Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 8:45 Pesquisa avançada

O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 2 de Outubro 2012, 9:09

Claudio Novais (01-10-2012, 23:41) escreveu:
Luis Cardoso (01-10-2012, 21:02) escreveu:O mesmo que ainda tem :troll:

É um Intel Celeron M 575 @ 2GHz
Foi o tal que usei para este tutorial: Tema 88 - MAC OS X Lion Theme para o Lubuntu | Ubuntued. (por momentos fez-me pensar que estava aos comandos de um Mac, até que apareceu uma mensagem do Apport xD)
O portátil é ainda recente: 2009.

Nada é impossível, verdade. No entanto, acho muito estranho o Jupiter ter causado problemas assim :|

Tal como é referido pelo @exadra37, este mexe com as configurações do Ubuntu, mexe ainda no Kernel para ativar alguns recursos e no meu caso, mexeu na configuração do processo que gere a informação relativa à bateria. Processo este que ao arranque do Ubuntu ficava a consumir 100% do CPU e a temperatura disparava, fazendo com que a minha bateria durasse ainda menos, muito menos, além de que era impossível trabalhar com o PC.

Supostamente a desinstalação (tal como refere durante a instalação) deveria repor o que tinha modificado, mas não o fez. Como tal, tentei reparar os danos, mas como não conseguia e tinha de ter o PC funcional, pois faz parte das minhas ferramentas de trabalho, tive de reinstalar o Ubuntu.



exadra37 escreveu:Em relação á duração da bateria eu o máximo que consegui foi 2h33m com ambiente unity 2d, brilho no minimo e bluethhot desligado, com o thunderbird sempre aberto, várias páginas e browsers em simultaneo e o Sublime Text 2, sempre em utilização continua.

Para um portátili que sempre foi utilizado em cima da secretária com o carregador sempre conectado e a bateria colocada no portátil, acho que não está mau de todo para começo :D .

Acabei de testar o Lubuntu em LiveCD numa pen e só consegui obter 2h18m, em modo de prioridade á poupança de energia sobre a performance...

Vou analisar e ver quais as propostas sugeridas, que devo adopatar ;)

Só? Não terá sido por estar a correr via USB? É que eu tenho usado o Lubuntu e este tem se provado um bom aliado para economizar bateria, principalmente por usar o Openbox. Quanto ao modo, eu nem lhe mexo, ou seja, é como vem de origem.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor 3Dson » Qui, 4 de Outubro 2012, 1:34

Boa noite.
Eu utilizo archlinux e consigo passar facilmente 4hs de uso com bateria. Eu utilizo estas duas documentações para atingir este tempo

https://wiki.archlinux.org/index.php/Laptop
https://wiki.archlinux.org/index.php/Laptop_Mode_Tools

O mais importante, para mim, é o CPU frequency scaling, que controla a frequência do processador. O meu processador quase sempre trabalha em 800Mhz mais se precisar ele sobe a frequência sozinho. Antes de utilizar a documentação o processador trabalhava no máximo e diminuia o tempo da bateria. Também é possível controlar a velocidade de rotção do HD, mais nesta parte ainda não fui longe.

Espero que desta documentação vocês encontrem soluções voltadas para o UBUNTU.

3Dson
 
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Outubro, 2012

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor hiltongil » Qui, 4 de Outubro 2012, 2:41

Bem lembrado pelo 3Dson.

Eu quando preciso aumentar o máximo a bateria tranco a frequencia no mínimo com o comando cpufreq-set -f 933000 que resulta nos 933mhz do meu i3.
Avatar do usuário
hiltongil
 
Mensagens: 17
Registrado em: 03 Maio, 2012

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor 3Dson » Qui, 4 de Outubro 2012, 2:58

Encontrei este link http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_use_cpufrequtils
A vantagem do cpufrequtils é que o sistema se encarrega de fazer a troca das frequências de acordo com o uso do sistema. O meu I5 começa em 800Mhz e dificilmente chega no topo do processamento.

3Dson
 
Mensagens: 2
Registrado em: 04 Outubro, 2012

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Outubro 2012, 15:13

Isso da frequência é o maior propósito do Jupiter, que o faz conforme a nossa situação: se ligados à electricidade tem um perfil; se estiver só com a bateria usa outro perfil, normalmente económico.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor José Craveiro » Qui, 4 de Outubro 2012, 16:28

Claudio Novais (04-10-2012, 15:13) escreveu:Isso da frequência é o maior propósito do Jupiter, que o faz conforme a nossa situação: se ligados à electricidade tem um perfil; se estiver só com a bateria usa outro perfil, normalmente económico.


É isso Cláudio, a minha bateria já tem algum tempo e embora não ache que abusei muito dela, há sempre momentos em que o fazemos e por vezes nem nos lembramos concretamente. Desde que recomendamente instalei esse plugin a gestão de energia disponível estabilizou visivelmente e não voltei a notar comportamentos estranhos como queda abrupta dos níveis de energia, aparentes maus recarregamentos pela fraca autonomia, entre outros.

Entretanto encontrei isto:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor victoremanuel » Ter, 9 de Abril 2013, 22:16

Olá, eu encontrei um programa que aumenta a duração da bateria do notebook, é o Granola, no modo normal ele aumenta em média 1 hora na minha bateria, e além disso ele ainda mostra o quanto de energia, dinheiro e CO2 você pouparia em um ano usando o programa naquele modo. Para instalação cesse o site: http://grano.la/support/linux_enterprise.php
Avatar do usuário
victoremanuel
 
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Outubro, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 9 de Abril 2013, 22:21

Por acaso há (talvez) uns anos atrás vi esse software. No entanto, uso o Jupiter para a poupança de energia. Sinceramente não sei bem o que faz o Granola, mas sei que essas estatísticas impressionam sempre qualquer utilizador.

Gostava que alguém fizesse um estudo entre as diferenças funcionais e a eficácia entre o Jupiter e o Granola.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 9 de Abril 2013, 23:19

Eu acredito que mesmo usando o Unity 2D ainda vai gastar bateria. Eu sempre usei o cinnamon no notebook com bateria. Faz muita diferença. Mas estou estudando o uso do XFCE no lugar dele. Como é para prolongar a bateria vale apena abrir mão de algumas coisas. Mas, trocar de Ubuntu para Lubuntu não acho vantagem. Pois quando puder usar a tomada não vai poder desfrutar das vantagens do Ubuntu.

Eu também nunca tive problemas com o jupiter.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: O que fazer para aumentar a duração da Bateria?

Mensagempor orivaldirms » Ter, 20 de Agosto 2013, 13:01

sell (01-10-2012, 19:10) escreveu:Usar o Júpiter para gerenciamento de energia também é uma boa:
https://launchpad.net/~webupd8team/+archive/jupiter
Nele é possível selecionar o gasto de bateria de acordo com o uso.


Não sei se tem a ver configuração. Pesquisei, configurei, usei por um tempo... Mas, ao menos aqui, não vi diferença. Aliás, até consumia mais com ele instalado. Agora que o removi, ganhei mais tempo de bateria.

Estranho...
Avatar do usuário
orivaldirms
 
Mensagens: 26
Registrado em: 09 Junho, 2013

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron