Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:26 Pesquisa avançada

Problema com placa gráfica

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Seg, 2 de Dezembro 2013, 23:26

Miguel Fonseca (02-12-2013, 22:19) escreveu:Bem, então aconteceu-te EXACTAMENTE o que me aconteceu a mim, quando resolvi instalar o driver oficial da AMD/ATI!!!!

O driver não funciona com a tua placa!

Chegaste a gerar o "xorg.conf"?

Quando tentaste gerar um xorg.conf não te um erro tipo "source not found", ou uma coisa do género?

Se não tentaste gerar, então falta-te fazer isso para o driver funcionar!

Se tentaste e não aconteceu nada, então é a mesma coisa de que eu "sofro"!
Tens que desinstalar o driver oficial! E utilizar o driver opensource, como eu!

Para desinstalar, quando te aparecer esse erro, clica "não" e irás ficar com um ecrã completamente preto.

Clicas nas teclas Crtl+Alt+F1 e vai abrir uma consola de ecrã inteiro.

Colocas o teu nome, seguido da tua password e basicamente estás num terminal gigante.

Desinstala os pacotes que instalaste ou utiliza o desinstalador do driver que "baixaste".
Tipo "unistaler.sh".
Tens que aceder à pasta onde tens o desinstalador! Mas tu sabes para onde o "baixaste".

Depois, reinicias e vai voltar a ficar tudo bem, ou melhor, como estava!

Aguardo.

EDIT UPDATE:
Vê este link para te ajudar a desinstalar o driver:

http://askubuntu.com/questions/160605/what-packages-how-do-i-uninstall-propriety-amd-catalyst-driver


Sim tentei gerar o "xorg.conf" e deu esse erro! Vale mais usar algo com kernel 3.2 e ter tudo a funcionar como deve de ser!
Alguma sugestão para uma boa distro LTS com kernel 3.2?

Obrigado pelas dicas!
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 3 de Dezembro 2013, 0:04

Bem Razor, eu tenho uma placa gráfica AINDA MAIS ANTIGA (ATI X1600 com 512 MB) que a tua e, com o driver opensource, não me tenho dado mal!

Tenho o Elementary OS Luna e o Linux Mint 16 MATE que ainda não me deram problemas nenhuns e com o Kernel 3.12.2 que é o último estável!

Tenho o Ubuntu 13.10 instalado e já me deu alguns "travamentos", mas agora, desde que utilizei este processo:

http://www.lffl.org/2013/11/attivare-zswap-in-ubuntu-linux-e-derivate.html#more

Nunca mais me aconteceu! Aliás, utilizei este processo nos três SO's!
TER EM ATENÇÃO que este processo só funciona para o kernel 3.11 e superiores!!!

Mas se fazes questão de te manteres com um kernel 3.2, então o Elementary OS Luna, o Linux Mint 13 e o Ubuntu 12.04 LTS, dão-te essa possibilidade.
São estáveis e vão ter actualizações durante os 5 anos que esta LTS do Ubuntu tem de suporte (o Elementary Luna e o Linux Mint 13 são baseados no Ubuntu 12.04!).

Mas penso que não gostarás muito de não poderes ter pelo menos, a última versão do SO da tua preferência!

Podes experimentar também distros mais leves na sua última versão, que não são tão "gulosas" quanto o Unity do Ubuntu.
Xubuntu, Lubuntu, Linux MInt MATE ou CINNAMON, Manjaro XFCE, o Bodhi (referenciado pelo "nosso" Cláudio Novais!), etc.

É só fazeres uma pesquisa rápida e vais encontrar distros para todos os gostos, com todos os sabores.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Ter, 3 de Dezembro 2013, 0:34

Miguel Fonseca (02-12-2013, 23:04) escreveu:Bem Razor, eu tenho uma placa gráfica AINDA MAIS ANTIGA (ATI X1600 com 512 MB) que a tua e, com o driver opensource, não me tenho dado mal!

Tenho o Elementary OS Luna e o Linux Mint 16 MATE que ainda não me deram problemas nenhuns e com o Kernel 3.12.2 que é o último estável!

Tenho o Ubuntu 13.10 instalado e já me deu alguns "travamentos", mas agora, desde que utilizei este processo:

http://www.lffl.org/2013/11/attivare-zswap-in-ubuntu-linux-e-derivate.html#more

Nunca mais me aconteceu! Aliás, utilizei este processo nos três SO's!
TER EM ATENÇÃO que este processo só funciona para o kernel 3.11 e superiores!!!

Mas se fazes questão de te manteres com um kernel 3.2, então o Elementary OS Luna, o Linux Mint 13 e o Ubuntu 12.04 LTS, dão-te essa possibilidade.
São estáveis e vão ter actualizações durante os 5 anos que esta LTS do Ubuntu tem de suporte (o Elementary Luna e o Linux Mint 13 são baseados no Ubuntu 12.04!).

Mas penso que não gostarás muito de não poderes ter pelo menos, a última versão do SO da tua preferência!

Podes experimentar também distros mais leves na sua última versão, que não são tão "gulosas" quanto o Unity do Ubuntu.
Xubuntu, Lubuntu, Linux MInt MATE ou CINNAMON, Manjaro XFCE, o Bodhi (referenciado pelo "nosso" Cláudio Novais!), etc.

É só fazeres uma pesquisa rápida e vais encontrar distros para todos os gostos, com todos os sabores.

Hasta.


Já gostei mais do Unity do que gosto agora, não por acha-lo pesado mas sim por não acha-lo muito pratico! O Elementary OS achei um pouco instável! Talvez vá testar algo com xfce (Mint) que é o que ando a gostar mais!

Hasta!!! :yeah:
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Qui, 5 de Dezembro 2013, 13:59

Boas!

Instalei o Ubuntu 12.04 e correu tudo bem e está a funcionar quase tudo bem! O problema desta vez é que o sistema não encerra! Fica parado no "boot splash" e não faz mais nada! Aqui o assunto é a gráfica mas não quis estar a criar outro tópico!

Cumps
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor portaro » Sex, 6 de Dezembro 2013, 1:17

Tente fazer update do initramfs e do grub, ach oque tive um problema igual e resolvi assim

senão passe para modo texto - e dê um sudo poweroff a ver que mensagem fica. OU

sudo shutdown -h now

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Problema com placa gráfica

Mensagempor BlackRazor » Sex, 6 de Dezembro 2013, 13:04

portaro (06-12-2013, 0:17) escreveu:Tente fazer update do initramfs e do grub, ach oque tive um problema igual e resolvi assim

senão passe para modo texto - e dê um sudo poweroff a ver que mensagem fica. OU

sudo shutdown -h now


Foi o que fiz e já ta resolvido! Obrigado! :yeah:
Avatar do usuário
BlackRazor
 
Mensagens: 21
Registrado em: 13 Outubro, 2013

Anterior

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes