Bem-vindo: Qua, 22 de Maio 2024, 2:18 Pesquisa avançada

Fontes "like" Windows

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Fontes "like" Windows

Mensagempor Core » Dom, 13 de Outubro 2013, 16:13

Apesar de não curtir muito o Unity, acabei voltando pra ele, é... dei um perdãozinho e voltei pra esta interface. Não vou alongar sobre isso aqui.

A questão é a seguinte: Não me incomodo muito com as fontes dentro do sistema, nas configurações e etc, porém existe uma coisa que realmente me deixa chateado.

As fontes do navegador no Unity são bem feias, pelo ao menos no Firefox, Chrome e Chromium, não uso o Opera. Então daí que vem minha dúvida, tem como deixar elas como fica no Windows? Quais seriam as fontes que devo selecionar pra ficar igual, ou o máximo "like" Windows possível? É uma questão de costume, por isso queria mudar.

Quem souber, agradeço.

Abraços.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 13 de Outubro 2013, 17:05

Qual Windows se refere? Até ao WinXP era usado o Tahoma, que pode ser obtido com a instalação do seguinte pacote:
sudo apt-get install -y ttf-mscorefonts-installer


Se for um Windows posterior ao WinXP, então é o Segoi UI, que será algo difícil, dado que é proprietário, no entanto se possuir algum PC com Windows, basta ver dele em (se não estou em erro):
Código: Selecionar todos
C:\Windows\Fonts
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Core » Dom, 13 de Outubro 2013, 18:32

Me refiro ao Windows 7 x64, o comando também serve?
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 13 de Outubro 2013, 19:50

Boas Core, mas já instalaste a fonte no sistema?

Se já, onde, em que pasta?

A aguardar resposta.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Core » Dom, 13 de Outubro 2013, 19:54

Miguel Fonseca (13-10-2013, 19:50) escreveu:Boas Core, mas já instalaste a fonte no sistema?

Se já, onde, em que pasta?

A aguardar resposta.

Hasta.


Ainda não instalei, estou apenas esperando a resposta do amigo logo acima de ti, estou na dúvida se funciona com o Windows 7 Ultimate x64.

Até onde saiba, as fontes ficam no diretório:

/usr/local/share/fonts


Abraços.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Avatar do usuário
Core
 
Mensagens: 38
Registrado em: 25 Maio, 2013

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 13 de Outubro 2013, 20:03

Ok Core, eu instalei a fonte (embora não goste do resultado!) e funcionou.

Para tal, faz o download da fonte deste link (se assim o entenderes)de onde eu fiz, para a tua pasta pessoal:

http://dl.dropbox.com/u/2063289/segoeui.tar.gz

Descompacta o ficheiro (vem em zip).

Depois abre o terminal e executa estes comandos:

sudo mv segoeui /usr/share/fonts/


E para terminar e atualizar a cache das fontes:

sudo fc-cache -f -v


Eu também copiei a pasta da fonte, só para prevenir, para a pasta .fonts (com o ponto antes de modo a ficar oculta) na minha pasta pessoal. A pasta não existia, por isso criei-a.

No final, só tens que aceder ao programa que usas para mudares as fontes e lá estará a Segoe Ui à tua disposição.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor hailton » Dom, 13 de Outubro 2013, 21:42

Pelo menos no Firefox do Windows 7 não usa Segoeui nas páginas:

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Fontes "like" Windows

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 13 de Outubro 2013, 22:05

hailton (13-10-2013, 21:42) escreveu:Pelo menos no Firefox do Windows 7 não usa Segoeui nas páginas:

Ah, ok, foi culpa minha, eu pensei que quisesse aplicar a todo o sistema e não apenas aos browsers. Então basta fazer a seguinte instalação:
sudo apt-get install -y ttf-mscorefonts-installer

E depois de terminado, colocar como o @hailton apresenta na imagem! Bom, quanto ao resultado no Chrome e afins, só tendo as definições de caracteres no Windows para saber correctamente qual é.

Para além disto tudo, terá de mudar o parâmetro Hint nas Fontes de slight para medium ou para total. Aqui já terá de experimentar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes