Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 13:48 Pesquisa avançada

VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Setembro 2011, 4:47

Sei que já não é um tema novo, mas como só agora resolvi experimentar as potencialidades de uma máquina virtual eis que me surgiram algumas dúvidas às quais peço ajuda para esclarecê-las.

Como tinha uns 2 ou 3 programinhas que gostaria de usar e que até ao momento rodam apenas no windows, decidi dar alguma utilidade ao meu velhinho windows xp inserido no VirtualBox; poderia colocar o Windows 7 mas certamente seria mais pesado e o xp serve perfeitamente.
O sistema está instalado bem como os tais programas e o desempenho no geral não me desapontou, agora o que precisava era saber como fazer a transferência de ficheiros entre o ubuntu (sistema base) e o windows xp (disco virtual). Tentei encontrar algo que me ajudasse como o compartilhamento de pastas mas ao experimentar não consegui resolver o problema.
Talvez não o fizesse como devia por isso uma ajuda é muito bem vinda e muito agradecida. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Setembro 2011, 13:32

Olá José,

Infelizmente das várias vezes que precisei disso, poucas vezes consegui realmente partilhar pastas. Como nunca precisei muito dessa funcinolidade sempre utilizei o DropBox para partilhar os ficheiros entre os computadores e os SO's virtuais.

Sobre os ficheiros irem para a Internet, que é verdade, o DropBox tem um sistema bastante interessante que tenta enviar os dados para além de por Internet, por LAN. Assim você recebe rapidamente os ficheiros. Sei que isso acontece pois nos projetos que faço em equipa, vejo que isso acontece, mas não sei se isso acontece com as VMs!

Espero ter ajudado ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Setembro 2011, 16:12

Visto que não me deu a certeza de que assim funciona, vou aguardar e continuar em busca de algo mais acerca disto.
Várias têm sido as coisas que consigo por intuição mas nesta ainda tal não aconteceu! :desdentado:

Isto é assim, há por exemplo um programinha, um player foobar2000 ao qual não consigo dizer adeus! Todos os que o conhecem sabem do que falo..., infelizmente não roda em linux e no essencial (também no todo importante) colocaria vários que por aqui se conhecem a um canto! :sneaky:
(...) Usava-o também para extracção e conversão de músicas para mp3 usando o lame e o resultado neste player é surpreendente no que toca à qualidade de som com que os ficheiros ficam depois de convertidos e como depois dessa operação gostaria de transferir esses ficheiros para o meu creative, o VirtualBox não reconhece as entradas USB, esta é outra situação em busca de uma solução que ainda não encontrei... :( Existe alguma dica para isto?
Editado pela última vez por José Craveiro em Sáb, 24 de Setembro 2011, 16:24, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 24 de Setembro 2011, 16:22

O DropBox funciona perfeitamente!

Já a partilha de pastas, infelizmente nem sempre deu certo e sinceramente nem sei bem porquê! É um pouco triste isso pois se procurar na Internet isso existe milhares de pessoas com esse problema!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Setembro 2011, 16:28

Peço desculpa, fui editando o post... :) de qualquer modo fica o pedido de sugestão mais completo.
Vou ver então de forma mais séria a hipótese de colocar o DropBox. Obrigado.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 24 de Setembro 2011, 17:06

José Craveiro » 24 Set 2011, 04:47 escreveu:Sei que já não é um tema novo, mas como só agora resolvi experimentar as potencialidades de uma máquina virtual eis que me surgiram algumas dúvidas às quais peço ajuda para esclarecê-las.

Como tinha uns 2 ou 3 programinhas que gostaria de usar e que até ao momento rodam apenas no windows, decidi dar alguma utilidade ao meu velhinho windows xp inserido no VirtualBox; poderia colocar o Windows 7 mas certamente seria mais pesado e o xp serve perfeitamente.
O sistema está instalado bem como os tais programas e o desempenho no geral não me desapontou, agora o que precisava era saber como fazer a transferência de ficheiros entre o ubuntu (sistema base) e o windows xp (disco virtual). Tentei encontrar algo que me ajudasse como o compartilhamento de pastas mas ao experimentar não consegui resolver o problema.
Talvez não o fizesse como devia por isso uma ajuda é muito bem vinda e muito agradecida. ;)

Em resposta à sua dúvida, bem eu usei as pastas partilhadas do VirtualBox. Basicamente tem de criar uma pasta no Ubuntu onde irá colocar os seus ficheiros. Agora no VB, clique no botão Definições, na janela que abrir procure por pastas partilhadas, clique em adicionar uma pasta e seleccione a sua pasta no Ubuntu.
Já com a Máquina Virtual a correr active a Pasta Partilhada!

Nota: Não sei precisar todos os passos com detalhe, pois formatei recentemente o Ubuntu e ainda não instalei o VB!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: VirtualBox « ficheiros » Sistema base

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 24 de Setembro 2011, 21:30

Luis Cardoso » Sáb Set 24, 2011 5:06 pm escreveu:Já com a Máquina Virtual a correr active a Pasta Partilhada!


A única coisa que se poderia encaminhar nesse sentido é apenas o recurso às Definições/Configurações » Pastas partilhadas » seleccionar a pasta com dirt.º do rato e editar as suas definições, mas aqui parece ser o fim da linha porque a janela que aparece nada (?) indica acerca disso! :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 78 visitantes