Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 14:23 Pesquisa avançada

Problemas com áudio no UBUNTU

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor jammerson » Seg, 15 de Agosto 2011, 21:55

Primeiramente Bom dia pessoal, esse é meu primeiro post, não sei se estou no local certo mais vamo lá

Instalei o ubuntu no meu notebook, só que ele tá sem áudio, o drive tá instalado e tudo só q não funciona, ai testei com um fone de ouvido e funcionou normal. Resumindo: áudio aqui só funciona com o fone, tirou ele fica mudo.
Obs: ja testei de tudo lá nas config de áudio e nada, tbm ja testei com outras versões do UBUNTU e tbm com o FEDORA e continua do mesmo jeito.
Minha placa de áudio é: Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
seria imcompatibilidade do driver com linux ??

jammerson
 
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Agosto, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Agosto 2011, 13:22

Olá jammerson,

No Windows funciona?

É que esse driver é o comum que se encontra, por isso é estranho estar a acontecer isso. Experimente abrir o terminal e escrever o comando seguinte:
alsamixer

Aumente todas as barras para o máximo a ver se será alguma que estará para baixo (ou seja, com o som a mudo).

Este método apresentado normalmente funciona para casos excecionais em que por algum motivo alguma configuração foi mudada para nulo. No entanto, sugiro que faça isso (mas eu acho que já fez), nas Preferências de som do Ubuntu, escolhendo o equipamento adequado com o som suficientemente alto para se ouvir:
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor jammerson » Ter, 16 de Agosto 2011, 18:20

No windows funciona tudo normal
Eu abri o ALSAMIXER e deixei tudo no máximo, ficando assim :


Imagem

Dpois fui lá nas config de som e ficou assim:

Imagem

Lembrando q na saída ja testei de tudo e NADA Ainda

Depois de muito procurar em fórums um cara sugeriu editar o arquivo alsabase.conf inserindo essas linhas:
options snd-hda-intel enable_msi=1
options snd-hda-intel model=3stack-dig
options snd-hda-intel single_cmd=1

feito isso salvei o arquivo, reiniciei e lá estava o som de inicialiazção , só que agora se eu conectar o fone de ouvido não pega e o volume não baixa e nem aumenta só no programa ex: VLC lá no controle de volume do driver não ta funcionando.

Só q eu formatei de novo pq ficou ruim :cry:

jammerson
 
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Agosto, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Agosto 2011, 19:23

Olá jammerson,

Sinceramente não sei como resolver o problema! Sugiro pedir ajuda no Fórum Oficial do Ubuntu ou no Fórum Oficial Português do Ubuntu!

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 16 de Agosto 2011, 20:53

jammerson » 15 Ago 2011, 21:55 escreveu:Primeiramente Bom dia pessoal, esse é meu primeiro post, não sei se estou no local certo mais vamo lá

Instalei o ubuntu no meu notebook, só que ele tá sem áudio, o drive tá instalado e tudo só q não funciona, ai testei com um fone de ouvido e funcionou normal. Resumindo: áudio aqui só funciona com o fone, tirou ele fica mudo.
Obs: ja testei de tudo lá nas config de áudio e nada, tbm ja testei com outras versões do UBUNTU e tbm com o FEDORA e continua do mesmo jeito.
Minha placa de áudio é: Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
seria imcompatibilidade do driver com linux ??

Eu tenho o mesmo chip de áudio indicado e até hoje nunca tive problemas destes 8|

Aqui a configuração está igual
Imagem


E aqui? Como está o seu?
Imagem


Entretanto vou ver da dica do Cláudio para ver os parâmetros que tenho e deixar aqui para que possa tentar replicá-los a ver se já resolve o seu problema!
_____________________________________
¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯
EDIT:
Afinal a placa é a mesma (Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)), mas o chip é diferente:
  • Seu: Intel Cantiga HDMI
  • Meu: Realtek ALC268

Mas o funcionamento deveria ser semelhante, já que é a mesma placa, teria de obedecer a certos comandos de forma semelhante (claro que a qualidade do sinal de saída já iria depender dos algoritmos internos).

Imagem do meu no alsamixer
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor jammerson » Ter, 16 de Agosto 2011, 23:49

Agradeço bastante a ajudade de vc's, será que teria como eu baixar esse chipe ai da realtek e atualizar minha placa ?
vou ver aqui.
Outro problema que eu tenho no LINUX eh com o meu medidor de bateria, do nada ele diz que está descarregando, de repente fala que tá totalmente carregado, e por ai vai :desdentado:, isso q dá comprar PC ruim ashuahus

jammerson
 
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Agosto, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 16 de Agosto 2011, 23:56

Isso da bateria não há hipótese, é ela que já está viciada :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor jammerson » Qua, 17 de Agosto 2011, 0:23

Mais no WINDOWS ela funciona normalmente e o note é SEMINOVO,

jammerson
 
Mensagens: 10
Registrado em: 15 Agosto, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Agosto 2011, 2:49

Tal como disse, jammerson, sugiro que pergunte no forum oficial do Ubuntu! Tenho a certeza que você será rapidamente ajudado! No forum internacional do Ubuntu há sempre gente que esteve na sua situação e resolveu o problema certamente!

Escreve um post lá com todos estes pormenores e indique o modelo do seu note! Já agora, já procurou no google pelo seu modelo do note mais a keyword "ubuntu"?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Problemas com áudio no UBUNTU

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 17 de Agosto 2011, 12:28

jammerson » 16 Ago 2011, 23:49 escreveu:Agradeço bastante a ajudade de vc's, será que teria como eu baixar esse chipe ai da realtek e atualizar minha placa ?
vou ver aqui.
Outro problema que eu tenho no LINUX eh com o meu medidor de bateria, do nada ele diz que está descarregando, de repente fala que tá totalmente carregado, e por ai vai :desdentado:, isso q dá comprar PC ruim ashuahus

O "chipe" é parte da placa, é o responsável pelo processamento, é hardware e não software! Verifique no fórum oficial do Ubuntu se há mais alguém com esta placa e com o seu "chipe".
Deixo aqui o que encontrei:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/alsa-driver/+bug/669007
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/pulseaudio/+bug/734221
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1620198
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes