Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 17:34 Pesquisa avançada

Ubuntu minimal .iso Instalando o Ubuntu realmente do inicio!

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Ubuntu minimal .iso Instalando o Ubuntu realmente do inicio!

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 11 de Setembro 2011, 0:55

Boa noite a todos, espero que estejam bem!

Já tem um tempo que ouço falar que o desempenho do Ubuntu é mais lento do que muitas outras distribuições, que ele não é tão bem otimizado, (até indelicadezas do tipo, "o ubuntu vem com uns lixos, que só fazem o sistema ficar pesado..." etc, etc... Muito mimi e nada que venha somar pra fazer com que o desempenho melhore realmente, só um monte de reclames de pessoas que muitas das vezes só querem trollar com o projeto alheio sem nunca ter feito nada por ele (E POR NENHUM OUTRO TAMBÉM A NÃO SER VAMPIRIZAR-LOS)! O ubuntu é um sistema que se propõe a vir pronto, por tanto, ele tenta (e só pode tentar mesmo, pois alcançar é impossível) atingir o gosto da maioria de usuários possíveis, só que esses usuários são humanos e como sabemos ninguém é 100% igual a outro (nem que seja gêmeo)! Mas no que diz respeito a criar um sistema pronto de fabrica com básico para que o usuário leigo (foco do projeto da Canonical) esteja com tudo em mãos pra usar o Desktop assim que o instalar e a custo 0, ai sim, ele é vitorioso nisso com toda certeza! O Ubuntu quando sai de fabrica vem com um sistema quase pronto pra maioria dos usuários focos do projeto que só querem o que é trivial do dia-a-dia! Baixou uns programinhas e instalou alguns outros aplicativos, e pronto, o sistema está preparadíssimo pra uso sem maiores transtornos!

Bem, após ter dito o que muitos com certeza já conhecem por ter contato com o projeto GNU/Linux Ubuntu, vamos ao foco do tópico hora aqui por mim aberto. Navegando pela internet em busca de uma opção que proporciona-se uma maior otimização do desempenho do Sistema Operacional GNU/Linux Ubuntu, achei duas iniciativas muito interessantes pra quem quer ter o sistema exatamente como imagina, só com os seus aplicativos e nada mais! O processo é razoavelmente fácil e só demandará um pouco do seu tempo, (dependendo de sua velocidade de acesso a internet) e força de vontade em querer aprender mais! Além de lhe tirar o medo do Shell, ainda vai lhe enriquecer e lhe dar como prêmio por seu esforço e aprendizado, um sistema muito mais enxuto e do jeito exato que você idealizou!

O assunto em pauta trata-se da instalação do sistema através da iso minimal. No tópico em apresso, trago-lhes duas alternativas, 1ª: Um link mostrando passo-a-passo a instalação do GNU/Linux Ubuntu mini iso 10.04 LTS; 2ª: Outro link falando sobre a instalação do GNU/Linux Ubuntu mini iso 11.04 (com direito a pdf e tudo)!

Ubuntu Lucid Lynx - Instalação mínima (mini-iso) de 13MB

[TUTORIAL] Ubuntu Minimal

Lógico que não se restringe só a esses "buntus" pode usar os artigos em outros "buntus" também, salvaguardando algumas peculiaridades mostradas por exemplo na colocação feita neste texto aqui... [TUTORIAL] Ubuntu Minimal

Eu fiz o do tutorial e fucionou 100%, até pensei em montar um sistema com só o GNOME 3 como ambiente gráfico principal, mas como não sei aidan como proceder isso, ainda não fiz, mas um dia em aprendo, se alguém já me quiser ensinar agradeço!

É isso, ótima experiência de aprendizado sobre o sistema e de quebra ficará super otimizado e leve o seu GNU/Linux Ubuntu tão somente com os aplicativos que você quiser de partida! Não tem como ser mais customizável que isso! :desdentado:

Espero que o tópico contribua pra seu aprendizado e desenvolvimento no que diz respeito ao sistema hora sitado e que você crie um ótimo sistema operacional!

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
Editado pela última vez por Luciano Fernandes em Qua, 26 de Outubro 2011, 14:49, em um total de 1 vez.
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Ubuntu minimal iso. Instalando o Ubuntu realmente do ini

Mensagempor titoo » Dom, 11 de Setembro 2011, 3:25

Excelente tópico. Eu que sou iniciante fiquei extremamente surpreso com a liberdade nativa do Linux.
Muito Obrigado, está marcado nos favs aqui ;)

OBS: Impressionante a forma envolvente da mentalidade de vocês no tocante à ideologia (vejo muito por este modo) Linux e a preocupação para com o usuário. Soa uma linguagem familiar... meu Deus..
Imagem

"Amai-vos uns aos outros"
Avatar do usuário
titoo
 
Mensagens: 21
Registrado em: 08 Setembro, 2011
Localização: Rio de Janeiro

Re: Ubuntu minimal iso. Instalando o Ubuntu realmente do ini

Mensagempor Andry » Dom, 11 de Setembro 2011, 7:12

Realmente é muito legal, já usei ela uma vez, o melhor é que você não precisa atualizar depois de instalado :D
Ele baixa os últimos pacotes dos repositórios e instala, fica excelente.
Mas é só para quem tem banda larga boa e estável, hehe.
Pois se der problema quando ele baixa os pacotes, vai ter que começar tudo denovo :medo:

Mas em geral eu gostei muito.(apesar de preferir o modo convencional).

Andry
 
Mensagens: 52
Registrado em: 01 Setembro, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes

cron