Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:39 Pesquisa avançada

Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 23 de Setembro 2012, 0:35

exadra37 (23-09-2012, 0:02) escreveu:Que eu saiba a placa de video do meu Acer é da Nvidia, uma marca bem conceituada, pelo que os drivers deverão ser da responsabilidade da Nvidia??? (Desconheço de quem é a responsabilidade dos Drivers)

Não estou a ver onde a Acer esteja a pecar em falta de qualidade ou performance ao utilizar uma marca bem conhecida e conceituada no mercado.

De qualquer forma existem milhares de relatos destes problemas com Nvidia e outras marcas de placas gráficas, em várias marcas de computador, que utilizam distribuições Linux, pelo que não estou a ver que culpa a Acer possa ter a mais que as outras Marcas.

De salientar que os meus problemas gráficos no Ubuntu tem sempre mais a ver com a utilização de 2 monitores em simultâneo e que mais uma vez são problemas comuns a milhares de utilizadores pelo mundo fora com as mais variadas marcas de computadores, que utilizam distribuições Linux.

E como disse os sofismas das Marcas estão presentes em qualquer sector da nossa sociedade e as universidades não são excepção... agravado pela necessidade deste tipo de consumidor ligar muito ás aparências e logo ao prestigio da Marca, pelo que tem que andar sempre com o que mais fama tem no momento, seja computadores, telemóveis, roupas ou outros itens. È claro que nem todos os estudantes podem, mas fazem verdadeiras loucuras financeiras para poderem. Aliás toda a sociedade em geral sofre deste problema...

Os problemas das marcas conceituadas são sempre desvalorizados por mais graves que sejam e considerados como excepção á regra, enquanto os problemas das marcas menos conceituadas, são sempre impolados e valorizados negativamente, porque afinal é uma marca com fama negativa...

Falam de experiencia, então eu digo-vos que tenho na familia um técnico certificado pela Cisco em Hardware e ele até já foi vendedor de informática numa grande superfície comercial e actualmente repara muitos portáteis e aparecem por lá de todas as marcas, sendo que os Acer tem uma taxa de recuperação das avarias muito superiores a todas as outras marcas e ele considera que o desprestigio da Acer veio de uma má entrada no mercado português e que os produtos Acer regra geral tem uma boa relação preço / qualidade.

Actualmente tenho 2 Acer e o próximo poderá ou não ser um Acer, tudo irá depender da oferta e das promoções que houverem na altura que necessitar de trocar, bem como da relação preço, performance, qualidade oferecidas. Qualquer um dos meus portáteis tem mais de 4 anos e só serão trocados, em caso de avaria irrecuperável ou que as aplicações informáticas exijam mais performance. Não sou consumidor de modas, porque o que hoje é o último grito passado 6 meses a 1 ano está obsoleto e custa muito menos e é aí que eu normalmente consumo, quando tenho necessidade 8)


È preciso instalar os drivers proprietários para conseguir os gráficos desejados
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 0:57

Como já afirmei, após a última actualização os drivers da Nvidia começaram a dar problemas, ou seja os drivers proprietários a que se refere, acho que são os que eu tinha instalado no meu Acer e que são do seguinte ppa:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates


A versão que tinha era a última disponivel:

304,43-0ubuntu1 ~ ~ preciso xup1

Se pudesse voltava para os drivers anteriores, mas o ppa só tem os drivers actuais :doh:
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 23 de Setembro 2012, 1:12

Eu só uso ATI e Intel e nunca tive problemas com eles :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 1:17

Ainda bem que nunca os tiveste, porque são bastante chatos...

Mas existem muito boa gente com problemas nos drivers, utilizando ATI e Intel a avaliar pelo google.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 23 de Setembro 2012, 1:26

exadra37 (23-09-2012, 1:17) escreveu:Ainda bem que nunca os tiveste, porque são bastante chatos...

Mas existem muito boa gente com problemas nos drivers, utilizando ATI e Intel a avaliar pelo google.


Em 2007 o ubuntu tinha problemas com a ATI mas eu usava em vesa a partir de 2008 é que ficou resolvido e agora tenho um portatil com um APU e trabalha 5 estrelas com AMD e ATI :) e intel nunca deu problemas e tenho sempre em modo grafico a 100 %
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 2:40

Voltei a tentar instalar os drivers proprietários, mas desta vez antes de os instalar, apaguei o ficheiro de configuração etc/x11/xorg.conf .

Agora já não bloqueia no arranque, mas quando reinicia fico com os dois ecrãs sobrepostos como se tivesse escolhido o modo clone :facepalm:

Abrindo o ficheiro etc/x11/xorg.conf, verifico que tudo está como configurei antes de reiniciar, ou seja como ecrã principal por debaixo do ecrã secundário e em modo twinview.

Ao que parece este ficheiro etc/x11/xorg.conf está a ser ignorado, no arranque do sistema.

Não consigo localizar outro ficheiro com o mesmo nome, pelo que não sei mais o que fazer :medo:
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Setembro 2012, 3:02

Sobre os monitores sobrepostos, é abrir o programa de gestão dos monitores e arrastar o monitor sobreposto para o lado que for mais conveniente. Por vezes, não sei bem porquê, o Ubuntu depois de mudar as configurações fica com os monitores sobrepostos. basta ir lá e arrastar um deles.

--

Sobre as marcas, volto a dizer que a experiência que tenho sobre os colegas é relativamente aos problemas que obtiveram e não sobre quais marcas usam ou deixam de usar. Não me refiro a modas nem a qualquer outro atrativo, porque se for por aí em mestrado (e não por ser moda mas sim pela qualidade) a maioria dos estudantes utilizam portáteis apple. Novamente, pela qualidade e não pela moda dos iphones.

Em todo caso, voltando ao que eu frisei, relatei os problemas que ocorrem em quase todos os computadores e relatei as diferenças entre marcas. Nada de modas, diferenças. A qualidade dos Acers, sim, refiro-me À qualidade de alguns anos. Ninguém mais quis saber dessa marca que fez-lhes perder dinheiro uma vez que por ser fraca obrigou À maioria a ter de comprar outro computador. Se utilizam hardware de marca, claro que usam, não vão usar um processador ARM por exemplo. Mas a placa de vídeo e o processador não é tudo, infelizmente. Aliás, prova disso, é comprar um Samsung e depois vai ver a quantidade absurda de hardware que ele tem não padronizado que só com drivers da própria marca é que aquilo anda direito.

Por fim o facto de ter ou não recuperação depende de inúmeros factores. A maioria das recuperações são sempre ao nível de software. Das que não são de software a maioria são da ligação é eletricidade. E só depois é que vem monitores, discos e sobreaquecimentos. Se se consegue ou não recuperar umas marcas e outras não, isso raramente tem a ver com a marca mas sim com o que aconteceu. Na maioria dos problemas eles estão como disse na ligação à eletricidade. Normalmente as marcas têm o problema de ter a sua entrada diferente de todas as outras, mas também têm o bem de que muita gente compra e portanto haver peças para isso. Portanto não me parece um argumento viável esse.

Sobre o possível argumento de que há mais computadores a serem reparados de outras marcas que não a Acer, acredito que sim, até porque Acer é tão mal vista pelos computadores de há 5 anos, pelo menos, que qualquer pessoa recomenda a não comprar e o resultado é que tem uma fatia pequena de mercado e portanto como consequência a probabilidade de encontrar nas oficinas uma marca dessas é menor.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 3:40

Posso não me ter explicado bem, mas eu configuro tudo direito no nvidia x server settings e confirmo que no ficheiro etc/x11/xorg.conf também está tudo, como configurei, mas depois de reiniciar volto a ficar com monitores sobrepostos e lá tenho de voltar a configurar tudo de novo :doh:

Volto a reiniciar e volto de novo a ficar com ecras sobrepostos, configuro de novo(arrastar os ditos ecrãs) e volto a reiniciar e volto a ter ecrãs sobrepostos e posso passar o resto da noite nisto que nada muda.

O ubuntu 12.04 quando arranca pura e simplesmente ignora as configurações de etc/x11/xorg.conf .




O Problema que deu má fama á Acer foi á muitos anos, na década de 90 e nem foi com um portátil mas sim com um PDA.

Quanto á questão dos Acer e o sofisma das Marcas eu reafirmo tudo o que disse anteriormente...

Claro que a Acer e muitas outras marcas tem menos cota de mercado... o Português consome o que está na moda e é conceituado... e quanto a isto não á volta a dar, pois é uma questão de mentalidades, que levam gerações a mudar.

Sou vendedor de profissão, pelo que sei bem do que falo, pois é igual em qualquer tipo de negócio.

Nos automóveis algumas marcas menos conceituadas estão a ganhar terreno, graças aos carros de serviço que as empresas andam a oferecer aos seus empregados, que por norma o plafond atribuido ao empregado para a mensalidade do renting não permite a compra de topos de gama de marcas de prestigio xD e assim lá vão experimentando outras marcas e ficando surpreendidos com as mesmas.
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Setembro 2012, 3:55

Um exemplo de uma marca que se diz sempre que se paga a marca, e realmente paga-se, é a Sony. Se é moda, sim, sem dúvida que ela pertence a esse grupo da tão falada moda. Eu nunca tive um, mas uma coisa admito, foi das marcas que vi com menos problemas de entre os muitos computadores que vi.

A maioria dos computadores dá problemas, é normal, pelo menos na minha área pois usamos os computadores provavelmente umas 3000horas por ano, o que acho natural mais tarde ou mais cedo ocorrerem problemas. Mas denota-se que em marcas mais fracas isso acontece mais frequentemente. Uma marca que se destaca pela negativa e é conceituada é a asus. Essa sim, é o exemplo da Moda, pois o material por fora é fraco e ao fim de um ou dois anos começa a estragar-se. Aliás esta é provavelmente a marca de portáteis que mais comprova a existência da "obsolescência programada". Aliás em termos de caixa acho que os problemas são equiparáveis, mas a Acer deu muitos problemas também nos monitores, ou melhor ligação deles. Como sempre disse, há marcas que infelizmente têm este rótulo. Se este ano ou no ano passado mudaram? Talvez, não sei, mas que há 5 6 anos eram assim, isso não se pode dizer o contrário. E uma coisa que disse foi as marcas brancas, elas surpreendem pela qualidade/preço e pelo material resistente. E essas não são modas.

Sobre o X11, se se é uma modificação de texto que faz, basta fazer um script que arranque sempre no início! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 12:15

Em relação ao Acer o meu então nunca é desligado...

Desde que o tenho que só o desligo quando sistema pede ou quando me ausento de casa por mais de 1 dia...

Eu conheço muito boa gente com portáteis ou outros equipamentos de marcas topo, que escondem os problemas que têm com os seus equipamentos, para não darem parte fraca, que gastaram mais e ficaram mal servidos... outros minimizam os problemas, afirmando que foi azar ou que não incomoda muito.

Como já disse os problemas das marcas menos conceituados são sempre propagados á velocidade da luz e os das marcas conceituadas, ou nem são comentados, ou são abafados ou tratados como excepções á regra...

Um exemplo bem flagrante deste tipo de comportamento está bem patente no iphone 3, que foi muito idolatrado por todos os consumidores, mas tinha um problema que tornava o seu uso muito incómodo, que nunca prejudicou a reputação da marca, mas que se tivesse acontecido noutra marca teria sido fatal para a mesma. O problema que me refiro é um botão lateral que o telémóvel possui que começa a ficar com folga e quando o utilizador dá por isso tem o telemóvel em modo de voo ou silencioso e perde as chamadas que entretanto deveria receber :notOK:

Mais uma vez digo, que este tipo de comportamento dos consumidores é transversal a todos os sectores de actividade.

São questões de mentalidades, que não se alteram de um dia para o outro.




Como disse anteriormente não existe qualquer alteração de texto no ficheiro etc/x11/xorg.conf . O ficheiro após o reinicio do computador encontra-se igual ao que estava antes do shutdown.

O ficheiro pura e simplesmente é ignorado pelo Ubuntu 12.04 .

Deve existir outro ficheiro no sistema que possui as configurações por defeito, que se está a sobrepor a este, quando não devia :rox:
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes