Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 20:09 Pesquisa avançada

Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Sex, 21 de Setembro 2012, 23:37

Ao arrancar o computador e apos o ecra de inicio do grub, aparece a seguinte mensagem:

- could not write bytes: Broken pipe.

E daqui nao passa...

Estou a utilizar um portatil Acer Aspire 5738 ZG.

Desculpem estar a escrever sem acentos, mas estou a utilizar a pen com que instalo o ubuntu e o teclado esta em ingles e nao consigo mudar.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 21 de Setembro 2012, 23:45

Já tentou instalar o ubuntu de novo
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Sáb, 22 de Setembro 2012, 0:30

Nao acha um pouco cedo ainda, para uma medida drastica?

Para alem disso se tiver que instalar de novo o ubuntu para resolver o erro, volto para o windows que tenho instalado na outra particao...

Quando instalei este ubuntu foi uma autentica novela e alguns 15 dias para ter tudo a funcionar mais ou menos, porque houve coisas que nunca consegui resolver, como por exemplo, ver videos no youtube...
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor nuno_nunes » Sáb, 22 de Setembro 2012, 2:21

Eu nunca tive esses problemas com o meu linux
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 22 de Setembro 2012, 2:48

exadra37 (22-09-2012, 0:30) escreveu:Nao acha um pouco cedo ainda, para uma medida drastica?

Para alem disso se tiver que instalar de novo o ubuntu para resolver o erro, volto para o windows que tenho instalado na outra particao...

Quando instalei este ubuntu foi uma autentica novela e alguns 15 dias para ter tudo a funcionar mais ou menos, porque houve coisas que nunca consegui resolver, como por exemplo, ver videos no youtube...



exadra37, desculpe dizer-lhe isto, mas se prefere o Windows ninguém lhe impede!

Entretanto sobre todos os seus problemas, em parte eu já sei qual é o problema: Acer! Infelizmente é uma marca que quem conhece não quer voltar. Se você ou alguém não acha isso? Acredito que haja gente que não acha isso, mas essas pessoas são a exceção. Até os próprios vendedores das lojas dizem o mesmo.

Quanto ao Ubuntu, eu já instalei dezenas, senão centenas, de Ubuntus. Dantes efetivamente havia inúmeros problemas nomeadamente com o Youtube - Flash diga-se. No entanto, atualmente, em praticamente todos os computadores que instalo tudo funciona corretamente sem instalar drivers. Sobre o flash? bem não é preciso fazer grande coisa, o ubuntu sugere instalar e nós aceitamos instalar. Portanto esta revolta contra o Ubuntu é injusta porque simplesmente estão a ocorrer esses problemas num caso pontual. Se prefere o Windows por funcionar melhor no seu computador, então acho muito bem que vá para windows. Eu também preferiria isso mesmo, estou a ser sincero. Mas isso não é culpa do Ubuntu, é do fabricante que utiliza material fraco e que se estraga facilmente e provavelmente utiliza hardware não padroniza que depois o obriga a criar drivers muito específicos para o windows, descartando claro o Linux.




Sobre o seu problema, pelo que li na Internet (eu acho que nunca vi esse problema), isso normalmente é problema de pacotes incorretamente instalados. Portanto, sugiro que experimente atualizar o seu Ubuntu através de um Ubuntu live CD. Caso precise de ajuda, uma vez que esse procedimento não é simples (No windows a solução ou era formatar ou era usar o hiren's boot, portanto não é desculpa dizer que é complicado) sugiro que veja o artigo seguinte:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Sáb, 22 de Setembro 2012, 4:42

Claudio Novais (22-09-2012, 2:48) escreveu:
exadra37 (22-09-2012, 0:30) escreveu:Nao acha um pouco cedo ainda, para uma medida drastica?

Para alem disso se tiver que instalar de novo o ubuntu para resolver o erro, volto para o windows que tenho instalado na outra particao...

Quando instalei este ubuntu foi uma autentica novela e alguns 15 dias para ter tudo a funcionar mais ou menos, porque houve coisas que nunca consegui resolver, como por exemplo, ver videos no youtube...



exadra37, desculpe dizer-lhe isto, mas se prefere o Windows ninguém lhe impede!


Eu quis dizer, e que fique bem claro, que para ter todo o trabalho que tive em Maio prefiro voltar para o windows, mas seu eu preferisse o windows não estava aqui a procurar uma solução para o problema... agora não quero é ter de instalar o ubuntu de cada vez que algo não funciona e sem perceber porque não funciona ;)

Entretanto sobre todos os seus problemas, em parte eu já sei qual é o problema: Acer! Infelizmente é uma marca que quem conhece não quer voltar. Se você ou alguém não acha isso? Acredito que haja gente que não acha isso, mas essas pessoas são a exceção. Até os próprios vendedores das lojas dizem o mesmo.


O problema do Português é acreditar em tudo oque lhe impingem, seja por vendedores, seja pela sociedade, seja pelo marketing...

Quer um exemplo... até á bem pouco tempo ter um carro branco era sinónimo de andar de frigorifico, mas alguém de uma marca conceituada resolveu que o branco devia passar a ser uma cor de prestigio e começou a vender a ideia aos consumidores e encheu os stands de exposição com topos de gama brancos e voilá o português logo adoptou o branco, que durante tantos anos foi mal visto, como a uma cor de eleição.

Eu fui durante muitos anos propietário de um stand de Automóveis e de uma Casa de Pneus, pelo que já estou habituado aos sofismas que as pessoas tem com as marcas... Se for Mercedes, Bmw, Audi, Vw e avariar ou tiver problemas graves o cliente acha que teve azar porque a Marca é boa, mas se for Fiat, Ford, Peugeot e tiver os mesmos problemas graves diz logo que a marca não presta e nunca mais quer outro carro da mesma. Se o problema da Mercedes com o a falta de segurança no Classe A, fosse com uma Fiat, Ford, Peugeot, Citroen, etc. , estas marcas iriam levar décadas para limpar o nome, mas como foi a Mercedes no problem :facepalm:

Isto tudo para dizer que o Acer ao contrário do que se institui por causa de um modelo que deu muitos problemas á uns bons anos atrás e causou o desprestigio na marca, é uma marca tão boa como as outras. O monitor do meu Acer por exemplo é Philips e tem mais componentes de outras marcas conhecidas.

Acontece é que muitas vezes se paga muito mais pelo prestigio da Marca, sem qualquer acréscimo de qualidade ou performance significativa e nalguns casos com performance inferior. Um exemplo são os Monovulumes produzidos na Autoeuropa, só com a mudança do simbolo, custam loga mais umas centenas de contos :notOK: .

Na minha filosofia de vida as Marcas de prestigio, seja no que for, não tem lugar cativo por defeito, porque por norma significa pagar muito mais , com apenas o beneficio do prestigio, encontrando-se marcas menos prestigiadas que cumprem com os requisitos necessários com uma relação preço/qualidade superior ou igual á das marcas de prestigio.

Quanto ao Ubuntu, eu já instalei dezenas, senão centenas, de Ubuntus. Dantes efetivamente havia inúmeros problemas nomeadamente com o Youtube - Flash diga-se. No entanto, atualmente, em praticamente todos os computadores que instalo tudo funciona corretamente sem instalar drivers.


Acredito que tenha instalado muitos e sem problemas, afinal o Cláudio é um expert na matéria 8)

Sobre o flash? bem não é preciso fazer grande coisa, o ubuntu sugere instalar e nós aceitamos instalar. Portanto esta revolta contra o Ubuntu é injusta porque simplesmente estão a ocorrer esses problemas num caso pontual.


Eu não me revoltei contra o Ubuntu, mas sim contra o facto de ter de instalar de novo..

O caso pontual que tive agora não é assim tão pontual porque existe centenas de artigos na net sobre o problema, embora nem todos levem ao bloqueio no arranque.

Se prefere o Windows por funcionar melhor no seu computador, então acho muito bem que vá para windows. Eu também preferiria isso mesmo, estou a ser sincero. Mas isso não é culpa do Ubuntu, é do fabricante que utiliza material fraco e que se estraga facilmente e provavelmente utiliza hardware não padroniza que depois o obriga a criar drivers muito específicos para o windows, descartando claro o Linux.


Como já referi em cima isso dos Acer serem fracos é um sofisma criado pelos consumidores e alimentado por vendedores, que querem vender o que lhes dá mais comissão.

Desde que comprei o meu primeiro Acer, na familia já houve Toshibas, Asus, Hp avariados e irrecuperáveis e o meu pai tem um Compaq que parece mais uma torradeira e só utiliza para navegar normalmente na net. Entretento os meus 2 Acer cá vão indo sem problemas 8) .

Não estou a dizer que as marcas acima mencionadas são inferiores á Acer, apenas que todos avariam e utilizam componentes que ás vezes até são dos mesmos fabricantes.




Sobre o seu problema, pelo que li na Internet (eu acho que nunca vi esse problema), isso normalmente é problema de pacotes incorretamente instalados. Portanto, sugiro que experimente atualizar o seu Ubuntu através de um Ubuntu live CD. Caso precise de ajuda, uma vez que esse procedimento não é simples (No windows a solução ou era formatar ou era usar o hiren's boot, portanto não é desculpa dizer que é complicado) sugiro que veja o artigo seguinte:


Muito interessante esta dica, mas eu recuperei o meu através do menu de recuperação do Grub.

Ao que parece a última actualização dos Drivers Nvidia está a causar instabilidade no sistema operativo levando a que a unidade do disco onde se encontra a partição Home fique desmontada, sendo necessário voltar a montá-la, utilizando a opção do Menu, que surge após se escolher a opção 2 do Grub e desisntalando completamente os drivers da nvidia.

Presentemente estou a utilizar o Ubuntu sem os drivers Nvidia porque sempre que os instalo o computador já não reenicia, ficando parado no boot, após o Grub.

Vou esperar por outra versão dos drivers.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor abdo » Sáb, 22 de Setembro 2012, 11:49

Boas Exadra

Aqui em terras brasilis ocorre o mesmo em relação a marcas, e se a marca for brasileira aí então é que fica mais dificil ainda, afinal o importado é muito melhor no imaginário popular, mas nem sempre isto é verdade.

Tenho em casa dois netbooks, o meu atual é um HP que comprei em substituição a um Positivo (Marca brasileira que sofre todos os tipos de elogios - negativos é claro) mas os dois funcionam perfeitamente apesar do mal falado Positivo já ter levado uma duzia de quedas nas mãos das crianças atuais detentoras do mesmo.

A escolha do segundo netbook pela marca HP foi apenas por oprtunidade de compra, leia-se menor preço na hora da aquisição.

Mas a bem da verdade existem marcas que realmente não fazem força (drivers) para que o Pinguim se sinta em casa.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 22 de Setembro 2012, 15:00

Claudio Novais (22-09-2012, 2:48) escreveu:Entretanto sobre todos os seus problemas, em parte eu já sei qual é o problema: Acer! Infelizmente é uma marca que quem conhece não quer voltar. Se você ou alguém não acha isso? Acredito que haja gente que não acha isso, mas essas pessoas são a exceção. Até os próprios vendedores das lojas dizem o mesmo.

Eu sou a excepção, tenho um portátil eMachines (linha económica da Acer) e uma torre da Acer. Até ao momento tive problemas como os relatados pelos outros utilizadores, peso, lentidão e algumas falhas, mas isso é problema no software e afecta praticamente todas as marcas!

Inclusive, já usei um LiveCD de Ubuntu para conseguir reparar uma configuração da placa de som de um Acer que estava com problemas no Windows (de x em x tempos aparecia um BSOD após o arranque).

Sendo que o driver estava em dia, decidi optar pelo LiveCD para determinar o problema. Nenhum problema fora detectado, mas o certo é que depois de ter usado o LiveCD aquilo voltou ao normal! Segundo me fora relatado, aquilo começara a dar problemas após uma actualização do Windows!

Por algum motivo, a actualização mexera com a configuração da placa, mas o Ubuntu em LiveCD, conseguiu resolver essa questão!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 22 de Setembro 2012, 17:49

A base que sustenta a minha opinião relativamente aos Acers não é uma base de modas. Felizmente tento andar sempre de forma ordeira na vida e não vivendo de modas, se bem que sou ser humano e por vezes lá sou levado pelo capitalismo. Quem não é? Uns mais, outros menos, mas somos todos levados.

Sobre a base da minha opinião ela é consideravelmente sólida. Presenciei durante 6 anos vi computadores de todas as marcas e claro todas elas dão os seus problemas ao fim de alguns anos. Como vi? Sou de um curso de informática e a média é seguinte: toda a gente tem o seu portátil e provavelmente a média de troca de portáteis é de 3 anos, portanto, já vi muito computador de gente conhecida. Qual foi o veredito? Relativamente aos macs são os melhores em termos de qualidade, mas quando dão problemas a garantia é provavelmente a pior; Asus todos eles têm carcaças fracas e acabam por se desgastar, de resto todos eles têm um prazo de vida muito grande; HPs, aquecem, mas no compto geral funcionam ordeiramente; Marcas brancas são possivelmente as marcas que melhor funcionam com o Linux, são as mais feias mas as com mais durabilidade (estranho não?); Acer é a marca que mais problemas deu com os meus colegas, cada um tinha o seu problema ora no monitor, ora internamente. De ressalvar que os Acers funcionavam na mesma, mas havia sempre problemas e muito variados. Portanto a minha resposta foi com uma base significativa. Claro que regional, ou seja, baseada apenas em quem anda naquela Universidade, mas a verdade é que com centenas de conhecidos isso é fácil de tirar conclusões.

Se há exceções? Claro que há, mas para todos os lados, tanto para o lado negativo como positivo. Sobre o problema claro que vi que havia muita gente a pedir ajuda, tal como há para muitas outras coisas. Mas é pontual porque numa situação normal (e isto abrange mesmo muito) esse problema não acontece. Reparei que esse problema acontecia com muita frequência em distros "remasterizadas" portanto, isso situações completamente anormais e que ocorreram muitas vezes pelo que vi no Google.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 0:02

Que eu saiba a placa de video do meu Acer é da Nvidia, uma marca bem conceituada, pelo que os drivers deverão ser da responsabilidade da Nvidia??? (Desconheço de quem é a responsabilidade dos Drivers)

Não estou a ver onde a Acer esteja a pecar em falta de qualidade ou performance ao utilizar uma marca bem conhecida e conceituada no mercado.

De qualquer forma existem milhares de relatos destes problemas com Nvidia e outras marcas de placas gráficas, em várias marcas de computador, que utilizam distribuições Linux, pelo que não estou a ver que culpa a Acer possa ter a mais que as outras Marcas.

De salientar que os meus problemas gráficos no Ubuntu tem sempre mais a ver com a utilização de 2 monitores em simultâneo e que mais uma vez são problemas comuns a milhares de utilizadores pelo mundo fora com as mais variadas marcas de computadores, que utilizam distribuições Linux.

E como disse os sofismas das Marcas estão presentes em qualquer sector da nossa sociedade e as universidades não são excepção... agravado pela necessidade deste tipo de consumidor ligar muito ás aparências e logo ao prestigio da Marca, pelo que tem que andar sempre com o que mais fama tem no momento, seja computadores, telemóveis, roupas ou outros itens. È claro que nem todos os estudantes podem, mas fazem verdadeiras loucuras financeiras para poderem. Aliás toda a sociedade em geral sofre deste problema...

Os problemas das marcas conceituadas são sempre desvalorizados por mais graves que sejam e considerados como excepção á regra, enquanto os problemas das marcas menos conceituadas, são sempre impolados e valorizados negativamente, porque afinal é uma marca com fama negativa...

Falam de experiencia, então eu digo-vos que tenho na familia um técnico certificado pela Cisco em Hardware e ele até já foi vendedor de informática numa grande superfície comercial e actualmente repara muitos portáteis e aparecem por lá de todas as marcas, sendo que os Acer tem uma taxa de recuperação das avarias muito superiores a todas as outras marcas e ele considera que o desprestigio da Acer veio de uma má entrada no mercado português e que os produtos Acer regra geral tem uma boa relação preço / qualidade.

Actualmente tenho 2 Acer e o próximo poderá ou não ser um Acer, tudo irá depender da oferta e das promoções que houverem na altura que necessitar de trocar, bem como da relação preço, performance, qualidade oferecidas. Qualquer um dos meus portáteis tem mais de 4 anos e só serão trocados, em caso de avaria irrecuperável ou que as aplicações informáticas exijam mais performance. Não sou consumidor de modas, porque o que hoje é o último grito passado 6 meses a 1 ano está obsoleto e custa muito menos e é aí que eu normalmente consumo, quando tenho necessidade 8)
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron