Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 14:45 Pesquisa avançada

Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 28 de Agosto 2012, 20:06

O Bumblebee é um software open-source excelente para a gestão das placas de vídeo híbridas da Nvidia (Nvidia Optimus).

Infelizmente a Nvidia não teve a decência de fazer um programa de gestão para o Ubuntu e apenas fez para o Windows. Felizmente a comunidade Open-Source trabalhou arduamente durante meses até que conseguiu produzir algo espantoso, o Bumblebee. Espantoso pois é um software quase resultante de tentativas-erro uma vez que a Nvidia não se abriu para facilitar o desenvolvimento do Software.

Aparte da falta de respeito da Nvidia para com os consumidores, o bumblebee desde há uns meses que tem funcionado perfeitamente bem. No entanto, numa das últimas atualizações dos drivers da Nvidia, o Bumblebee deixou de funcionar apresentando o erro seguinte:
[ERROR]Cannot access secondary GPU - error: Could not load GPU driver
[ERROR]Aborting because fallback start is disabled.


Este erro ocorria sempre que se se tentasse arrancar alguma aplicação com a placa de vídeo da Nvidia, através do comando optirun. Por exemplo, eu tentava arrancar com o blender e o resultado era a falha da ativação do GPU:
Código: Selecionar todos
claudio@claudio-N61Jv:~$ optirun blender
[ERROR]Cannot access secondary GPU - error: Could not load GPU driver
[ERROR]Aborting because fallback start is disabled.

claudio@claudio-N61Jv:~$


Como eu precisava de utilizar o blender na máxima performance, com o CUDA, precisava inevitavelmente que este problema fosse resolvido. Investiguei na Internet e encontrei a solução que resolve muito rapidamente este problema. A solução que encontrei foi escrita por Rafael Reggiani Manzo num artigo intitulado "Ubuntu 12.04 + NVIDIA 304.37 + Bumblebee" ao qual desde já agradeço a partilha da informação.

Como resolver este problema do Bumblebee?



Bom, pelo que é referido, o problema está no facto da Nvidia ter mudado alguns nomes na sua última atualização (creio que este problema surgiu na atualização que resolveu a brecha de segurança referida aqui). Nomes do Kernel, driver e módulo.

Portanto a solução é bastante simples, pois passa simplesmente por alterar um ficheiro de configuração do bumblebee em 3 partes. Assim, comece por abrir o ficheiro para o editar:
sudo gedit /etc/bumblebee/bumblebee.conf




De seguida, procure pelas linhas seguintes e substitua-as:
Linha a substituirSubstituir por:
Module=nvidiaModule=nvidia-current
KernelDriver=nvidia-currentKernelDriver=nvidia
Driver=Driver=nvidia


No final o ficheiro deverá ter o aspeto desta imagem à direita. Clique nela para visualizar no tamanho normal.



Depois só precisa de reiniciar o serviço do Bumblebee. Para tal reinicie o Ubuntu ou então escreva o comando seguinte:
sudo restart bumblebeed


Referências



Notas:



Solução testada e aprovado por mim com as seguintes características:
  • bumblebee-nvidia [3.0.1-1~preciseppa1]
  • bumblebee [3.0.1-1~preciseppa1]
  • bumblebee-nvidia [3.0.1-1~preciseppa1]
  • nvidia-current [304.37-0ubuntu1~precise~xup1]
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 28 de Agosto 2012, 20:22

Boa partilha ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor alisson » Qua, 24 de Outubro 2012, 23:36

Fala Cláudio, conforme solicitado, eu fiz o q passou acima e o terminal me informou esse erro:

[ 217.038800] [ERROR]The Bumblebee daemon has not been started yet or the socket path /var/run/bumblebee.socket was incorrect.
[ 217.038907] [ERROR]Could not connect to bumblebee daemon - is it running?

Sabe o que pode ser? Lembrando q sou novo no linux!

alisson
 
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Outubro, 2012

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 24 de Outubro 2012, 23:43

Ok Alisson, fez bem em continuar a conversa aqui. Responda-me às seguintes perguntas para eu me posicionar na sua situação:
  • Qual é o seu Ubuntu?
  • O que você executou relativamente a este tópico?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor alisson » Qua, 24 de Outubro 2012, 23:53

Meu Ubuntu é 12.10, instalei hoje.

Executei todos os passos anteriores escrito!

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia && sudo apt-get dist-upgrade
glxspheres - funcionou, traz uma bolinha linda, colorida
optirun glxspheres - não funciona, traz os erros acima informado.

Fiz também a alteração no arquivo: /etc/bumblebee/bumblebee.conf


Outra duvida, se eu executar novamente esses comandos, ele sobrescrever? atualizar? Obrigado meu amigo desde já!

alisson
 
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Outubro, 2012

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 0:12

O terminal do Ubuntu tem uma flexibilidade gigantesca e quero com isto dizer que nem todos os comandos podem ser executados mais que uma vez.

No entanto, no caso destes comandos do add-apt-repository e do apt-get, são comandos bastante inteligentes que fazem adicionar repositórios e pacotes, respetivamente. Este facto permite que você execute as vezes que quiser repetidamente esses comandos, pois caso as coisas já estejam instaladas eles sabem disso e não fazem nada.

Bom, para começar esse repositório (ppa:ubuntu-x-swat/x-updates) ainda não tem os drivers das placas de vídeo para o Ubuntu 12.10, portanto ele não está aí a fazer nada. Aliás, como não tem pacotes para o UBuntu 12.10, provavelmente até vai dar alguns erros.

Portanto para já sugiro que remova esse repositório. Pode fazê-lo de várias maneiras. A mais rápida é simplesmente executar este comando (Atenção execute exatamente este comando e não outra coisa qualquer; Ah e você podia usar as janelas para remover, mas é mais rápido eu explicar desta maneira):
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/ubuntu-x-swat-x-updates-precise.list*


Mas agora o problema é o seguinte: uma vez que esse repositório que acabou de remover continha os drivers, o que fazer agora se não temos os drivers? Bom, na verdade o UBuntu 12.10 já tem bons drivers proprietários e podem ser instalados muito facilmente através de uma aplicação com esse propósito.

Bom para instalar os drivers, abra o programa "Canais de Software" (Em portugal chama-se "Repositórios de programas"), tal como na imagem abaixo à esquerda, e depois clique na aba Drivers Adicionais:


Será apresentada uma lista de drivers que você poderá ativar. No caso da minha imagem acima, como eu ainda só tenho o ubuntu 12.10 instalado na máquina virtual, não lista a minha placa de vídeo. No entanto irá aparecer várias linhas. Instale o driver proprietário estável. No caso de haver mais que um, dê prioridade ao estável. Se depois vir que não funciona experimente o driver experimental!

Depois disso, volte a experimentar o optirun para ver se já dá! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor alisson » Qui, 25 de Outubro 2012, 0:24

Claudio, blz? Show de bola sua explicação, fico agradecido... Mas seguindo sua sugestão, do comando:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/ubuntu-x-swat-x-updates-precise.list*


Ele da a mensagem a seguir:
Código: Selecionar todos
rm: não foi possível remover "/etc/apt/sources.list.d/ubuntu-x-swat-x-updates-precise.list*": Arquivo ou diretório não encontrado


Olhando a pasta /etc/apt/sources.list.d/
tem os seguintes arquivos:
Código: Selecionar todos
drwxr-xr-x 2 root root 4096 Out 24 21:17 .
drwxr-xr-x 6 root root 4096 Out 24 21:17 ..
-rw-r--r-- 1 root root  136 Out 24 21:17 bumblebee-stable-quantal.list
-rw-r--r-- 1 root root  136 Out 24 21:17 bumblebee-stable-quantal.list.save
-rw-r--r-- 1 root root  180 Out 24 21:17 google-talkplugin.list
-rw-r--r-- 1 root root  180 Out 24 21:17 google-talkplugin.list.save
-rw-r--r-- 1 root root  150 Out 24 21:17 ubuntu-x-swat-x-updates-quantal.list
-rw-r--r-- 1 root root  150 Out 24 21:17 ubuntu-x-swat-x-updates-quantal.list.save
-rw-r--r-- 1 root root  136 Out 24 21:17 webupd8team-java-quantal.list

Enquanto isso, posso continuar utilizando o canal de software? grande abraço amigo!

alisson
 
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Outubro, 2012

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 0:32

Ups, desculpe, disse o caminho como se você tivesse no Ubuntu 12.04. :upsiu: Execute este comando:
sudo rm /etc/apt/sources.list.d/ubuntu-x-swat-x-updates-quantal.list*
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor alisson » Qui, 25 de Outubro 2012, 0:43

Feito, outro duvida... quando vou no canal de software em Drivers Adicionais, não encontro nada, tudo desabilitado... putz :( Nunca imaginei q para instalar uma placa de video seria assim rsrsr

alisson
 
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Outubro, 2012

Re: Erro no Bumblebee: Cannot access secondary GPU - error:

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 0:46

E não devia ser assim! O problema é que o Ubuntu 12.10 é resultado de uma série de novas experiências (que na verdade eu não achei piada nenhuma) que irão culminar em algo estável dentro de um ano e meio.

Eu sugiro que para quem quer estabilidade utilize o Ubuntu 12.04. Eu por acaso vou atualizar o meu Ubuntu 12.10, porque gosto de conhecer as novidades, no entanto, o Ubuntu 12.04 é talvez a melhor aposta atualmente.

Sobre os drivers adicionais, não aparece lá nenhuma opção? Estar todas desabilitadas é normal! ;) Agora você deve é escolher uma delas. O que você tem nessa lista? Não quer partilhar uma imagem? Utilize o Imgur para partilhar screenshots!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes

cron