Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:16 Pesquisa avançada

Intel + Ubuntu: Memória e gráficos - Acer-V5-171

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Intel + Ubuntu: Memória e gráficos - Acer-V5-171

Mensagempor rsbraga » Ter, 17 de Dezembro 2013, 13:41

Olá pessoal,

Comprei um Acer - V5-171-6832http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/model/NX.M3DAL.008
64-bit - processador Intel® Core™ i3-2375M (1,5GHz) - 2GB de memória DDR3 - 500GB disco rígido - tela de 11,6" CineCrystal™ HD LED-backlit LCD (1366 x 768) - Intel® HD graphics - Mobile Intel® HM77 Express chipset


Primeiras horas instalando o Ubuntu e tudo funcionou bem, ou quase. Percebi de cara que o brilho da tela estava no máximo e não era possível regular. Logo depois percebi lentidão no sistema ao usar múltiplas abas no chrome e outro aplicativos também.

Curioso, fui experimentar outras versões como: xubuntu, eOS, Studio, etc. E todas repetiam o mesmo desempenho.

Ao monitorar a memória percebi que está disponível apenas 1,7GB de RAM. E sempre ao chegar em 75% de utilização de memória o sistema trava, fica trancando e algumas vezes não volta.

Pensei em otimizar a memória com o zRAM, mas nada adiantou. não senti nenhum efeito.

Já procurei muito sobre isso e não encontrei ninguém com o mesmo problema. Essa máquina tem 2GB de RAM e deveria atender bem com Ubuntu. Mas está impossível de trabalhar. Não consigo nem ouvir música usando o gmail. Simplesmente esgota a memória e o sistema começa a travar.

Li no próprio site da Intel que não há versão do driver de vídeo para 13.10. Apenas 13.04 está disponível no site e este não instala no 13.10. Sobre driver de chipset nem encontrei.

Alguém tem ideia de com posso liberar toda a memória para o sistema e como otimizar ??

Não consigo trabalhar direito...

Obrigado!
Compartilhando e multiplicando!
Avatar do usuário
rsbraga
 
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Abril, 2013
Localização: Porto Alegre, Brasil

Re: Intel + Ubuntu: Memória e gráficos - Acer-V5-171

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 17 de Dezembro 2013, 14:04

Boas Braga, eu também tenho 2 GB de RAM e o UBuntu 13.10 também se revela muito pesado para o meu dual-core!

Tenho usado o Elementary Luna (baseado no Ubuntu 12.04) com resultados muito bons, pois é um sistema leve.

Aconselho-te a experimentar, pois é super estável!

Quanto ao problema da RAM, eu estou a utilizar este procedimento:

http://www.lffl.org/2013/11/attivare-zswap-in-ubuntu-linux-e-derivate.html#more

no Ubuntu 13.10, Elementary OS Luna e no Manjaro 0.8.8 Kde, com resultados excelentes!

Se não gostas de usar o editor de texto "nano" (eu não!), substitui por "gedit"!

ATENÇÃO que é necessário o uso do Kernel 3.11 ou superior!

Em relação ao driver da gráfica, para eu ficar com uma noção exacta daquilo que possuis, executa este comando no terminal e coloca aqui o resultado:

lspci | grep VGA


Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Intel + Ubuntu: Memória e gráficos - Acer-V5-171

Mensagempor rsbraga » Ter, 17 de Dezembro 2013, 14:38

Oi Miguel,

Já testei o ElementaryOS e gostei muito. Hj estou com o UGnome, mas vou testar novamente o eOS.

Aí está o retorno do comando que pediu:
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller (rev 09)

Achei interessante a dica do zSWAP, mas não sei o efeito que terá aqui pq já instalei o zRAM. Vou tentar trocar e retorno aqui.

Muito obrigado!
Compartilhando e multiplicando!
Avatar do usuário
rsbraga
 
Mensagens: 11
Registrado em: 03 Abril, 2013
Localização: Porto Alegre, Brasil

Re: Intel + Ubuntu: Memória e gráficos - Acer-V5-171

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 17 de Dezembro 2013, 15:14

Braga, se possível, vê, no gestor de actualizações>definições se tens algum driver extra disponível.

Se tiveres, apresenta aqui uma screenshot.

Se não tiveres, dá uma olhada neste link:

http://www.webupd8.org/2012/10/how-to-enable-intel-sna-acceleration-in.html

Aguardo.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes

cron