Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:56 Pesquisa avançada

Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Dock

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Dock

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 19 de Junho 2012, 2:22

Boa noite! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Por Rodrigo Miguel

Eu sempre achei o Dash, o painel inicial do Unity, fantástico. Isso até conhecer o Synapse, um lançador semântico similar ao GNOME Do, que executa quase todas as funções do Dash, melhor e mais rápido. Faz tempo que nem vejo a cara do painel inicial, só o ícone, que fica grudado no Launcher - a barra lateral.

O Launcher, ou Lançador, melhorou no Ubuntu 12.04, mas está longe de ser perfeito. Por sorte, existem aplicativos como o Cairo-Dock, que agregam recursos e funcionalidades ao shell do Ubuntu. Porém, não vejo sentido em ter dois elementos na interface (uma barra lateral e um dock) fazendo quase a mesma coisa.

Após considerar possíveis prós e contras, resolvi configurar o Unity-2D para executar o shell apenas com o painel superior e assim poder utilizar o Synapse em conjunto com o Cairo-Dock, substituindo, respectivamente, o painel inicial e o Lançador.

Segue o procedimento necessário:

Tutorial válido para o Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin), interface 2D / Unity-2D (para o 11.10, ver o post Ubuntu 2D customizado ...). Não sei até onde o sistema é afetado pela falta dos recursos do Launcher e do Dash.

1. Fazer backup das configurações da sessão do Ubuntu 2D. No Terminal, execute:

sudo cp /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session_BKP

2. Modificar as configurações da sessão do Ubuntu 2D:

sudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session

Substituir o conteúdo original por este:

[GNOME Session]
Name=Ubuntu 2D
RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
RequiredProviders=windowmanager;panel;
#shell;
DefaultProvider-windowmanager=metacity
DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
#DefaultProvider-shell=unity-2d-shell

DesktopName=Unity

Salvar e fechar o arquivo.

3. Instalar o Synapse e o Cairo-Dock:

sudo apt-get install synapse; sudo apt-get install cairo-dock --no-install-recommends

Não vou entrar em detalhes sobre a configuração e utilização do Synapse e do Cairo-Dock. Recomendo apenas executá-los e configurá-los para inicio automático com o sistema, antes de reiniciar a sessão ou o computador. (Funcionalidade configurável nas Preferências do Synapse e no menu de contexto do Cairo-Dock.)

Após fazer os devidos ajustes e personalizações, obtive este resultado:


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Linux Like



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor yuryrodrigues » Ter, 19 de Junho 2012, 10:54

Obrigado pela dica Luciano
No entanto, no XFCE4 eu uso o Localizador de Aplicativos ao invés do Synapse, e o Cairo-Dock para substituir a barra lateral do Unity.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor Ron leite » Qua, 4 de Julho 2012, 16:28

Eu acho o Unity tanto 3D quanto 2D mais pesados, em relação ao Synapse.

Uso o Synapse aqui, ele é excelente, rápido e eficiente !!!

Realmente é uma ótima dica !
Avatar do usuário
Ron leite
 
Mensagens: 12
Registrado em: 01 Setembro, 2011
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Julho 2012, 16:42

Exato Ron Leite! Eu quando utilizava o Gnome-Do também era super eficiente e ultra-leve. Infelizmente o dash do UNity é extremamente pesado, muito por culpa dos efeitos transparentes que acho que foram mal desenvolvidos :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Julho 2012, 16:53

Claudio Novais » 04 Jul 2012, 16:42 escreveu:Exato Ron Leite! Eu quando utilizava o Gnome-Do também era super eficiente e ultra-leve. Infelizmente o dash do UNity é extremamente pesado, muito por culpa dos efeitos transparentes que acho que foram mal desenvolvidos :\

O problema é que estão (muito possivelmente) a usar o método de multi-resolução para o efeito Blur. Método algo demorado, principalmente se se usar apenas o processador (sei por experiência própria xD ), e o que me leva a pensar nisto é algumas imagens presentes no tema do Unity! Digamos que com menos se faria algo com aspeto semelhante e que pesasse menos... Tomara eu saber lidar com o X e fazia algo do género!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor Ron leite » Qui, 5 de Julho 2012, 19:21

Claudio e Luis

Concordo com vocês !! Eu aqui as vezes, aperto a tecla de atalho para acessar o Dash e simplesmente demora acionar, e as vezes nem aparece. Muito lento e não acho tão bonito assim como poderia !!! Esperamos que em versões adiantes, o Dash seja mais leve, mais bonito e melhor em desempenho. Esperamos !

Abraços !
Avatar do usuário
Ron leite
 
Mensagens: 12
Registrado em: 01 Setembro, 2011
Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor rafaelhmaciel » Qua, 11 de Julho 2012, 1:21

Gostei do synapse, nunca tinha usado. Serve para o Unity 3D também ? Com este conteúdo inserido no "sudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session", ele acaba ficando por padrão no Ubuntu 12.04 ?

Agradeço.
Avatar do usuário
rafaelhmaciel
 
Mensagens: 55
Registrado em: 05 Janeiro, 2012

Re: Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Doc

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 11 de Julho 2012, 21:40

vou fazer uma gambi no Kubutu, :lol:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes