Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:20 Pesquisa avançada

Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor exadra37 » Dom, 23 de Setembro 2012, 12:29

"obsolescência programada".


Muito bom tópico e em parte reflecte bem o que eu digo 8) .
Avatar do usuário
exadra37
 
Mensagens: 181
Registrado em: 23 Maio, 2012
Localização: Setúbal


Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Setembro 2012, 16:12

Claudio Novais (22-09-2012, 17:49) escreveu:A base que sustenta a minha opinião relativamente aos Acers não é uma base de modas. Felizmente tento andar sempre de forma ordeira na vida e não vivendo de modas, se bem que sou ser humano e por vezes lá sou levado pelo capitalismo. Quem não é? Uns mais, outros menos, mas somos todos levados.

Sobre a base da minha opinião ela é consideravelmente sólida. Presenciei durante 6 anos vi computadores de todas as marcas e claro todas elas dão os seus problemas ao fim de alguns anos. Como vi? Sou de um curso de informática e a média é seguinte: toda a gente tem o seu portátil e provavelmente a média de troca de portáteis é de 3 anos, portanto, já vi muito computador de gente conhecida. Qual foi o veredito? Relativamente aos macs são os melhores em termos de qualidade, mas quando dão problemas a garantia é provavelmente a pior; Asus todos eles têm carcaças fracas e acabam por se desgastar, de resto todos eles têm um prazo de vida muito grande; HPs, aquecem, mas no compto geral funcionam ordeiramente; Marcas brancas são possivelmente as marcas que melhor funcionam com o Linux, são as mais feias mas as com mais durabilidade (estranho não?); Acer é a marca que mais problemas deu com os meus colegas, cada um tinha o seu problema ora no monitor, ora internamente. De ressalvar que os Acers funcionavam na mesma, mas havia sempre problemas e muito variados. Portanto a minha resposta foi com uma base significativa. Claro que regional, ou seja, baseada apenas em quem anda naquela Universidade, mas a verdade é que com centenas de conhecidos isso é fácil de tirar conclusões.

Se há exceções? Claro que há, mas para todos os lados, tanto para o lado negativo como positivo. Sobre o problema claro que vi que havia muita gente a pedir ajuda, tal como há para muitas outras coisas. Mas é pontual porque numa situação normal (e isto abrange mesmo muito) esse problema não acontece. Reparei que esse problema acontecia com muita frequência em distros "remasterizadas" portanto, isso situações completamente anormais e que ocorreram muitas vezes pelo que vi no Google.

É assim, para além das marcas/modelos, o que eu vi durante estes anos todos, e um parâmetro a ter em conta, é as mãos que lhe mexem. Se um utilizador não tiver bons hábitos, por mais que se queira, o computador não dura muito tempo com esse utilizador, seja de que marca for.

Segundo a minha experiência, tal como o Cláudio referiu, a Acer tem alguns problemas, mas normalmente está mais relacionado com software do que com hardware! Se querem que um Acer dure, tenham muita cautela com o SO que lhe põem... Isso pode fazer a diferença entre duração ou "lixo".

Outra marca que não foi aqui referida, é a Toshiba, nesses já tive problemas que me bastem, de tal maneira que quando me aparece um à frente, respondo logo: «Não trato de Toshiba.». Na maioria dos casos, estes têm uma tendência para sofrer uma "morte" prematura dos discos rígidos!

Eu possuo alguns computadores de marcas pouco conhecidas e que a meu ver são bonitos (ao contrário do que o Cláudio refere), que já ultrapassaram a meta de vida que normalmente estipulam para estes dispositivos. Eu só adquiri uns novos, porque estava a precisar de maior poder de processamento, e isso não o podia fazer com os anteriores, pois não fazem milagres xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 23 de Setembro 2012, 16:28

Portanto confirmas o que disse: tudo depende muito de quem os usa e da quantidade de tempo que se usa o computador. Se formos ver, estatisticamente há sempre uma probabilidade de aparecerem problemas. Se se utiliza durante muito tempo, essa estatística é mais provável de acontecer simplesmente porque há mais tempo e faz com que as percentagens curtas se materializem em algo possível.

Sobre Toshibas, em termos de material não me recordo de ver problemas. Mas recordo-me sim de utilizar hardware também não padronizado.

Quanto às marcas brancas, eu normalmente não as acho bonitas, mas eu tive um durante 5 anos ao qual gostei muito, principalmente pela qualidade do material. Outros colegas com marcas brancas (e quando digo marcas brancos refiro-me aqueles portáteis que se vê que várias marcas utilizam a mesma carcaça) também tiveram computadores que realmente tiveram uma vida bastante saudável. Portanto aqui neste aspeto não há modas mas mesmo assim sei admitir a qualidade deles, ao contrário do Acer :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 23 de Setembro 2012, 16:34

Da minha parte, até ao momento não tive qualquer problema com os meus da Acer (embora um deles seja da linha económica e não é da linha principal). De lembrar que o da linha económica, foi o que me permitiu gravar aquele vídeo estupendo do Tema Mac para Lubuntu xD (até parecia que tinha mesmo um Mac em mãos :lol: )
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor rickvinil » Sáb, 18 de Outubro 2014, 4:23

Fico indignado com certa qualidade de pessoas que entram em fóruns para escrever de tudo menos o que seria relevante para ajudar quanto ao problema relatado originalmente. É vergonhoso. No lugar de dar respostas como "reinstale o sistema operacional", ou "comigo isto nunca aconteceu" e ficar disputando qual o S.O. melhor, marca de equipamentos melhores, tentem ajudar de verdade.
Me respondam: existe um único sistema operacional a funcionar perfeitamente para todos os equipamentos existentes? A resposta é óbvia: Não. E isto é algo muito relativo, o que é funcional para um, não é para outro, e existem múltiplas variáveis que trarão sérias dificuldades para um usuário menos experiente em Linux, e os que estariam habilitados se importam pouco em ajudar.
Não gostam de Windows? Ficam ofendidos quando alguém desiste do Linux e diz querer voltar para o Windows, pois, não encontrou uma comunidade receptiva e que acolha a quem tenha dificuldades? Então, o resultado é simples: O Linux nunca será o principal S.O. de PCs, e o Windows dominará implacavelmente. Isto os deixa feliz? Continuarão a fazer do Linux um sistema operacional velado? Isto é, no meu ponto de vista, um comportamento de pessoas notavelmente pobres do que poderia haver de melhor num usuário avançado de Linux.
Eu estou com o mesmo problema relatado originalmente, aqui não encontrei repostas. O que encontrei foi uma sessão abarrotada de comentários inúteis. Não sou usuário avançado e me qualifico, sem embargos ou constrangimentos, que sou um usuário básico-intermediário em constante evolução e aprendizado, pois, encontro a quem tenha discernimento e disponibilidade tantas vezes quanto forem necessárias para ajudar um novo usuário Linux. No entanto, me comprometo desde já que se encontrar uma solução, certamente irei postá-la para o benefício de quem precise.

rickvinil
 
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Outubro, 2014

Re: Erro no arranque do Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 18 de Outubro 2014, 14:18

Antes de se ficar pelo :offtopic: leia primeiro as perguntas que lhe coloco no final deste meu comentário e as responda o mais rápido que for possível, isto se pretender ajuda, claro!

rickvinil (18-10-2014, 4:23) escreveu:Fico indignado com certa qualidade de pessoas que entram em fóruns para escrever de tudo menos o que seria relevante para ajudar quanto ao problema relatado originalmente. É vergonhoso. No lugar de dar respostas como "reinstale o sistema operacional", ou "comigo isto nunca aconteceu" e ficar disputando qual o S.O. melhor, marca de equipamentos melhores, tentem ajudar de verdade.


Só uma observação, se tem a solução para o problema, aponte-o e não apenas se limite a criticar aqueles que foram incapaz de o fazer (senão estará a ser como eles)... Como foi sugerido, na minha opinião seria melhor reinstalar, até porque não consegue passar do GRUB, logo se é novato em Linux, qualquer solução mais elaborada, poderá resultar em mais danos do que proveitos (falo pela experiência que tenho tido). Reinstalar o SO não tem de ser algo radical ao ponto de formatar tudo, se se manter a partição HOME intacta, será como que um Reset ao SO.

rickvinil (18-10-2014, 4:23) escreveu:Me respondam: existe um único sistema operacional a funcionar perfeitamente para todos os equipamentos existentes? A resposta é óbvia: Não. E isto é algo muito relativo, o que é funcional para um, não é para outro, e existem múltiplas variáveis que trarão sérias dificuldades para um usuário menos experiente em Linux, e os que estariam habilitados se importam pouco em ajudar.


Como se engana, há aquele que por muitos é ignorado e que por vezes nem sabem da existência dele, mas que está presente em todos os PC's, a BIOS (Basic Input/Output System), é o SO mais compatível de todos!

rickvinil (18-10-2014, 4:23) escreveu:Não gostam de Windows? Ficam ofendidos quando alguém desiste do Linux e diz querer voltar para o Windows, pois, não encontrou uma comunidade receptiva e que acolha a quem tenha dificuldades? Então, o resultado é simples: O Linux nunca será o principal S.O. de PCs, e o Windows dominará implacavelmente. Isto os deixa feliz? Continuarão a fazer do Linux um sistema operacional velado? Isto é, no meu ponto de vista, um comportamento de pessoas notavelmente pobres do que poderia haver de melhor num usuário avançado de Linux.


Se não gostamos de Windows (eu por acaso gosto, até ao Windows XP SP2) isso é connosco, mas também tem de ter em conta que não podemos forçar um utilizador a manter-se no Linux só porque sim! Se o utilizador se sente insatisfeito e diz que estava melhor no Windows, é porque tem as suas razões.

Eu não me considero utilizador avançado de Linux, todavia tenho trazido alguns para este "mundo", mas sem os forçar, por livre vontade e se por algum motivo me derem a entender que não se sentem bem (mesmo dando algumas dicas, ensinando-o passo-a-passo), não tenho qualquer problema em lhes indicar como voltarem ao seu SO anterior.

Eu prefiro ver o Linux crescer porque os utilizadores o querem usar, no sentido de quererem mesmo, do que andar a ser impingido como o rickvinil dá a entender! Quando um utilizador relata um problema e diz que se é assim, que estava melhor no SO anterior, isso é indício de que o utilizador está a usar o Linux porque de alguma forma fora "obrigado" a fazê-lo, i.e., não se sente na pele de alguém que queira mesmo usá-lo.

Nós aqui, não somos como a Microsoft e Apple, não impingimos nada que o utilizador não queira. E nem queria ver o Linux crescer à pala de uma filosofia assim, porque isso seria algo contra a liberdade das pessoas! Lá porque o Linux não está em grande peso nos desktops/laptops, se formos ver bem, em termos de percentuais, o Linux está à frente em cada uma das nossas casas, até porque muitos dos aparelhos mais recentes, têm cada vez mais um SO Linux a correr no seu interior! Aliás, aqui em casa, só tenho um dispositivo com Windows, a MEObox, de resto é tudo com SO Linux.

rickvinil (18-10-2014, 4:23) escreveu:Eu estou com o mesmo problema relatado originalmente, aqui não encontrei repostas. O que encontrei foi uma sessão abarrotada de comentários inúteis. Não sou usuário avançado e me qualifico, sem embargos ou constrangimentos, que sou um usuário básico-intermediário em constante evolução e aprendizado, pois, encontro a quem tenha discernimento e disponibilidade tantas vezes quanto forem necessárias para ajudar um novo usuário Linux. No entanto, me comprometo desde já que se encontrar uma solução, certamente irei postá-la para o benefício de quem precise.


Já agora, o que é que foi feito para ficar nessa situação? Foi após ter instalado? Já o tinha usado normalmente? Foi após uma actualização? Houve uma falha de luz e ao iniciar o PC ele ficou assim? Qual o seu hardware, já que pode ser alguma instabilidade de um driver parcialmente suportado?

Se em vez de entrar a criticar, se tivesse fornecido esses detalhes acima, não seria ainda mais útil? :sneaky: Estas questões são as mais comuns para qualquer SO, qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que tem de fornecer mais detalhes do que apenas apresentar uma mensagem de erro, até porque não somos nós os responsáveis pelo código que apresentou esse erro, pelo que pode haver diversas formas de o fazer surgir! Nós não sabemos... Mas todavia, indicar como chegou até ele, pode dar algumas luzes de como apresentarmos uma possível solução para o problema!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Anterior

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes