezembro 2011, 15:15

Claudio Novais » 20 Nov 2011, 15:17 escreveu:Olá Davysson Silva,

Tomei a liberdade de alterar as imagens para ter no imgur e poder clicar para visualizar com melhor qualidade sem sair da página. Espero que não se importe! ;)

Entretanto, sobre o tópico, achei-o interessantíssimo e em breve vou fazer um artigo sobre ele! ;)

Abraço

Só um aviso, vai ter de passar a usar fontes do Mint, pois o Ubuntu 11.10 passará a ser visto como Linux Mint (lisa). Tive bastante problemas (nomeadamente com o Centro de Programas Ubuntu), pois existem programas que precisam da identifcação do Ubuntu e ao verem lisa em vez de oneiric deixam de funcionar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 27 de Dezembro 2011, 17:08

Luis Cardoso » Ter Dez 27, 2011 3:15 pm escreveu:
Claudio Novais » 20 Nov 2011, 15:17 escreveu:Olá Davysson Silva,

Tomei a liberdade de alterar as imagens para ter no imgur e poder clicar para visualizar com melhor qualidade sem sair da página. Espero que não se importe! ;)

Entretanto, sobre o tópico, achei-o interessantíssimo e em breve vou fazer um artigo sobre ele! ;)

Abraço

Só um aviso, vai ter de passar a usar fontes do Mint, pois o Ubuntu 11.10 passará a ser visto como Linux Mint (lisa). Tive bastante problemas (nomeadamente com o Centro de Programas Ubuntu), pois existem programas que precisam da identifcação do Ubuntu e ao verem lisa em vez de oneiric deixam de funcionar!


Boas Luís, em relação ao teu problema com o Mate, dá uma olhada neste link que ficas com o problema resolvido.

http://isopenisfree.wordpress.com/2011/11/13/mate-en-ubuntu-11-10-oneiric/

Já agora dá uma olhada neste também, que eu já experimentei e fica um espectáculo!

http://isopenisfree.wordpress.com/2011/12/23/cinnamon-en-ubuntu-11-10-oneiric/

Eu só instalei o pacote https://github.com/downloads/linuxmint/Cinnamon/cinnamon_1.1.2_i386.deb e utilizei o comando cinnamon --replace através do Dash (Alt+F2), depois para voltar ao Unity (que é o que utilizo normalmente), utilizei o comando unity --replace também através do Dash (Alt+F2).

Mas podes seguir o tutorial acima e ficas com a opção do Cinnamon-session no Lightdm.

Experimenta e depois diz-me o que pensas.

Cumps.

P.S. - Os artigos estão em espanhol mas penso que isso não será problema.
E já agora, embora seja completamente off-topic, dá uma olhada neste artigo pois tenho a certeza que te vai interessar! http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/8975382/Apple-plots-smartphones-powered-by-hydrogen.html.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Dezembro 2011, 17:34

Miguel72 » 27 Dez 2011, 17:08 escreveu:
Luis Cardoso » Ter Dez 27, 2011 3:15 pm escreveu:
Claudio Novais » 20 Nov 2011, 15:17 escreveu:Olá Davysson Silva,

Tomei a liberdade de alterar as imagens para ter no imgur e poder clicar para visualizar com melhor qualidade sem sair da página. Espero que não se importe! ;)

Entretanto, sobre o tópico, achei-o interessantíssimo e em breve vou fazer um artigo sobre ele! ;)

Abraço

Só um aviso, vai ter de passar a usar fontes do Mint, pois o Ubuntu 11.10 passará a ser visto como Linux Mint (lisa). Tive bastante problemas (nomeadamente com o Centro de Programas Ubuntu), pois existem programas que precisam da identifcação do Ubuntu e ao verem lisa em vez de oneiric deixam de funcionar!


Boas Luís, em relação ao teu problema com o Mate, dá uma olhada neste link que ficas com o problema resolvido.

http://isopenisfree.wordpress.com/2011/11/13/mate-en-ubuntu-11-10-oneiric/

Já agora dá uma olhada neste também, que eu já experimentei e fica um espectáculo!

http://isopenisfree.wordpress.com/2011/12/23/cinnamon-en-ubuntu-11-10-oneiric/

Eu só instalei o pacote https://github.com/downloads/linuxmint/Cinnamon/cinnamon_1.1.2_i386.deb e utilizei o comando cinnamon --replace através do Dash (Alt+F2), depois para voltar ao Unity (que é o que utilizo normalmente), utilizei o comando unity --replace também através do Dash (Alt+F2).

Mas podes seguir o tutorial acima e ficas com a opção do Cinnamon-session no Lightdm.

Experimenta e depois diz-me o que pensas.

Cumps.

P.S. - Os artigos estão em espanhol mas penso que isso não será problema.
E já agora, embora seja completamente off-topic, dá uma olhada neste artigo pois tenho a certeza que te vai interessar! http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/8975382/Apple-plots-smartphones-powered-by-hydrogen.html.

Ora bolas, faltou-me realizar este passo (o artigo que segui não continha esse passo, então a cada reiniciar da máquina tinha de alterar tudo outra vez :facepalm2: ):
sudo sudo gedit /etc/linuxmint/mintSystem.conf

É que o maquinão continua com problemas em funcionar correctamente com a Nvidia, já experimentei de tudo e o único que parece funcionar bem é este Mate. Mas depois surgia este problema com a detecção de lisa e não de oneiric!

Quanto ao Cinnamon, será algo a testar, mas não para já...

P.S. - Os artigos estão em espanhol mas penso que isso não será problema.
E já agora, embora seja completamente off-topic, dá uma olhada neste artigo pois tenho a certeza que te vai interessar! http://www.telegraph.co.uk/technology/apple/8975382/Apple-plots-smartphones-powered-by-hydrogen.html.

:yeah: agora é aguardar pelos resultados. Vamos a ver como a coisa corre e se valerá mesmo a pena aplicar essa tecnologia a longo prazo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 27 de Dezembro 2011, 17:48

Bem Luís, estou a ver que mesmo depois da actualização que fizeste do drive da Nvidia, continuas com problemas! Lamento!

Mas quanto ao Cinnamon, devo dizer-te que depois de instalares o pacote que mencionei e utilizares o comando cinnamon --replace, a mudança é imediata e, até agora não encontrei nenhum "bug" ou incompatibilidade.

Depois é só utilizar o comando unity --replace e tudo volta ao que estava sem teres que reiniciar o pc ou a sessão.

Por isso, irás ver que não perdes muito tempo, quer para instalar o pacote (pequeno e rápido a instalar!), quer para dares uma olhada no DE, que fica limpo, bonito, prático e com uma série de temas à disposição no menu actividades que se encontra à disposição num pequeno e nada incómodo ícone no canto superior esquerdo do ecrã.

Tem um "look" gnome 2, com um menu global no canto inferior esquerdo e logo ao lado ficam as aplicações já abertas em janelas tal e qual como no gnome 2.

Mas não há nada como experimentar para ver! Muito bonito e estável. Mas (e há sempre um MAS!), ainda está um pouco incompleto. Com o tempo e o adicionar da possibilidade de usar extensões como no gnome-shell, penso que será um verdadeira e bastante completa alternativa ao Unity e ao Gnome-Shell.

Cumprimentos.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 27 de Dezembro 2011, 18:45

Miguel72 » 27 Dez 2011, 17:48 escreveu:Bem Luís, estou a ver que mesmo depois da actualização que fizeste do drive da Nvidia, continuas com problemas! Lamento!

Mas quanto ao Cinnamon, devo dizer-te que depois de instalares o pacote que mencionei e utilizares o comando cinnamon --replace, a mudança é imediata e, até agora não encontrei nenhum "bug" ou incompatibilidade.

Depois é só utilizar o comando unity --replace e tudo volta ao que estava sem teres que reiniciar o pc ou a sessão.

Por isso, irás ver que não perdes muito tempo, quer para instalar o pacote (pequeno e rápido a instalar!), quer para dares uma olhada no DE, que fica limpo, bonito, prático e com uma série de temas à disposição no menu actividades que se encontra à disposição num pequeno e nada incómodo ícone no canto superior esquerdo do ecrã.

Tem um "look" gnome 2, com um menu global no canto inferior esquerdo e logo ao lado ficam as aplicações já abertas em janelas tal e qual como no gnome 2.

Mas não há nada como experimentar para ver! Muito bonito e estável. Mas (e há sempre um MAS!), ainda está um pouco incompleto. Com o tempo e o adicionar da possibilidade de usar extensões como no gnome-shell, penso que será um verdadeira e bastante completa alternativa ao Unity e ao Gnome-Shell.

Cumprimentos.

Bom, já estive a experimentar (actualmente estou a dar a resposta por intermédio do Cinnamon) e até parece algo para pegar mesmo. Agora eu tenho uma dúvida, a moldura fica a Adwaita sempre ou é preciso reiniciar para me deixar mudar a moldura?

Se adicionarem os applets presentes no gnome-panel do Gnome 2.x, poderei vir a adoptar este Cinnamon em vez do Unity e do Gnome-shell! Até lá, é aguardar atentamente por novidades :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 27 de Dezembro 2011, 22:58

Boas Luís, eu, para mudar o tema utilizei aquilo que referi atrás.

Abri o menu actividades no ícone que está no canto superior direito e acedi à aba Themes e então mudei o tema.

Pelo que me apercebi, tem que se utilizar esses temas, pois os temas gtk3 não são todos compatíveis com o Cinnamon.

Eu utilizei o Wolf-Dark e ficou muito bom.

Quanto ao uso de screenlets, como não uso, não experimentei. Vou aguardar pela inclusão (para breve, espero eu!) do uso de extensões para utilizar mais intensamente este belíssimo (na minha opinião) DE.

Cumprimentos.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Como instalar o Mate no ubuntu 11.10

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 16 de Janeiro 2012, 22:46

Boas, novidades para quem utiliza ou gostava de experimentar o Mate no Ubuntu 11.10 (SÓ PARA ESTA VERSÃO!).

Já existe um PPA dedicado para a instalação deste Ambiente Gráfico no nosso querido Ubuntu 11.10.

Como tal, já não são necessários nenhuns repositórios do Liniux Mint, nem truques para que não entrem em conflito com os do Ubuntu.

Resta dizer, antes de explicar como o fazer, que este PPA está sempre em actualização, o que lhes permitirá ter sempre as últimas novidades do Mate.
Alguns dos pacotes essenciais para o seu funcionamento foram adicionados ao PPA no dia 15 de Janeiro de 2012 (ontem), como tal, se durante o procedimento de instalação vos der um erro com o pacote "mate-window-manager", não se preocupem, voltem a repetir o procedimento de instalação dos pacotes umas horas depois.
Isto está relacionado com a actualização dos pacotes por parte de todos os servidores ao redor do Mundo e, às vezes, o servidor ao qual estamos ligados, não é dos primeiros a ser actualizado. (isto poderá nem acontecer visto que já passou 1 dia!)

INSTALAÇÃO NO UBUNTU 11.10

Abram o vosso terminal (consola) e executem os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:gfunkmonk/mate-desktop


em seguida, também no terminal, actualizem os vossos repositórios:

sudo apt-get update


para terminar, continuando no terminal :lol: instalem os pacotes do Mate:

sudo apt-get install mate-session-manager mate-desktop-environment


este último comando será o único que terão de repetir caso suceda o erro descrito em cima.

E pronto, a partir deste momento, podem aceder ao vosso Mate, bastando para isso fazer "logout" e escolherem a opção Mate no menu de inicio de sessão do vosso Ubuntu 11.10 (lightdm).

Para finalizar, como vocês sabem, o Mate é um projecto associado ao Linux Mint, como tal, acedam à página do projecto para mais informações sobre o mesmo. Como por exemplo, todas as opções disponíveis (extensões, etc).

LinuxMint

Fonte (em Italiano)

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011



Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes

cron